sábado, setembro 01, 2012

Guerra santa - VERA MAGALHÃES - PAINEL


FOLHA DE SP - 01/09


O QG de José Serra pretende colar a imagem de Celso Russomanno à Igreja Universal do Reino de Deus para recuperar eleitores alinhados ao PSDB que migraram para o líder nas pesquisas. "Ele diz que não tem padrinho? As pessoas precisam saber que o padrinho é o Edir Macedo", diz um grão-tucano. Para serristas, a associação ajudará o ex-governador sobretudo no eleitorado católico e no segmento evangélico que disputa fieis com a igreja do bispo controlador da TV Record.

Bênção 
Como vacina, Russomanno tem dedicado espaço na agenda a encontros com católicos. Ontem, fez questão de divulgar visita a d. Fernando Figueiredo, patrono do padre Marcelo Rossi, da Renovação Carismática.

Romaria 
Gilberto Kassab organizou périplo de Serra a bispos católicos e pastores de várias denominações. Ambos foram a Valdemiro Santiago, da Igreja Mundial do Poder de Deus, "rival" de Macedo.

Plano B 
Lula telefonou ontem de manhã para Fernando Haddad e o aconselhou a avaliar seriamente a possibilidade de um segundo turno contra Russomanno. Repetiu o diagnóstico em Belo Horizonte, mas afirmou que o confronto com Serra ainda é mais provável.

No gogó 
Lula, que andou poupando a voz por orientação médica, já está falando pelos cotovelos. Em BH, antes do comício de Patrus Ananias, contou "causos" em almoço com aliados. No intervalo, ainda gravou depoimentos para o livro de Fernando Morais sobre sua vida.

Fatura... 
Marta Suplicy aproveitou a entrada na campanha de Haddad para faturar com Dilma Rousseff. Anteontem, pediu nova conversa com a presidente e foi recebida no Palácio da Alvorada.

... alta 
Petistas avaliam que a senadora, isolada no partido, quer se posicionar para uma eventual reforma ministerial pós-eleição.

Suprema... 
A sucessão de Cezar Peluso no STF mobiliza as correntes internas do PT, sobretudo a CNB, de Lula, e a Mensagem ao Partido, do governador Tarso Genro (RS).

...discórdia 
O ex-presidente recebeu a visita do juiz federal Ali Mazloum, um dos preferidos da ala majoritária petista. O grupo de Tarso quer instalar no Supremo o ministro José Eduardo Cardozo (Justiça), mas a tendência é que ele dispute com Luís Inácio Adams (AGU) a cadeira de Carlos Ayres Britto, que se aposenta em novembro.

Padrinhos 
Também figuram nas listas dos petistas Maria Elizabeth Rocha, do Superior Tribunal Militar, que tem apoio de José Dirceu, e o desembargador do TJ-SP Xavier de Aquino, favorito dos deputados da sigla.

Etiqueta 
Causou estranheza no Planalto a crítica de Ayres Britto à lei que altera a regra do bônus de volume. Interlocutores do governo afirmam que Britto, além de ignorar a autonomia do Congresso, fez crítica indireta a Cardozo, autor da lei.

Bota-fora 
Uma festa de despedida para Peluso reuniu ontem no restaurante Porcão, em Brasília Ayres Britto, o relator do mensalão, Joaquim Barbosa, a ministra Rosa Weber, servidores e magistrados aposentados.

Timing 
De um ministro, sobre Joaquim Barbosa anunciar que vai indicar nomes a Dilma para a sucessão no STF: "Ele já assumiu a presidência ou prepara uma missa de corpo presente?".

Visita à Folha Brizola Neto, ministro do Trabalho e Emprego, visitou ontem a Folha. Estava com Luiz Fernando Emediato, assessor especial, e Aldo Renato Soares, assessor de imprensa.

com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI

tiroteio
"Chalita precisa rezar mais. Padre Marcelo, seu grande amigo, levou Serra à missa, fez muitos elogios e disse que ele será o prefeito."

DO LÍDER DO PMDB NA CÂMARA PAULISTANA, CARLOS APOLINÁRIO, sobre o apoio do ícone da Renovação Carismática, cujo livro é prefaciado por Chalita.

contraponto

Choque de gestão
Em visita ao Hospital de M'Boi Mirim, extremo sul de São Paulo, Gilberto Kassab conversava com assessores, quando percebeu a presença de um diretor da Eletropaulo. Pediu que seus auxiliares aproveitassem para entregar lista de pedidos e pendências de secretarias e subprefeituras à companhia, responsável pelo fornecimento de energia na capital. Terminada a conversa, perguntou:

-Pronto, já pediram tudo? Postes, ligações?

Ante o silêncio, o prefeito emendou:

-Agora é minha vez. Anota aí: vou ter dar uma lista de seis ou sete pessoas para você eletrocutar.

Nenhum comentário: