sábado, setembro 08, 2012

Vale tudo - VERA MAGALHÃES - PAINEL


FOLHA DE SP - 08/09


Preocupados com o avanço de Celso Russomanno (PRB), adversários fazem um pente-fino em seus mandatos de deputado. Uma das descobertas foi uma votação em que ele se posicionou contra um ponto da Lei da Ficha Limpa que determinava o período pelo qual um político já condenado ficaria inelegível. O intuito de Russomanno seria desfigurar o projeto para blindar o então aliado Paulo Maluf (PP-SP). Em outra frente, os rivais continuarão a associá-lo à Igreja Universal.

Ontem... 
Em sabatina da Folha, em agosto, Russomanno negou ser afilhado político do ex-prefeito de São Paulo e disse que sempre se elegeu sem precisar de votos do PP. Ele trocou o partido pelo PRB em 2011.

...e hoje 
Em 2010, candidato ao governo de São Paulo, ele disse que Paulo Maluf participava de sua campanha como cabo eleitoral e que, apesar de ter "estrela própria", queria os votos ''de todo os malufistas''.

Com lupa 
Especialistas em planejamento urbano integrados ao QG de José Serra vasculham os programas de governo de Fernando Haddad e Gabriel Chalita atrás de "inconsistências".

PowerPoint 
Tucanos já detectaram "falta de lastro técnico e financeiro" para o Arco do Futuro, do petista, e para o projeto do corredor leste de transportes, do peemedebista. Agora, discutem como abordar os problemas identificados na campanha.

Chamada... 
Temendo a ausência de Serra, a Record incluiu cláusula no regulamento que detalha o procedimento da emissora com quem não comparecer ao debate do dia 1º de outubro.

...oral 
Pela regra, o mediador fará menção ao ausente e as câmeras focalizarão o púlpito vazio na abertura de todos os blocos do programa.

Blecaute 1 
Chamou atenção de parlamentares a medida provisória que o governo editou há duas semanas para promover intervenções em empresas do setor elétrico prever que apenas quem as tenha dirigido nos últimos 12 meses fique com os bens indisponíveis. O estranhamento deve-se ao fato de isso tirar a possibilidade de Flávio Decat (Furnas) ser penalizado.

Blecaute 2 
Homem de confiança de Dilma, Decat, que também tem apoio da família Sarney, foi nomeado para a estatal após a eleição da presidente. Até então, ele ocupava a presidência do Grupo Rede, que sofreu intervenção da Aneel semana passada. Por uma diferença de sete meses, livrou-se de ter os bens indisponíveis.

Na área 
Condenado pelos ministros do STF, no julgamento do mensalão, José Roberto Salgado formalmente deixou o comando do banco, onde exerceu a vice-presidência, após o escândalo. Mas mantém o vínculo com a instituição atuando como consultor do banco.

Três dias 
O canal do STF no YouTube postou 45 vídeos com a íntegra das sessões do mensalão. O julgamento já somou 75h18min úteis no plenário, excluído o intervalo de meia hora diária para o lanche dos ministros.

Camarão 
A segurança presidencial das comemorações de Sete de Setembro em Brasília foi tão rigorosa que tentou impedir a entrada de tubo de protetor solar entre os convidados da tribuna de honra de Dilma Rousseff.

Fora do ar 
Com a avaliação em baixa, pela primeira vez em cinco anos o governador Jaques Wagner não participou do desfile em Salvador. O petista viajou com a mulher, Fátima, para Madri.

com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI

tiroteio

"No ápice da estiagem era natural que a cachoeira secasse, e as águas rumo ao rio da corrupção ficassem pouco navegáveis."

DO DEPUTADO CHICO ALENCAR (PSOL-RJ), sobre a suspensão dos trabalhos da CPI que investiga as relações de Carlinhos Cachoeira até a eleição municipal.

contraponto


Negócios à parte

Ao participar de audiência no Senado para discutir o Código Penal, o ministro José Eduardo Cardozo (Justiça) foi surpreendido por um longo discurso do senador Magno Malta (PR-ES) denunciando o tráfico de drogas no país. Malta relatou episódio em que desafiou o ministro Alexandre Padilha (Saúde) a combater o uso de crack e deixou um recado:

-Olha que o Padilha é meu amigo, um dos melhores ministros. Vocês dois pelo menos têm educação. Os outros, não, os outros são mais presidentes do que Dilma.

Cardozo deu apenas uma risada discreta.

Nenhum comentário: