sexta-feira, agosto 31, 2012

Sucesso de bilheteria - VERA MAGALHÃES - PAINEL


FOLHA DE SP - 31/08


O Bilhete Único Mensal virou hit na propaganda de Fernando Haddad após explodir como tema mais comentado nas pesquisas qualitativas do PT. Depois de um programa inteiro sobre a proposta, o site trará textos didáticos martelando que o novo bilhete não será compulsório: adere quem quiser. O valor, estimado em R$ 140 mensais, só será divulgado após estudos. Com ele serão mostradas tabelas para que o usuário calcule se compensa usar a nova modalidade de transporte.

Catraca 
Explorada por Haddad sobretudo por alcançar 5,5 milhões de passageiros diários, a adoção de medida de choque no transporte coletivo já foi determinante na eleição de 2008. Naquele ano, Gilberto Kassab prometera congelamento da tarifa de ônibus. Foi rapidamente seguido por Marta Suplicy.

Quartel 
Correligionários de José Serra identificam a reprovação ao trabalho dos subprefeitos como um dos principais entraves no corpo a corpo. Os cargos são ocupados por coronéis da PM, sem identidade com os bairros.

Motivacional 
Na tentativa de aplacar a tensão criada pela queda das intenções de voto, o QG de Serra usa dois números apurados em pesquisas internas: o tucano ainda lidera quando os eleitores se posicionam sobre a expectativa de vitória e o preparo para o cargo de prefeito.

Foco 
Geraldo Alckmin retomou maratona de gravações no estúdio do PSDB-SP. Fez vídeos para 40 candidatos e tirou fotos com 80. Aliados do governador ponderaram que a eleição em cidades médias ganha importância na mesma proporção em que aumentam os obstáculos para tucanos na capital.

Slow motion 
Alckmin reunirá hoje secretários da área econômica e das pastas que tocam obras. O tucano demonstra preocupação com o ritmo de investimentos e a execução orçamentária.

Quem te viu 
Flagrado em vídeo sugerindo troca de apoio por dinheiro, Edgar Nóbrega (PT), que renunciou ontem à candidatura em São Caetano do Sul, integra a corrente Mensagem ao Partido. Quando eclodiu o escândalo dos aloprados, rompeu com o grupo de Hamilton Lacerda, seu concunhado.

Última palavra 
Ministros do STF reagiram à hipótese de a Câmara decidir pela perda de mandato de João Paulo Cunha. Fazem coro a Cezar Peluso e afirmam que é o STF o guardião e intérprete da Constituição -portanto, a cassação, se indicada pela maioria, seria imediata.

Pregão 
A tese de Carlos Ayres Britto de que o dinheiro público "nunca se despubliciza", proferida em seu voto, foi ironizada por advogados dos réus do mensalão. "Então quando Britto vai à feira ele precisa fazer uma licitação para gastar seu salário?", questiona um deles.

Paredão 
Servidores do STF estranharam a repetição diária do placar de votos do julgamento, não-usual. Brincam que Britto adotou o estilo semelhante ao do apresentador do reality-show "Big Brother", Pedro Bial.

O céu... 
Colegas do Supremo apostam que pelo menos o relator Joaquim Barbosa e a ministra Cármen Lúcia vão fixar penas mais duras que as estabelecidas por Peluso.

... é o limite 
O ex-deputado Natan Donadon foi condenado a 11 anos de reclusão por peculato em 2010. Relatora, Cármen Lúcia o condenou a 13 anos e 9 meses, e foi seguida por Barbosa.

Visita à Folha Priscila Pereira Pinto, diretora executiva do Instituto Millenium, visitou ontem a Folha. Estava acompanhada de Rosa Vanzella, assessora de imprensa.

com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI

tiroteio
"O feitiço virou contra o feiticeiro: a rejeição recorde de José Serra reflete, no fundo, os métodos adotados por sua campanha."

DO DEPUTADO FEDERAL PAULO TEIXEIRA (PT-SP), associando o índice do tucano ao uso da expressão "bilhete mensaleiro" em seu programa rádio.

contraponto

Hoje só amanhã
Logo após condenar João Paulo Cunha, anteontem, Cezar Peluso anunciou no plenário do STF que era o seu último voto após integrar a corte por nove anos. O presidente Carlos Ayres Britto suspendeu o julgamento para homenageá-lo. Peluso comentou, reservadamente:

-Não entendi. Não estou me despedindo hoje. Minha família vem amanhã de São Paulo para a última sessão.

Informado do desconforto, Britto ponderou:

-Fiz o que era praxe, mas não tem problema. Amanhã faremos outra homenagem.

Ontem Britto fez novos elogios e Peluso se despediu.

Nenhum comentário: