terça-feira, outubro 23, 2012

Aliança desandando? - ILIMAR FRANCO


O GLOBO - 23/10


A radicalização eleitoral em Fortaleza é a nova pedra no caminho da aliança PT-PSB. Petistas estão chutando a canela do governador Cid Gomes, que ontem se licenciou para fazer campanha de seu candidato, pois uma eventual derrota vai enfraquecê-lo no PSB nacional. Cid faz restrições ao lançamento da candidatura do governador Eduardo Campos (PE) ao Planalto em 2014.

Próximos passos das concessões
Investidores estrangeiros não se interessaram em ser sócios minoritários dos aeroportos do Galeão e de Confins. Eles relataram ao governo que só aceitam se tiverem participação maior do que a Infraero. Por isso, o governo mudou o modelo do edital para que isso ocorresse. O governo definiu em 30 milhões de passageiros/ano o critério para comprovação de experiência das empresas interessadas em entrar no leilão de concessão do Galeão e de Confins, porque percebeu que, se subisse este montante, reduziria a disputa a quatro ou cinco investidores apenas. Depois do Rio e de Minas, o próximo alvo do programa de concessões será um aeroporto do Nordeste.

“Em mais de 44 anos de atuação na área jurídica, nunca presenciei caso em que o delito de quadrilha se apresentasse tão nitidamente caracterizado” 
Celso de Mello Ministro do STF

Se colar, colou
Recomendação da cúpula do PT ao candidato a prefeito de Salvador, Nelson Pelegrino, é que cole a imagem do adversário, ACM Neto (DEM), à do atual prefeito João Henrique (PP), que tem elevada impopularidade na capital baiana.

Contra a fusão
A senadora Ana Amélia (PP-RS) é contra a fusão entre o PP e o PSD, que está sendo articulada pelo deputado Paulo Maluf (PP-SP) e o prefeito Gilberto Kassab. Seu argumento: a cada fusão, o partido abre a porta para que descontentes com a nova sigla saiam. "Vamos conversar com todos, mas a fusão não é o melhor caminho", avalia.

O apressado
O presidente da Fiesp, Paulo Skaf, saiu irritado do comício de Fernando Haddad, em São Paulo, no sábado, quando passaram a palavra para Gabriel Chalita. Assim, quando o chamaram para falar, ele, já do lado de fora, embarcava em seu carro.

Me dê motivo
O Ministério da Saúde não se conforma com a versão de que foi política a demissão de Mauro Hauschild do comando do INSS. Na sua gestão, o tempo médio de marcação de uma perícia médica pulou de nove dias (janeiro/2011) para 38 dias (agosto/2012); e o tempo médio de espera para uma consulta médica saltou de 16 dias (dezembro/2010) para 28 dias (junho/2012).

De olho em 2014
O senador Aécio Neves entra na briga do prefeito do Rio, Eduardo Paes, com o ministro Aldo Rebelo (Esportes): "Só os estádios, que são de responsabilidade dos governos estaduais e da iniciativa privada, vão ficar prontos para a Copa."

2012: 63 cortes de energia
As explicações das autoridades do setor elétrico não convencem nem os petistas. Ontem, em seu blog, o ex-ministro José Dirceu afirmou: "A sequência de blecautes levanta suspeitas sobre a segurança do sistema nacional de transmissão."

O DNIT completou um ano sob intervenção da ministra Miriam Belchior (Planejamento), que não pensa em tirar suas garras de lá tão cedo.

Nenhum comentário: