quarta-feira, agosto 15, 2012

PTB procura novo presidente - ILIMAR FRANCO


O GLOBO - 15/08

A sucessão de Roberto Jefferson no comando do PTB já está no horizonte do partido. Ele foi o único a se manter como dirigente após o escândalo do mensalão. Recentemente reconduzido, para não ser prejudicado no julgamento no STF, seus aliados dizem que ele pedirá para sair se for condenado. Estão cotados o vice Flávio Martinez (PR) e o secretário-geral Campos Machado (SP).

PMDB não dá apoio ao PT
Durante mais de uma hora, na noite de segunda-feira, líderes e dirigentes do PT tentaram convencer o comando do PMDB na Câmara a apoiar requerimento de convocação na CPI do Caso Cachoeira do diretor da revista "Veja" em Brasília, Policarpo Junior. O encontro foi realizado na casa do líder petista Jilmar Tatto (SP) e consta que o mais enfático na defesa da proposta foi o deputado Emiliano José (PT-BA). Os deputados do PMDB, a despeito da pressão, recusaram-se a dar apoio à iniciativa, alegando que não há fatos que indiquem que a relação extrapolou o contato entre jornalista e fonte. Os petistas não se conformaram e avisaram que voltarão à carga.

"Na Justiça do Trabalho existe concurso para juiz. Façamos a Justiça Eleitoral para valer! Quem quiser ser juiz eleitoral deve fazer concurso" Mozarildo Cavalcanti Senador (PTB-RR)

Com dias contados
O PT e o PMDB, com aval do relator Odair Cunha (PT-MG), decidiram que a CPI do Cachoeira termina em outubro. Festejam os ganhos: o STJ não anulou as provas da Operação Monte Carlo e abriu processo contra o governador Marconi Perillo; Demóstenes Torres foi cassado; e o contraventor Carlos Cachoeira está preso.

Projeto de anistia na surdina
Tramita silenciosamente na Câmara projeto de lei que anistia todos os deputados envolvidos no mensalão e que tiveram o mandato cassado. Os beneficiados: José Dirceu (PT-SP), Roberto Jefferson (PTB-RJ) e Pedro Corrêa (PP-PE).

Disputa de paternidade
Autor de um projeto de isenção à cesta básica, o deputado Paulo Teixeira (PT-SP) aposta que a presidente Dilma vai sancionar a emenda com esse objetivo, incluída pelo PSDB, na Medida Provisória 563, do programa Brasil Maior.

Na Câmara: tudo pela Educação
A bancada da Educação deu um drible no governo. O deputado Izalci (PR-DF) coletou 300 assinaturas para votar em plenário o novo Plano Nacional de Educação. Na comissão, foi aprovado artigo que destina 10% do PIB para gastos no setor. O governo quer manter 7,5% do PIB, mas seu requerimento teve apenas 80 assinaturas. Como no Código Florestal, derrota à vista.

"Ah, ah! Uh, uh! O código é meu"
O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), surpreendeu ao baixar portaria dando prazo para a Comissão do Código Penal votar até 4 de outubro o relatório final. Sarney quer aprovar o novo código antes de deixar o comando da Casa.

Reaproximação regada a emendas
O líder do PR, deputado Lincol Portela (MG), telefonou para o líder do governo, Arlindo Chinaglia (PT-SP) para dizer que o partido vai parar de criar dificuldades até o fim do ano nas votações de interesse do governo na Câmara.

O RELATÓRIO da CPI do Cachoeira vai incluir na organização criminosa do contraventor metade do secretariado do governador Marconi Perillo.

Nenhum comentário: