terça-feira, setembro 18, 2012

Agronegócio recua - ILIMAR FRANCO


O GLOBO - 18/09

As ameaças feitas pelo Planalto parecem estar surtindo efeito. A expectativa dos líderes governistas, ontem, era a de que o presidente da Frente Parlamentar da Agricultura, deputado Homero Pereira (PSD-MT), adote na votação do Código Florestal a proposta original do Meio Ambiente para o escalonamento das áreas de proteção ambiental nas beiras de rios.

Portos: centralização do poder
O ponto principal do marco regulatório dos portos é garantir a gestão integral do governo federal, reduzindo o papel das concessionárias e dos estados. O governo vai acabar com todos os três conselhos relacionados ao funcionamento dos portos: o fiscal, o administrativo e o dos portuários. O Planalto acha que há excesso de instâncias para analisar e fiscalizar os contratos. “Há postura passiva dos gestores e dependência excessiva de recursos federais", resume estudo de comissão do Planalto. A exemplo do setor de energia, o governo também deve adotar o modelo de menor tarifa nas concessões dos portos.

“Obteve-se farta prova documental e testemunhal a confirmar a existência do esquema de cobrança de apoio político”
Joaquim Barbosa
Ministro do STF e relator do processo do mensalão

Tele-entrega dá demissão
Uma secretária do Planalto foi demitida porque usava carro oficial para entregar produtos que vendia, roupas e maquiagens, a clientes. Quando não conseguia sair do trabalho para as visitas, mandava office boys, também em carro oficial.

Mudança de lado
O MST está possesso com o diretor da FAO, o ex-queridinho José Graziano da Silva. No dia 6, ele publicou no “Wall Street Journal” artigo dizendo que o agronegócio é o motor mundial da produção de alimentos. Agora, o MST o acusa de promover o extermínio da agricultura familiar. Provocou calafrios a frase “fertilizar as terras com dinheiro”.

Todos querem Dilma
A candidata do PCdoB a prefeita de Porto Alegre, Manoela D’Ávila, foi à Justiça contra o PT e ganhou direito de usar imagens da presidente Dilma, que também passou a ser estrela do candidato à reeleição, José Fortunati (PDT).

Correndo atrás do voto
A chapa Rodrigo Maia-Clarissa Garotinho, à prefeitura do Rio, já detectou o seu principal problema para crescer. Ela não consegue capitalizar para si os eleitores do ex-prefeito Cesar Maia e do ex-governador Anthony Garotinho. A decepção maior é com Garotinho. Maia consegue transferir 16% de seus eleitores para a chapa. Garotinho, só a metade disso.

O pronto-socorro petista
O PT despachou os jornalistas Marcelo Neto e Alexandre Oltramari para socorrer a candidatura de Washington Oliveira (PT-PMDB), em São Luís. Os candidatos anti-Sarney João Castelo (PSDB) e Edvaldo Nogueira (PTC-PCdoB) lideram.

O público x o estatal
Cabeças estão começando a rolar na EBC, criada para ser uma espécie de BBC brasileira. Além do julgamento do mensalão, os ministros petistas também ficaram incomodados com o noticiário sobre a greve nas universidades federais.

CIRCULA NO MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES a informação de que o embaixador do Brasil em Washington, Mauro Vieira, será mantido no cargo.

Nenhum comentário: