quinta-feira, agosto 09, 2012

Vem aí o partido da Marina - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 09/08

Marina Silva faz contatos com políticos do PSOL, do PV do PT e do PDT sobre criar um partido para apoiar sua candidatura à Presidência em 2014. Nas conversas, nos últimos dias em seu escritório de Brasília, explicou que não se encaixa nos atuais partidos e que a lei não permite candidaturas avulsas. A ideia é deflagrar a organização do partido depois das eleições municipais.

Senadores em polvorosa
Senadores e ex-senadores que deixaram o mandato nos últimos cinco anos foram surpreendidos com uma notificação da Receita Federal pedindo esclarecimentos sobre o uso da verba indenizatória dos gabinetes. Esse dinheiro serve para custeio e não é tributável. Mas a Receita entende que esses gastos poderiam ser passíveis de tributação. Os senadores estão irritados. Consideram tratar-se de falta de respeito com a instituição. Eles dizem que a Receita deveria ter feito um pedido de informação à mesa diretora. Os partidos cobram esclarecimentos do Planalto. Querem saber se a presidente Dilma sabe da ação da Receita.

“A impunidade tem os dias contados. O Brasil será um país em que o cidadão, seja ladrão de galinha, seja senador, seja banqueiro, seja quem for, se tiver que ir, vai para a cadeia”

Pedro Simon, senador (PMDB-RS)

O cabo eleitoral preferido

O ministro Alexandre Padilha (Saúde) é o mais requisitado para gravar apoio a candidatos a prefeito para ser exibido na TV. Já pediu voto para o PT, o PSB, o PCdoB, o PMDB e o PP.

Biscaia, o livro
O ex-deputado Antonio Carlos Biscaia conta que em conversa com o então ministro Tarso Genro, em 10/11/2008, o prefeito eleito do Rio, Eduardo Paes, disse: "Ministro, quero agradecer ao Biscaia por eu ser prefeito do Rio.” O texto relata que Sérgio Cabral e Jorge Picciani decidiram lançar Paes depois de Biscaia virar tesoureiro de Alessandro Molon.

Audiência seletiva
O julgamento do mensalão, ao contrário do que se previa, não tem gerado a mobilização que se imaginava. Não há populares em frente ao STF, e o setor do plenário destinado aos populares está sendo parcialmente ocupado por jornalistas.

Uma situação constrangedora
O advogado Inocêncio Mártires Coelho fará a defesa do ex-deputado José Borba segunda-feira no STF. Vai ficar cara a cara com o ministro Gilmar Mendes. Eles eram sócios no Instituto de Direito Público. A sociedade foi desfeita neste ano em processo litigioso. Os dois eram coautores do livro "Curso de Direito Constitucional’,’ um dos mais vendidos na categoria.

Lacerda, Bolsa Família e esmola

Tendo como adversário o ex-ministro Patrus Ananias (PT), o prefeito de Belo Horizonte,
Marcio Lacerda (PSB), criticou o Bolsa Família. Candidato à reeleição, Lacerda atacou: "Compromisso social não é só dar esmolinha...”

Esforço conjunto

O vice Michel Temer se reúne, domingo, com o primeiro-ministro inglês, David Cameron. Eles serão coanfitriões do Global Nutrition Summit, que debaterá o combate à desnutrição infantil no mundo. O Brasil é modelo mundial na área.

Henrique meirelles, executivo da Friboi (JBS), conversou durante três meses com o Banco Rural para comprar a instituição. O negócio não saiu.

Nenhum comentário: