domingo, setembro 09, 2012

Última instância - VERA MAGALHÃES - PAINEL


FOLHA DE SP - 09/09


Apesar da liberação do TSE, o Ministério Público levará casos de candidatos "contas-sujas" com registros deferidos ao Supremo Tribunal Federal. Em derradeira tentativa de barrar políticos que tiveram rejeitadas contas de campanhas pregressas, a Procuradoria Geral Eleitoral prepara recursos extraordinários argumentando tratar-se de tema constitucional. A avaliação é de que não se deve permitir candidatura de quem já teve irregularidade insanável na contabilidade eleitoral.

Trégua Mais que expressar a contrariedade com o já consumado ingresso de Dilma Rousseff na campanha de Fernando Haddad, o PRB fez chegar à presidente pleito para poupar o candidato Celso Russomanno de ataques petistas até 7 de outubro.

Mãos dadas Para os dirigentes da sigla, a eventual ida de Russomanno e Fernando Haddad para o segundo turno representaria a vitória da base governista na cidadela tucana de São Paulo.

Onde pega O apelo da legenda também foi feito a interlocutores de Lula, como o governador Jaques Wagner (BA). Aliados do candidato reclamam sobretudo da inserção de TV na qual o ex-presidente tenta desconstruir a imagem de Russomanno como "candidato dos pobres".

Hit O PT já filmou quase quatro mil vídeos para as eleições de 1.412 municípios brasileiros. Ao todo, 12 ministros do governo Dilma gravaram apoio a candidatos. O vídeo mais visto no site da legenda, até agora, foi o da vinheta com a participação do ex-presidente Lula desenhando uma estrela na tela.

Elle vem aí? O TSE deve julgar nos próximos dias recurso contra a candidatura de Ronaldo Lessa (PDT) à prefeitura de Maceió, por uma multa que ele deixou de pagar em 2006. Se ele for afastado da disputa, o senador Fernando Collor (PTB) já avisou a aliados que quer concorrer.

No horizonte Nas mais recentes conversas entre Lula e José Dirceu, o ex-presidente sinalizou que irá a campo caso seu ex-ministro seja condenado pelo mensalão no Supremo Tribunal Federal.

Mão na massa Entre as possibilidades, segundo interlocutores, está a de Lula liderar pessoalmente uma ação contra o resultado do julgamento na OEA (Organização de Estados Americanos). Outros apostam que o petista entrará em campanha com candidatura própria para defender seu legado.

Um... Em defesa de José Genoino, um ministro petista diz que a acusação contra o ex-presidente da legenda no mensalão é injusta, já que é "comum" assinar sem atenção documentos entregues até pelo chefe de gabinete.

...de nós "Você acredita no funcionário. O problema é só ter o Delúbio para confiar", avalia. Genoino é acusado de avalizar empréstimo do Banco Rural ao partido.

Tô fora Aprovada na CCJ do Senado com votação apertada, a recondução de Luiz Moreira ao Conselho Nacional do Ministério Público não foi a plenário por uma determinação de José Sarney (PMDB-AP), para evitar mal estar com Roberto Gurgel.

Cota Moreira tem o apoio de petistas como José Genoino, alvo do Procurador-Geral da Repúbica no julgamento do mensalão, no STF, e do presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (RS).

Intensivão O ministro Fernando Pimentel (Desenvolvimento e Indústria) vai tirar na semana que vem as miniférias que combinou com Dilma para se dedicar à campanha de Patrus Ananias. Ele fica em BH até quarta-feira e retoma o trabalho na quinta.

Tiroteio
Nesta eleição municipal, já tem candidato pedindo ajuda segurando o cofrinho. A situação está tão preta que vale até moeda.

DO DEPUTADO FEDERAL LÚCIO VIEIRA LIMA (PMDB-BA), sobre a dificuldade das campanhas a prefeito e vereador para arrecadar recursos financeiros.

Contraponto


Em boca fechada
O deputado Paulo Teixeira (PT-SP) presidia a parte final da fala do contador Gilmar Carvalho Morais, que depôs na CPI do Cachoeira, e optou por fazer um desagravo a ele antes de declarar o fim da sessão. De início, Teixeira optou por destacar o fato de, ao contrário de outros depoentes, Gilmar ter comparecido à sessão sem qualquer advogado. Mas foi subitamente cortado pelo contador:

-Se eu tivesse R$ 1 milhão na conta eu vinha com dois (advogados)!

Com sorriso amarelo, o deputado minimizou:

-Eu estava lhe fazendo um elogio...

Nenhum comentário: