domingo, setembro 30, 2012

CLAUDIO HUMBERTO


“Se Aécio quer ser presidente, estude um pouquinho”
Fernando Haddad (PT) provocando o senador tucano Aécio Neves (MG)


SUSPEITA DE PERDER PRAZO DE PROPÓSITO

O advogado-geral da União, Luiz Adams, solicitou ao Ministério do Planejamento o aumento de cargos de advogado da União a serem preenchidos por concurso em 2013. Mas cometeu um erro imperdoável para um advogado: perdeu o prazo. Ele fez o pedido em 16 de agosto, quando a Lei Orçamentária já estava fechada. Sindicatos do pessoal da AGU acham que Adams o fez de propósito, para proteger “janelados”.

APADRINHADOS

O aumento de cargos seria para substituir dezenas de não concursados que ainda atuam na AGU.

AGU APARELHADA

Sindicalistas acham ainda que a estratégia seria aparelhar a AGU com quadros partidários, controlando o combate à corrupção no governo.

PÊNDULO HISTÓRICO

Para Luiza Erundina (PSB), o eleitorado paulistano alterna, “como um pêndulo”, progressistas e conservadores, o que favorece Haddad.

NO LUCRO

O PDT avalia que poderá levar três prefeituras já no primeiro turno: Macapá, Natal e Porto Alegre, única capital já governada pelo partido.

PERNAMBUCANO PODE SUBSTITUIR AYRES BRITTO

Com a aposentadoria no início de novembro do atual presidente Carlos Ayres Britto, nascido em Propriá (SE), já não haverá nordestino no Supremo Tribunal Federal. Também por isso, um dos cotados para sua vaga é o jurista pernambucano José Paulo Cavalcanti Filho, que integra a Comissão da Verdade. É o momento: ele atinge em maio a idade-limite de 65 anos para ser indicado.

SECOU

Em Maceió, amigos aconselham o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) a desembarcar da raquítica candidatura de Ronaldo Lessa (PDT).

PERDEU

Em Salvador, pouca gente bota fé na eleição de ACM Neto (DEM), que perdeu a liderança nas pesquisas para Nelson Pellegrino (PT).

CHUMBO GROSSO

No Recife, Daniel Coelho (PSDB) virou alvo de Geraldo Julio (PSB), que o acusa de falsificar notas da verba de gabinete quando vereador.

LULA QUE AGUARDE

Com o PT em baixa e o PSDB em queda, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), espera que seu candidato Geraldo Julio ganhe ainda no primeiro turno.

NOVA GERAÇÃO

Amigos comuns de Eduardo Campos e do senador Aécio Neves (PSDB-MG) tentam articular chapa dos dois para disputar a sucessão de Dilma. O vice seria o mineiro.

DISPENSADOS DO VOTO

Com domicílios eleitorais em Brasília, onde não haverá eleição, os ministros Cármen Lúcia, Carlos Ayres Britto, Marco Aurélio e Gilmar Mendes não vão votar no dia 7.

CHEIOS DE GÁS 

A Agência Nacional do Petróleo confirmou o que os leitores da coluna já sabiam há uma semana: Dilma autorizou para maio de 2013 leilões para exploração de 147 campos de gás no Nordeste, sendo 24 na Bacia do Parnaíba, treze dos quais no Piauí, e onze no Maranhão. 

MENSALEIRO COM O PSOL

Uma dupla insólita formou-se na disputa pela Prefeitura de Belém (PA): o ex-deputado Paulo Rocha (PT), réu do mensalão, trabalha com Aldenor Junior, que já foi preso por corrupção, por baixo dos panos, arrecadando fundos para a campanha de Edmilson Rodrigues (PSOL).

SUPER BONDER

Um bolinho de aniversário para o nepotismo: o diretor do Departamento de Registro Clemeson José Pinheiro da Silva e o filho, Leonardo Morais de Araújo Pinheiro, comemoram quase um ano no Ministério da Pesca.

PSD SE DIVIDE EM MINAS

Apesar de o PSD apoiar a reeleição do prefeito Márcio Lacerda (PSB), ala do partido tem participado ativamente da campanha de Patrus Ananias (PT), em Belo Horizonte. Para o deputado Diego Andrade (PSD), a comissão provisória do partido “não representa a maioria”.

OLHA O NÍVEL

A música brega, ou música “pimba”, faz sucesso em Portugal, no rastro do Brasil. Um dos sucessos de Quim Barreiros canta: “Ai, Maria, deixa cheirar teu bacalhau, deixa eu ir à cozinha pra cheirar teu bacalhau”.

PERGUNTA NO ALAMBIQUE

Quando será lançada a “Mensalão”, a nova cachaça dos brasileiros? 

PODER SEM PUDOR

O POVO NÃO PERDOA

Em 1986, Miguel Arraes voltaria ao governo de Pernambuco derrotando um jovem político, José Múcio Monteiro. Arraes vivia pedindo votos para o malufista Antônio Farias e o ex-padre Mansueto de Lavor, candidato ao Senado. O adversário Roberto Magalhães, ex-governador, bem que ajudava Arraes. Em Quipapá, a mulher do prefeito, dono dos votos da região, recebeu feliz o ex-governador:

- Dr. Roberto, passei a noite preparando uma buchada para o senhor!

- Pois fez muito mal, minha senhora. Não como isso. A senhora espere o dr. Arraes passar aqui com sua corja de comunistas e ofereça a eles.

Arraes, Farias e Mansueto venceram em Quipapá. E em todo o Estado.

Nenhum comentário: