sábado, setembro 29, 2012

Afasta de nós essa crise - ZUENIR VENTURA


O GLOBO - 29/9

A crise está na moda, pelo menos na Europa ou em alguns de seus países. Contra ela, têm saído às ruas portugueses, gregos e espanhóis em manifestações como as de Madri e Atenas, com direito a violenta repressão policial. Dá vontade de dizer: vocês são nós ontem. Também já gritamos "abaixo o FMI" e "o povo unido jamais será vencido".

Quem nos anos 70 acompanhou a transição da ditadura para a democracia de Portugal e Espanha, contemporânea à nossa, dando-nos lições de competência política, ensinando-nos como atingir equilíbrio econômico sem hiperinflação, sem traumas, enfim, quem sentiu inveja do renascimento português, da movida madrilhenha e de todos os sinais da outrora pujante península ibérica, não se conforma com o que está acontecendo hoje.

Se os efeitos perversos do empobrecimento já são visíveis no campo social - presença de mendigos nas ruas, delinquência - imagine no terreno da cultura. Portugal cortou até o seu ministério, sem falar nas 40 fundações fechadas ou à míngua.

É estranho ler num jornal de Lisboa a previsão de que "2013 será o pior ano de nossas vidas", como se 2012 tivesse sido muito melhor. Ou então no "El País": "A cultura enfrenta o ano mais difícil da história da democracia", tendo ao lado a informação de que os museus do Prado, da Reina Sofía e o teatro Real - três ícones culturais - já sofreram cortes de até 65%.

Várias vezes voltei de Portugal entusiasmado com a opulência e a fartura de lá. Os portugueses gastavam de dar gosto. Pois é, foram além das chinelas. O euro da União Europeia era farto, mas um dia tinha que ser devolvido - com juros. Como sabia disso, o governo é o principal responsável, não só o de agora como o do socialista José Sócrates, que em 2011 assinou o "memorando da Troika" (Comissão Europeia, Banco Central Europeu e FMI), declarando ser um acordo "muito bom", porque permitia controlar o déficit público sem mexer com o 13º salário, nem com o 14º, muito menos com os empregos, nem cortes, ou seja, uma maravilha: o contrário de tudo que está ocorrendo hoje.

Enquanto isso, leio que aqui 41% dos consumidores são ou já foram inadimplentes. Conheço pessoas de baixa renda ou sem recursos suficientes, comprando carro do ano, usando dois celulares, computador de último tipo, tudo pago com cartões de crédito em prestações intermináveis.

A exemplo dos portugueses de ontem, os brasileiros estão gostando de gastar. Não entendo de economia, mas, apesar das diferenças, não sei se será essa a maneira mais sensata de manter a crise afastada de nós.

Nenhum comentário: