domingo, setembro 30, 2012

MARIA CRISTINA FRIAS - MERCADO ABERTO

FOLHA DE SP - 30/09


Hospital tira leito do SUS para plano de saúde
O número de leitos do SUS (Sistema Único de Saúde) disponíveis em hospitais privados no país caiu quase 40% entre 2005 e 2012, de acordo com análise da Anahp (Associação Nacional dos Hospitais Privados).

Os leitos não incluídos no sistema, por outro lado, cresceram cerca de 2%.

"Alguns hospitais fecharam as portas por má gestão mesmo, mas outros, como as Santas Casas do interior do país, não conseguiram sobreviver dos valores pagos pelo Sistema Único de Saúde", afirma Francisco Balestrin, presidente da entidade.

Houve também, segundo o executivo, uma transição crescente dos leitos que ficavam à disposição do SUS para o atendimento da medicina privada.

Enquanto o valor médio por internações no setor privado é de R$ 4.979, no sistema, não ultrapassa R$ 1.100.

"Muitos hospitais tiram leitos do SUS e fazem uma migração para o atendimento aos planos de saúde. O governo deveria investir mais para evitar isso", afirma.

Com a expansão da classe C, a demanda por planos de saúde, antes inacessíveis, avançou, com a evolução da oferta de produtos mais baratos, que podem apresentar dificuldade de atendimento e baixas coberturas, de acordo com a entidade.

"Apesar de comprometer significativamente uma parte da renda familiar, em muitos casos, no entanto, essa parcela da população acaba tendo de recorrer ao SUS", segundo a entidade.

Farmacêutica Orygem define nome de futuro presidente
A farmacêutica Orygem Biotecnologia, formada pelas nacionais Eurofarma, Cristália, Biolab e Libbs para competir no mercado de remédios biológicos, definiu um nome para ocupar sua presidência.

Andrew Simpson, que tem origem britânica e atuou no projeto genoma brasileiro, vai comandar a empresa a partir da segunda semana de outubro, após se desligar do Instituto Ludwig.

Simpson já conheceu as equipes técnicas, segundo executivos do setor, que também informam que o Estado onde a empresa vai fixar suas instalações foi decidido.

A empresa vinha sendo questionada pelo setor, que a considerava lenta na divulgação de informações sobre o início das atividade.

Procuradas, as empresas que integram a companhia não se manifestaram.

Um comunicado deve ser divulgado nos próximos dias.

Taxinhas
A XP Investimentos, uma das maiores empresas independentes do setor, inaugura hoje um quiosque no aeroporto de Congonhas (SP) para estimular o conhecimento e a comparação de produtos financeiros.

No espaço, chamado de "Acorda Brasil, Compare Antes de Investir", será possível também identificar o próprio perfil como investidor e abrir conta.

"Quando os juros começaram a cair, a gente viu que era hora de ir para fora. Comparar aplicações seria fundamental", diz Guilherme Benchimol, CEO da XP. "O brasileiro compara preços, mas não investimentos." A empresa planeja ampliar a experiência para shoppings no final de 2013.

Benchimol afirma que tem atraído clientela alheia.

"Cerca de 90% do nosso crescimento tem sido com clientes de bancos comerciais. Aqui ninguém tem meta de venda nenhuma. Nossa meta é ajudar o cliente a comprar o melhor."

A XP tem produtos próprios e os oferece "em pé de igualdade com os outros do mercado", diz.

"Nos bancos, você tem os fundos deles. A gente não ganha com taxinha [como os bancos]. O cliente não nos paga nenhuma taxa. O gestor do fundo é que abre mão de parte da receita."

Humor... A confiança do consumidor inglês subiu um ponto em setembro e ficou em -28, de acordo com índice da GfK que varia de -100 a 100. Ante o mesmo mês de 2011, a alta é de dois pontos.

...inglês O indicador que mensura a situação financeira da população para os próximos 12 meses também subiu dois pontos, ante agosto, e foi para -8. Foram entrevistadas 2.004 pessoas.

Pelo país A Fundação Nacional da Qualidade e o Movimento Brasil Competitivo laçarão um programa itinerante de gestão. Neste ano, serão realizadas palestras sobre o tema em Goiás e Sergipe.

Nenhum comentário: