segunda-feira, setembro 24, 2012

Mulher em debate - ANCELMO GOIS

O GLOBO - 24/09

Em plena festa de 80 anos do voto feminino no Brasil, o cientista político Wanderley Guilherme dos Santos chama atenção para o tema em livro de seu colega Jairo Nicolau, "Eleições no Brasil’,’ recém-lançado. "Lá diz que a obrigatoriedade universal do voto feminino só ocorreu em 1965! Antes era facultativo para 'donas de casa,’ isto é, mulheres que não fossem funcionárias ou com renda própria não eram obrigadas a votar. Eu perguntaria ao Jairo como é que foi isso, 80 anos depois do código eleitoral de 1932?”

Segue..

Jairo diz que é isto mesmo:
— O Código de 1965 passou a adotar o critério de obrigatoriedade do voto sem distinção de sexo.
Antes não era assim. Em 1932, o direito de voto foi instituído, mas facultativo para mulheres. A Constituição de 1934 tornou obrigatório o voto das mulheres com profissões públicas, e o Código Eleitoral de 1950 definiu que o alistamento era facultativo para as que não exercessem profissões remuneradas.

Exemplo em casa

Para o autor de "Eleições” não há estudos sobre o volume de donas de casa que, entre 1945 e 1965, não se alistaram como eleitoras:
— Sei apenas de um caso: minha mãe. Era dona de casa e votou em todas as eleições do período!

No mais

Essa Pnad, pesquisa do IBGE divulgada na sexta-feira, confirma uma boa notícia. Mais uma vez, a proporção de negros no ensino superior aumentou. Cresceu de 35% para 38% de 2009 a 2011.

Veja só
Em 2001, a proporção era de 22%.

SOS ARVORES DE IPANEMA Desmatamento. A árvore das fotos, vejam que pena, é uma das muitas que estão no corredor da morte na Rua Barão de Jaguaripe, endereço de bacanas em Ipanema. Moradores dizem que vizinhos incomodados com a posição das árvores (esta, no número 155, está espremida entre duas entradas de garagem) fazem de tudo para matá-las para facilitar o acesso sobre rodas ao prédio. Como a poda sem autorização é proibida, põem pedras e cimento sobre a terra, para dificultar a rega, e dão injeções de veneno. Que maldade! Alô, Comlurb!

A revanche
A turma que azucrinou a vida de Ana de Hollanda no PT e em outros grupos de esquerda volta com todo o gás. Entregaram à nova ministra Marta Suplicy uma carta assinada por diferentes movimentos sociais da cultura. Nela, diz que a posse de Marta significa "a possibilidade de recuperar a grandeza e a relevância na ação do Ministério da Cultura.’

Sobrou para a Ana
A missiva diz que a gestão de Ana de Hollanda "foi marcada por ausência de diálogo, interrupção de políticas públicas, omissão frente aos grandes temas e conservadorismo político.”
E ainda: "O Ministério da Cultura que queremos precisa ter as portas abertas, ser republicano, posicionando a cultura acima de interesses partidários, armadilhas tecnocráticas ou lobbies (muitos oriundos do próprio mundo da cultura) que tentam minar a ação pública.”

Sobrou para o Rio
A carta fala em "desprovincianizar a Funarte, mudando a sede do Rio para Brasília, dando a ela caráter nacional, plural, e capaz de desenvolver políticas fundamentais nas áreas de música, artes visuais, cênicas”.
É. Pode ser.

Aedes ‘do bem’

A Fiocruz anuncia hoje que começará a trabalhar com um Aedes aegypti "do bem’!
O mosquito, um produto da colaboração internacional do Brasil com a Austrália, promete impedir a transmissão da doença de forma natural.
É que o Aedes "do bem” carrega uma bactéria que consegue bloquear o vírus da dengue dentro do mosquito.

Paes no samba
Ontem sambistas de várias escolas reuniram-se no barracão da Portela, para gravação de apoio a Paes.
Estiveram lá, entre outros, Selminha Sorriso, porta-bandeira da Beija-Flor, e Camila Soares, filha do bicheiro Jayder Soares e chefe do ateliê da Grande Rio.
A prefeitura reformou as quadras de Portela, União da Ilha, Império Serrano e Imperatriz, e construiu a quadra da Mocidade Independente.

O outro lado

De Kléber Leite sobre eventual ação regressiva do Flamengo contra ele por causa da decisão que condenou o clube a pagar R$ 60 milhões ao consórcio que iria construir um shopping na Gávea na época em que era presidente:
— O Flamengo nada deve ao consórcio. O consórcio, sim, deve uma fortuna ao Flamengo. Mas o clube, misteriosamente, nunca procurou a Justiça para reparar o prejuízo moral, institucional e financeiro, embora a decisão de promover a ação contra o consórcio tivesse sido tomada pelo conselho.

Profissionais do sexo

Veja como é dura a vida de Marcelo Freixo ao incluir em seu programa temas polêmicos como a luta para garantir acesso aos direitos trabalhistas aos profissionais do sexo.
Sábado, duas jovens num salão no Leblon, ex-eleitoras do candidato do PSOL, estavam horrorizadas com a proposta.

Nenhum comentário: