terça-feira, setembro 18, 2012

Talentos da maturidade - VERA MAGALHÃES - PAINEL


FOLHA DE SP - 18/09


Ao comandar hoje seu primeiro ato de apoio a José Serra, FHC lançará manifesto de artistas e intelectuais contra o "velho autoritarismo" e o "velho populismo" eleitorais. O texto faz referências veladas ao risco que representariam Celso Russomanno e Fernando Haddad e enaltece a experiência do tucano, de 70 anos. "Não aceitamos o que é velho na política. Velho é explorar as dificuldades do povo para conquistar votos. Velho é fazer promessas que não vão se cumprir", diz o texto.

Ampulheta O manifesto critica a ênfase no "novo" dada pelo PT: "São Paulo vai escolher nestas eleições um de dois caminhos: o da inovação, que tem a seu favor a experiência e exemplos concretos de mãos limpas, ou o das ideias velhas, mirabolantes e ultrapassadas, somadas à inexperiência e a aventuras".

Termômetro Depois de ter negado o pedido de direito de resposta pela propaganda de Serra ligando Haddad ao mensalão, o PT avalia se usará seu próprio programa para responder ao PSDB.

Ouvidos moucos O grupo ligado diretamente ao candidato avalia que vale mais a pena usar o horário eleitoral para ganhar o voto do eleitor petista e levar Haddad ao segundo turno. O foco deveria ser, segundo esse grupo, em reforçar as propostas e bater na tecla do novo contra o velho, ideia associada ao tucano em comerciais e jingles.

Cartada final Interlocutores do Planalto afirmam que Dilma Rousseff tende a comparecer a São Paulo para reforçar a campanha de Haddad na última semana antes da eleição. Uma das datas em estudo é o dia 28 de setembro.

Se a moda pega A Justiça de Sorocaba puniu com multa candidato por pedir votos em templo religioso. Renato Amary (PMDB) terá que pagar R$ 2.000 por fazer campanha num culto da Assembleia de Deus. É a segunda decisão do gênero na cidade.

Day after Monitorando a performance de Gabriel Chalita na campanha paulistana, o PMDB de São Paulo trabalha para reforçar seus quadros após a eleição. Há conversas com o deputado federal Arnaldo Jardim (PPS) e com o secretário estadual de Energia, José Aníbal, em atrito com a ala serrista do PSDB.

Ação... Com a revelação das propostas de penas do relator Joaquim Barbosa, o advogado de Marcos Valério, Marcelo Leonardo, vai preparar um memorial específico sobre dosimetria para entregar aos ministros do STF.

... e reação Segundo ele, o documento tem como objetivo expor a diferença entre as propostas de Barbosa e do ex-ministro Cezar Peluso, que, para a defesa, fixou penas dentro do limite técnico.

Nostalgia De Antonio Carlos de Almeida, o Kakay, advogado de Duda Mendonça e Zilmar Fernandes, sobre a dosimetria aplicada pelo relator: "Nunca imaginei que sentiríamos tão cedo saudades do ministro Peluso, que era duro, mas técnico".

Corretivo 1 Observadores do Supremo anotaram que Barbosa deverá modificar o voto, já que reconheceu indevidamente no cálculo das penas maus antecedentes para Marcos Valério.

Corretivo 2 Para que isso ocorra é preciso condenação transitada em julgado. No caso do publicitário apontado como pivô do mensalão, os casos citados ainda estão pendentes de apelação.

Petróleo O governador Cid Gomes (PSB-CE) fechou em Seul acordo com a GS Caltex, que tem 30% do mercado de combustível na Coreia do Sul, para construir, em parceria com a Petrobras, a refinaria de Pecém. O contrato será assinado em outubro.

com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI

tiroteio

"Premiada pelo apoio a Haddad, a ministra da Cultura usa vocabulário incompatível com o cargo atacando um aliado do governo."

DO PRESIDENTE DO PRB-SP, VINÍCIUS CARVALHO, sobre Marta Suplicy ter dito, em comício no sábado, que Celso Russomanno faz "pilantragem" na TV.

contraponto

Muy amigo

Durante almoço oferecido por Lula a governadores e ministros, anteontem, em São Paulo, Eduardo Campos (PSB-PE) esbarrou no senador Humberto Costa (PT-PE), adversário de seu partido na disputa pela Prefeitura de Recife. Depois dos cumprimentos protocolares, o presidente nacional da sigla socialista brincou com o petista:

-Lula continua me ajudando! Traz você para São Paulo num domingo, dia mais importante para fazer campanha nas ruas de Recife...

O ex-presidente disse, então, ao governador:

-Precisamos marcar uma conversa!

Nenhum comentário: