sábado, setembro 29, 2012

Segunda instância - VERA MAGALHÃES - PAINEL


FOLHA DE SP - 29/09


José Dirceu, Delúbio Soares, José Genoino terão que enfrentar, se condenados no STF (Supremo Tribunal Federal), como já foi João Paulo Cunha, um novo julgamento. Aprovado em fevereiro pelo Diretório Nacional, o estatuto do PT determina que sejam expulsos filiados condenados por crime infamante ou prática administrativa ilícita, com sentença transitada em julgado. No caso de Delúbio, seria a segunda expulsão. Ele se refiliou em 2011, após deixar a legenda em 2005.

Letra morta 
O trio de ex-dirigentes da sigla será julgado por formação de quadrilha e corrupção ativa a partir da semana que vem. Petistas descartam mudar o estatuto. Avaliam que o mais provável é que a legenda deixe de aplicar a cláusula de expulsão.

Súmula 
Assessores e ministros identificaram na nota em que Joaquim Barbosa critica Marco Aurélio Mello um recado direto aos demais colegas. Ao dizer que não fará "devassas administrativas'' ao chegar à presidência, Barbosa tranquiliza os presidentes anteriores, que não terão as gestões questionadas. 

Falta... 
Passadas as eleições, o ministro Mendes Ribeiro (Agricultura) planeja fazer uma reestruturação dos quadros da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Hoje, o órgão é comandado por Rubens Rodrigues, indicado pelo PTB.

...combinar 
Com a nomeação de Rodrigues, em fevereiro, o PTB na Câmara fechou apoio à candidatura de Henrique Eduardo Alves (RN) à presidência da Casa no ano que vem. O diretor financeiro da Conab, Bona Garcia (PMDB), é um dos cotados para assumir a presidência. 

Sem serão 
Depois de aventar, na semana passada, a possibilidade de realizar sessões extras para julgar processos acumulados no Tribunal Superior Eleitoral, a presidente Cármen Lúcia não as convocou, nem mesmo na reta final da campanha.

Sem braços 
A ministra Luciana Lóssio, que assumiu a titularidade no TSE em agosto e já recebeu o gabinete com vários processos, diz que só conta com quatro servidores para auxiliá-la, o que ajuda a explicar o acúmulo de casos sob sua tutela que não foram julgados. 

Vou ali... 
Segundo colocado nas prévias do PSDB paulistano e ausente da campanha de José Serra, o secretário José Aníbal (Energia) licenciou-se do governo para mergulhar na ofensiva de candidatos tucanos em pelo menos 20 cidades do interior.

...e já volto 
Aníbal, que recusou convites para ir a eventos pró-Serra, iniciou a maratona por Taubaté, onde o tucano Bernardo Ortiz Júnior foi denunciado pelo Ministério Público sob acusação de favorecimento em licitação de mochilas escolares.

Escrituras 
De um petista, ironizando a declaração de Edir Macedo, que diz não conhecer Celso Russomanno, candidato apoiado pela Igreja Universal: "O bispo segue a Bíblia. Afinal, devemos fazer o bem sem olhar a quem".

Bico Sem atribuição na reta final, a equipe que concebeu o plano de governo de Serra, que teve a divulgação adiada, sairá às ruas hoje para panfletar no centro.

Forcinha 
Marina Silva participa de debate amanhã do Movimento da Nova Política. Para ajudar Ricardo Young (PPS) na corrida pela Câmara, a ex-senadora tratará do papel dos vereadores na fiscalização do governo.

com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI

tiroteio

"A CUT cria programa de alfabetização com dinheiro público, não dá conta do recado e, ao devolver, ainda escorrega na aritmética."

DO LÍDER DA MINORIA NA CÂMARA, MENDES THAME (PSDB-SP), sobre a denúncia de que a central teria desviado verba de projeto educacional.

contraponto


Sabe aquela do economista?

Uma mesa redonda no Instituto FHC reuniu o ex-presidente e o ex-ministro da Fazenda Delfim Netto para debater o livro "Keynes: Crise e Política Fiscal", do economista José Roberto Affonso. FHC falou sobre a crise econômica em Portugal, que acabara de visitar.

-Propuseram baixar a contribuição das empresas e aumentar a dos empregados. Mas quando pousei no Brasil já tinham desistido, não entendi nada.

Delfim Netto então emendou, para gargalhada geral:

-O que você não entendeu? Aí o problema é mais de piada de português que de economia...

Nenhum comentário: