quinta-feira, setembro 20, 2012

Na reta final - ILIMAR FRANCO


O GLOBO - 20/09

Integrantes do governo Dilma estão começando a projetar a vitória de Celso Russomanno (PRB) nas eleições para prefeito de São Paulo. Estes assessores avaliam que ele é o segundo voto dos eleitores de José Serra (PSDB) ou de Fernando Haddad (PT). Isso o torna favorito no segundo turno. Mas o vice-presidente Michel Temer resiste a esta avaliação negativa e lembra: “Em 2006, no Rio, o Fernando Gabeira (PV) deu um salto nas duas últimas semanas e, por pouco não derrotou Eduardo Paes (PMDB)”.

Bate o desespero no PT
O último tracking da campanha de Fernando Haddad (PT) a prefeito de São Paulo é desanimador. Mostra que Celso Russomanno (PRB) consolidou 35% dos votos. Revela que Gabriel Chalita (PMDB), Soninha Francine (PPS) e Paulo Pereira da Silva (PDT) somam 15%. E que brancos e nulos somam 10%. Haddad e José Serra (PSDB) disputam 40% dos paulistanos. Os problemas: Haddad e Serra estão embolados; o PT precisa dos votos da periferia, mas essa fatia está com Russomanno; Marta Suplicy, que tem votos nesse segmento, virou ministra antes de entrar em campo. O PT não explica a estagnação de Haddad. Para o governo, o mensalão explica.

“A social democracia tropical se caracteriza (pela) responsabilidade fiscal. Começou com Itamar, continuou com FHC, Lula manteve e Dilma mantém”
Cristovam Buarque Senador (PDT-DF)

Remando contra a maré
Líder nas pesquisas e oposição municipal (PTB), estadual (PSDB) e federal (PT), o ex-prefeito de Belém Edmilson Rodrigues (PSOL) cita obras de sua gestão e vacina os eleitores dizendo: “Quando o prefeito é bom, os caminhos se abrem”.

O verdugo pop star
Por onde passa, o ministro do STF e relator do mensalão, Joaquim Barbosa, é festejado pelas pessoas comuns. Na noite desta terça-feira, quando chegou para jantar em um restaurante japonês, numa quadra comercial da Asa Sul, em Brasília, foi surpreendido ao ser cercado por jovens, crianças e idosos com pedidos de fotos e autógrafos.

A carta dos prefeitos pedindo veto
Os presidentes da AMIB, Anderson Cabido, e da AMIG, Antonio Martins, enviaram carta à presidente Dilma: “Causa-nos apreensão a emenda do senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) à MP 563 no que tange a sua segurança jurídica”.

O jogo está virando
A oposição entrou setembro liderando as eleições em nove capitais: PSDB em seis e DEM em três. A euforia passou. Agora, aposta que vence em Vitória, Maceió e Aracaju. Pesquisas apontam reviravoltas em favor de candidatos do governo em João Pessoa, São Luiz e Manaus. A dianteira da oposição caiu em Salvador, Fortaleza e Teresina. O segundo turno será duro para o PSDB e o DEM.

Tem mais Dilma na campanha
A presidente Dilma deve gravar mensagem de apoio, para ser exibida na TV, em favor da candidata do PCdoB de Florianópolis, Angela Albino. O argumento é que está se delineando uma polarização com o candidato da oposição.

Barack Obama lidera com folga
O presidente dos EUA, Barack Obama, segundo o site electoral-vote.com, teria hoje o voto de 323 delegados no colégio eleitoral que decide quem será o presidente nos próximos quatro anos. Seu adversário, Mitt Romney, teria 206 delegados.

OS BLOGS do ex-ministro José Dirceu e do presidente do PTB, Roberto Jefferson, não tratam do tema do momento: o histórico julgamento do mensalão.

Um comentário:

Anônimo disse...

É o Priante que vem fazendo parcerias com a Dilma e com o Jatene para trazer recursos. Ele colocou no Orçamento do Brasil de 2012 recursos para concluir a Avenida Independência e pra construir duas UPAS 24 horas. É esse o futuro prefeito de Belém, agora é Priante!