domingo, setembro 02, 2012

Imagina na Copa - ANCELMO GOIS

O GLOBO - 02/09

A Coca-Cola, como sempre faz nos grandes eventos mundiais, vai trazer convidados estrangeiros para a Copa de 2014.
Mas a gigante do refresco já começa a encontrar problemas para reservar vagas de hotel em Belo Horizonte.

Política afirmativa
Sérgio Cabral dará posse, terça, a cotistas negros como novos defensores públicos. O governo fluminense é o primeiro do país a adotar um sistema de cotas em seus concursos públicos (20% das vagas).

Boa noite, Edney
Depois de fazer sucesso como romancista, Edney Silvestre estreará no teatro. Christiane Torloni vai interpretar o monólogo do coleguinha “Boa noite a todos”. A direção será de José Possi Neto.

Estreia em Olinda...
A peça fala de uma mulher cuja memória está se deteriorando. Estreia em novembro, na abertura da Fliporto, a festa literária pernambucana.

No mais
Tomara que Dilma resista à partidarização do STF. Mas alguém duvida que essas condenações no Supremo farão aumentar a pressão dos comissários petistas para que a presidente, daqui para frente, só nomeie para as vagas de ministro gente dos quadros do partido, como Antônio Dias Toffoli?

Aliás...
Pelas regras atuais, o ex-advogado do PT, que tem 44 anos, ficará no Supremo até 2037, quando completará 70.

O DOMINGO É...
...de Letícia Persiles, a linda carioca de 29 anos que conquistou o Brasil em seu primeiro papel na telinha, como a Míriam de “Amor, eterno amor”, novela das 18h da TV Globo. Quando a trama acabar, sexta agora, a formosa promete se dedicar ao filho Ariel e ao lançamento de um CD. É que, além de atriz, também é cantora. Canta pra eu 

Memórias do futebol
Félix (1937-2012), o goleiro do tri do Brasil na Copa de 1970, no México, pouco antes de morrer, deixou um depoimento gravado para um projeto tocado em parceria entre o Museu do Futebol, do governo paulista, e o CPDoc-SP, da FGV.
Nele, revela que, naquele Mundial, Pelé e o zagueiro reserva Fontana brigaram na concentração.

Aliás...
O ex-goleiro também contou que ainda tinha guardada a camisa daquela Copa, e a ofereceu por... R$ 100 mil. A gravação é parte de uma coletânea de depoimentos de heróis das Copas.

Harlequin no Brasil
A editora canadense Harlequin, líder mundial em ficção romântica vendida em bancas, está entrando firme no mercado de e-books no Brasil.

A gringa vai lançar aqui, de uma só vez, 23 títulos no formato digital — entre os quais, o terceiro livro da trilogia “As lendas de Yelena Zaltana”, de Maria V. Snyder. A gigante tem, mundo afora, acredite, um catálogo com 33 mil títulos neste formato, em dez idiomas.

Zona Franca
Arlindo Cruz faz show amanhã no Net Rio. Pedro Trengrouse foi incluído no ranking dos melhores advogados da América Latina pela Chambers & Partners (chambersandpartners.com).

Dia 6, Bruce Bode, da Universidade de Atlanta, participa de congresso sobre novas tecnologias em diabetes, no Sofitel
Mauricio Szapiro agora recomenda seus vinhos prediletos no site SeloReserva.com.br. Galeria TeC, em Copacabana, apresenta mostra coletiva de seis artistas, dia 10. Termina hoje o Festival Gastronomia do Mar, no Jardim Icaraí, com espaço gourmet. Isabela Francisco, artista plástica, recebeu, homenagem especial da Academia Petropolitana de Letras.

O Cristo é nosso
O Museu dos Anos 30, da cidade francesa de Boulogne Billancourt, vai reunir (veja o cartaz), nos dias 13 e 14 de setembro, especialistas numa conferência sobre o nosso Cristo Redentor. O encontro é um biombo para celebrar o escultor Paul Landowski (não confundir com Lewandowski, sobrenome do ministro do STF) como o autor do monumento.

Mas...
O Brasil, inclusive por decreto de Eduardo Paes, reconhece o engenheiro brasileiro Heitor da Silva Costa como o verdadeiro criador do nosso Cristo. Heitor foi o grande líder de uma equipe que incluía o francês Landowski e o desenhista italiano Carlos Oswald, que, por sinal, era bisavô da coleguinha Vivian Oswald.

Grande hotel
O grupo português de hotelaria e turismo Vila Galé vai se instalar no Rio. Erguerá um hotel cinco estrelas no Rua do Riachuelo, no Centro. Serão 254 suítes.

Cabana do pescador
Sabe a casa do Tufão, da novela “Avenida Brasil”, em Cabo Frio, RJ? É o mais novo ponto turístico da Região dos Lagos. Todo mundo quer tirar uma foto ali.

Segue...
A casa, na verdade, é a Cabana do Pescador, que fica entre as praias do Peró e das Conchas, no Parque da Costa do Sol.
A novela-sensação da TV Globo fez alegria dos jovens proprietários da Cabana, que está cheia de clientes, mesmo em baixa temporada.

O STF NA BOCA DO POVO
Nunca antes na história deste país, como diria Lula, o Supremo Tribunal Federal, em seus 204 anos, foi tão popular, e os nomes de seus 11 ministros soaram tão familiares aos ouvidos do povão. Nas mesas de bar, nas arquibancadas dos estádios, nas escolas, nas esquinas, personagens como Joaquim Barbosa, Ayres Britto, Cármen Lúcia, Luiz Fux, Celso de Mello, Marco Aurélio, Gilmar Mendes, Cezar Peluso, Rosa Weber, Dias Toffoli e Ricardo Lewandowski viraram assunto recorrente — para o bem e para o mal.

Tudo graças ao julgamento do mensalão. Aonde vai, o ministro Joaquim, por exemplo, relator do processo, é reconhecido e saudado. A TV do ponto de táxi da QI 11, em frente à Península dos Ministros, no Lago Sul, em Brasília, tem ficado ligada 100% do tempo nas sessões do Supremo. Não é só na capital. Até no Lamas, catedral da boemia carioca, no Flamengo, a turma do chope se pega assistindo ao que vai no julgamento.

O interesse se reflete nas páginas dos jornais. Só no GLOBO, este ano, até o fim de agosto, o termo STF surgiu 1.125 vezes — 125 na primeira página, 990 no noticiário político, 160 na seção de opinião, 45 na coluna do coleguinha Ilimar Franco, outras 42 na do nosso Merval Pereira e, não seria diferente, 92 aqui neste nosso quadrado. Até no Segundo Caderno (cinco vezes), nos suplementos de bairros (três) e, acredite, no Prosa & Verso (duas). Mais que o dobro de menções em todo o ano passado (543).

A concorrência não ficou atrás. Na “Folha de S. Paulo”, a sigla STF — ou o termo Supremo, para os íntimos — foi publicada 1.147 vezes.

É uma baita vitória da democracia (salve ela!). Dos 11 ministros que fazem história e dão exemplo às supremas cortes de países vizinhos, com a possibilidade de mandar para a cadeia politicões envolvidos no mensalão petista, só três não foram nomeados por Lula ou Dilma — Celso de Mello (por Sarney), Marco Aurélio (Collor) e Gilmar Mendes (FH). E, ainda este ano, Dilma deve nomear mais dois, com as aposentadorias de Peluso e Ayres Britto.

ELE É CARIOCA...
Aliás, conta feita por um especialista em STF nestes dias quentes de julgamento dos mensaleiros mostra que o Supremo é... carioca. Desde a Proclamação da República, o tribunal já teve 32 ministros nascidos no Rio. Logo a seguir, vêm Minas (30), São Paulo (24) e Rio Grande do Sul (17). Mas aí é outra história.

Nenhum comentário: