sexta-feira, setembro 28, 2012

O naufrágio do DEM - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 28/09

As conversas sobre a fusão do DEM ao PMDB serão retomadas. O DEM vai sair do pleito bastante enfraquecido. Sua direção já vinha sendo pressionada por deputados estaduais e federais, que precisam de bases fortes para enfrentar a reeleição. Seu presidente, o senador José Agripino (RN), interditou o debate no início do ano. Naquela época, o partido sonhava vencer em quatro capitais.

Lula diz não ao PMDB
Os militantes e eleitores do PT aderiram à candidatura do ex-prefeito Edmilson Rodrigues (PSOL), que lidera as pesquisas em Belém. O candidato do PT, Alfredo Costa, foi cristianizado. A eleição vai para o segundo turno e a outra vaga está sendo disputada por Zenaldo Coutinho (PSDB) e José Priante (PMDB). O tucano está em vantagem nas pesquisas. Buscando alavancar o seu candidato, para estabelecer um confronto governo x oposição, o PMDB encaminhou pedido para que o ex-presidente Lula gravasse mensagem de apoio a Priante. O assunto foi encaminhado a Lula na quarta-feira e ontem sua assessoria disse não à pretensão do PMDB.

“Nunca escondi que sempre tive grande proximidade com o PSB. Eu gostaria de ver construído um projeto de país que pudéssemos estar juntos”
Aécio Neves Senador (PSDB-MG)

O mês da criança e do adolescente
Tendo como gancho o Dia da Criança, 12 de outubro, a presidente Dilma anunciará, mês que vem, um novo programa de atendimento e proteção a crianças e adolescentes sem família. Vai também sancionar a Lei Brasil-Carinhoso.

Em cima do muro
O governador Renato Casagrande (PSB) está constrangido em Vitória (ES). Seus aliados estão divididos. O ex-governador Paulo Hartung (PMDB) apóia o tucano Veloso Lucas. O PT, aliado ao PSB, lançou a ex-ministra Iriny Lopes, que está em terceiro. Casagrande não sabe o que seria pior: a vitória de Veloso Lucas ou a de Luciano Rezende (PPS).

Dilma lá!
Com o fôlego que o candidato Fernando Haddad ganhou em São Paulo, o PT dobrou o pedido para a presidente Dilma. O partido a quer em São Paulo no sábado, dia 29, e no chamado "comício da virada" de quinta-feira, véspera da eleição.

Demissão pelo twitter
O prefeito de João Pessoa, Luciano Agra (sem partido), achou que estava mandando uma mensagem reservada, via twitter, para seu secretário, Alexandre Urquiza, sugerindo que ele pedisse demissão. Mas acabou publicando uma mensagem aberta: "Meu filho, entregue o cargo antes que descubram o restante (...) Fique em silêncio que saberemos como lhe recompensar".

Jereissatti cansado de guerra
Sondado sobre uma reaproximação com Cid Gomes, para reforçar a campanha do PSB contra o PT, no segundo turno em Fortaleza, o ex-governador Tasso Jereissatti (PSDB) avisou que está totalmente fora do processo eleitoral.

Os paraísos da oposição
Os partidos do governo estão fora da disputa em duas capitais. A oposição ocupa os dois primeiros em Belém (Edmilson Rodrigues, do PSOL x Zenaldo Coutinho, do PSDB) e em Vitória (Veloso Lucas, do PSDB x Luciano Rezende, do PPS).

MINISTRO MENDES RIBEIRO (AGRICULTURA), sobre a quimioterapia para evitar o retorno de um tumor: "Entre ficar vivo e ficar careca, prefiro ficar careca".

Nenhum comentário: