segunda-feira, setembro 10, 2012

Decisão em vários tempos - DIEGO WERNECK ARGUELHES


O Globo - 10/09


Muitas analogias podem ser feitas sobre o julgamento do mensalão. Como na novela, saímos do plenário com flashes dos capítulos seguintes - que já estão escritos na cabeça do autor, ainda que a opinião pública possa ter influência. Em uma semana, personagens tornam-se mais importantes. Em outra, o protagonista parece ser outro.

Assim como no xadrez, há interdependência dos lances, com estratégias que podem ser alteradas e melhoradas após um movimento da outra parte. Como no boxe, porém, cada round pode ser um recomeço. Quem estava por baixo pode dar a volta por cima. Sabemos que irá acabar, mas não temos certeza de quantos rounds assistiremos.

Essas comparações são imagens imperfeitas. Mas expressam um ponto importante. O tempo é decisivo. Todo processo judicial leva tempo, mas é incerto em relação ao resultado. O mensalão é atípico, mas não por sua longa duração. A novidade está na longa duração da decisão em si.

O inédito desdobramento temporal abre novas oportunidades de se influenciar o resultado. Para vários atores. A defesa, por exemplo, tem apresentado memoriais durante o voto dos ministros - recurso que não caberia em julgamento típico, esgotado em uma ou duas sessões. Os ministros têm tempo de pensar nos argumentos uns dos outros entre as sessões. Podem até mudar de posição. Aliás, foi o que ocorreu com Lewandowski ao ouvir argumentos de Joaquim Barbosa sobre "bônus de volume" nos contratos de publicidade do Banco do Brasil. Abre-se imenso leque para reconsiderações, estratégicas ou sinceras.

Nesse cenário, a opinião pública e a mídia têm tempo de se informar, avaliar e criticar cada passo. É oportunidade única. Muitas vezes, esse tempo é gasto com especulações sobre os capítulos seguintes. Haverá empate? O julgamento entrará no período eleitoral? Haverá troca de presidentes do STF? Ansiedades naturais de quem acompanha um evento fragmentado no tempo - seja novela, partida, luta ou processo.

Mas essa decisão prolongada também tem permitido maior compreensão do processo. Temos tempo de entender minimamente o que cada ministro está dizendo, bem como o sentido de seus silêncios. Fazendo isso, transformamos intervalos em oportunidades. Round após round, quem ganha somos nós.

Nenhum comentário: