domingo, setembro 09, 2012

A hora da verdade - HENRIQUE MEIRELLES

FOLHA DE SP - 09/09


O debate econômico, na maioria das vezes, é concentrado nos círculos especializados. Existem muitas razões para isso, e uma das mais benignas é tentar preservar a pureza técnica das discussões. O que é perigoso, já que o debate econômico envolve decisões que impactam a todos.

Deveria sempre haver embasamento técnico para a tomada de decisões econômicas, e o debate sobre elas precisa ser acessível a todos que são afetados pelas ações resultantes.

Um exemplo entre muitos: enquanto a distribuição dos recursos públicos é sempre objeto de um intenso debate político e ideológico, a distribuição dos custos das medidas econômicas para a sociedade como um todo, em grande parte das vezes, não é transparente nem abrangente.

Isso acontece porque o financiamento das despesas públicas pode ser feito por caminhos alternativos menos evidentes que o aumento do imposto sobre a renda das pessoas, por exemplo. São caminhos alternativos tão frequentes quanto destrutivos. E seus custos, como o aumento da dívida pública ou dos tributos indiretos que oneram a produção, não estão sujeitos à mesma amplitude de debate na maioria das vezes.

A crise no sul da Europa é um bom exemplo. O acesso ao euro viabilizou um substancial aumento da dívida pública e privada em alguns países. O problema é que, cedo ou tarde, as dívidas terão que ser pagas, e aí começa o drama.

A Grécia expõe essa situação de forma aguda. O país gastou à vontade durante anos, mas não foi esclarecido para a população grega quem pagaria pela farra.

A recessão e a deterioração do padrão de renda vividas hoje pelos cidadãos gregos ilustram bem as consequências de políticas econômicas adotadas sem transparência e sem debate amplo sobre a conta a ser paga.

O aumento do consumo da sociedade grega deu-se por meio do endividamento público e privado facilitado pela entrada do país na zona do euro. Agora, na hora da verdade, a Grécia está mergulhada numa profunda crise econômica, social e política, que poderia ter sido evitada, atenuada ou ao menos mais bem compreendida se o debate econômico tivesse ocorrido de forma transparente e abrangente.

Depois de experiências intensas e gratificantes que tive ao longo de minha trajetória na iniciativa privada e na gestão pública, é isso o que eu buscarei aqui, neste espaço: participar de um debate amplo sobre temas de interesse relevante, tendo a economia como um de seus principais focos, porém não o único.

Nenhum comentário: