quinta-feira, setembro 27, 2012

É 10, é 10 - VERA MAGALHÃES - PAINEL


FOLHA DE SP - 27/09


Vencendo ou não a eleição para a prefeitura, o fenômeno Celso Russomanno deve instalar na Câmara bancada expressiva da coligação liderada pelo seu PRB e pelo PTB, do deputado estadual Campos Machado. Peritos no cálculo do quociente eleitoral apostam na conquista de 8 a 12 cadeiras para os aliados de Russomanno, que hoje têm 4 vagas na Casa. Apostando em votos na legenda do líder, que martela o número 10 na propaganda, a chapa lançou 111 nomes ao Legislativo.

Torre de Babel Na chapa de Russomanno se destacam os pastores Jean Madeira e Jéfferson Julião, ambos da Igreja Universal, celebridades como a cantora Angela Maria e a atriz Nani Venâncio, o ex-deputado Conte Lopes e o jornalista Chico Lang.

Sinal amarelo Temendo encolher, PSDB, PSD, DEM e PR escalaram deputados, secretários e dirigentes para eventos de seus puxadores de voto para Câmara. O QG do "chapão" também duplicou a carga de material impresso.

RSVP Convidado ontem para os dois comícios de José Serra no final de semana, Gilberto Kassab não confirmou presença. O prefeito afirma que "vai avaliar" a conveniência de comparecer aos eventos previstos para as zonas leste e sul da capital.

Surfando Fernando Haddad vai explorar o fato de tanto Serra quanto Russomanno não terem confirmado presença no debate da Record, o que inviabilizou o evento. Depois de divulgar nota, a campanha deve levar à TV filmes dizendo que o petista é o único "que não foge a debates".

Vem ou não? O PT aguarda com ansiedade a oficialização da ida de Dilma Rousseff ao comício do dia 29.

Jogada ensaiada Do secretário-adjunto de Esportes de São Paulo, Thiago Logo, sobre encontro de Serra com esportistas, realizado ontem: "Depois dessa reunião ele nunca mais vai soltar o sapato ao bater um pênalti".

Virando a... Depois de trocar o comando do Iphan, Marta Suplicy definiu a substituição na secretaria-executiva do Ministério da Cultura. A nova número dois da pasta será Jeanine Pires, que foi presidente da Embratur e trabalhou com a petista quando ela foi ministra do Turismo.

... página Marta elogia o estilo da escolhida, que é historiadora e tem atuação muito ligada à área de turismo. "Ela vai ajudar muito na inserção internacional da cultura brasileira", disse a ministra à coluna. Jeanine assume no lugar de Vitor Ortiz.

CEP Em meio a rumores de que Aloizio Mercadante assumiria a Casa Civil, aliados de Gleisi Hoffmann afirmam que a presidente não conversou sobre o assunto com a ministra e atribuem as informações à briga por espaço do PT de São Paulo se Haddad levar a prefeitura.

Boca de urna No STF, a ideia de sessões extras para o mensalão não deverá prosperar. A expectativa é que Cármen Lúcia, presidente do Tribunal Superior Eleitoral, convoque as sessões no colegiado para agilizar matérias às vésperas do pleito municipal.

Estilo Além disso, integrantes da corte avaliam que o presidente Carlos Ayres Britto deveria ter convocado as sessões do STF, sem abrir debate, como fez Ellen Gracie no recebimento da denúncia, em 2007. A ex-ministra avisava ao final das sessões o cancelamento das pautas de turmas para convocar reuniões extras sobre o mensalão.

Visita à Folha Fábio Barbosa, presidente executivo da Abril S/A, visitou ontem a Folha, a convite do jornal, onde foi recebido em almoço. Estava acompanhado de Meire Fidelis, diretora de Relações Corporativas.

com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI

tiroteio

"Os atrasos do julgamento dificultam a vida de todos nós. A gente não tem só isso para fazer e os réus sofrem a conta-gotas."

DO ADVOGADO LUIZ PACHECO, que defende José Genoino no mensalão, criticando a demora na abertura das sessões e os intervalos dos ministros.

contraponto

Força do hábito

Esbaforido após um discurso veemente contra a Medida Provisória do Código Florestal, Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) assistiu anteontem à aprovação do texto em votação simbólica pelos colegas no Senado.

A despeito da derrota sofrida em plenário, o senador orgulhava-se de ter, nas suas palavras, "lutado até o último instante" por mudanças que reduzissem os danos ao meio ambiente. Ao deixar a sessão em direção ao Salão Azul da Casa, Rodrigues, que ganhou notoriedade na CPI do Cachoeira, confessou a um de seus assessores:

-Lutei como nunca. Perdi como sempre!

Nenhum comentário: