sexta-feira, outubro 12, 2012

A batalha de São Paulo - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 12/10


Os especialistas acreditam que o tucano José Serra vai ser agressivo quando recomeçar a propaganda na TV. Ele precisa criar um fato novo, que reverta a vantagem do petista Fernando Haddad. O PT espera um embate “muito duro” e teme pelo efeito das teses conservadoras. Os petistas avaliam que Haddad deveria explicar e deixar claro que, uma vez na prefeitura, não fará um “kit gay”.

Eduardo Campos x Lula
Os petistas vão ficar ainda mais irritados com o governador Eduardo Campos (PE). O socialista definiu como prioridade colocar os pés em São Paulo e que a melhor porta de entrada é a prefeitura de Campinas. Integrantes da campanha vitoriosa em Recife estão sendo deslocados para dar suporte à reeleição do prefeito Jonas Donizette, que fez 47,6% dos votos no primeiro turno. O candidato petista, Márcio Pochmann, fez 28,5% dos votos se apresentando como “o candidato do Lula”. O ex-presidente está totalmente envolvido e teve o dedo dele o apoio declarado a Pochmann pelo candidato derrotado do PDT, Pedro Serafim, que teve 18,4% dos votos.

“Eu não vou disputar as eleições de 2014. A Dilma (Rousseff) está indo muito bem no governo. A candidataé a Dilma” Luiz Inácio Lula da Silva Ex-presidente, na conversa com o vice Michel Temer, na quarta-feira

Me dê motivo
Até no PMDB as apostas são para a demissão de Geddel Vieira Lima da CEF, em função de seu apoio a ACM Neto (DEM) em Salvador. Dizem que a presidente Dilma só não fez isso ainda porque gosta muito do vice Michel Temer.

Ninguém me ama...
O ex-deputado Moroni Torgan (DEM), que concorreu a prefeito de Fortaleza e acabou em quarto lugar, com 14% dos votos, está sendo desprezado pelos candidatos Roberto Cláudio (PSB) e Elmano de Freitas (PT). Ninguém quer procurá-lo porque sua rejeição chega a 29%, índice que é mais que o dobro de sua votação.

Massa falida
O resultado das eleições não foi a única notícia ruim para o DEM. O partido perdeu 51% de sua votação para prefeito. Desde setembro, teve reduzida à metade sua cota do Fundo Partidário. Sua receita caiu de R$ 1,7 milhão para R$ 889 mil.

Redução de danos
O líder do PMDB, Henrique Alves (RN), saiu satisfeito da reunião com a direção nacional do PT. Ele obteve a garantia de que o ex-presidente Lula e a presidente Dilma não vão gravar para a TV nem ir até Natal no segundo turno. O PT local está inclinado a dar seu apoio ao adversário do PMDB, o trabalhista Carlos Eduardo Alves. Henrique e Carlos Eduardo são primos.

Neutralidade do PSOL
O PSOL não vai apoiar Rodrigo Neves (PT), no segundo turno, em Niterói. Marcelo Freixo, que perdeu as eleições no Rio para o prefeito Eduardo Paes (PMDB), diz que seu partido não tem como avalizar o candidato do governador Sérgio Cabral.

O dissidente
Candidato a presidente da Câmara, Júlio Delgado (PSB-MG) afirma que está sendo estimulado a entrar na briga pelo PSD, por deputados do PT e de partidos aliados. “Eles querem uma opção para contestar a hegemonia do PMDB”, afirma.

VEREADOR CESAR MAIA (DEM-RIO) sobre a popularidade de Eduardo Campos: “Pode-se dizer que é extensiva ao Nordeste? Não. E fora do Nordeste? É nada”.

Nenhum comentário: