sexta-feira, agosto 24, 2012

Petrodólares - SONIA RACY


O ESTADÃO - 24/08

Em tempos de questionamento, pela CVM, sobre a representação dos acionistas minoritários na Petrobrás, a Associação de Investidores de Mercados de Capitais (Amec) fez conta surpreendente.

A soma da “destruição” de valor de mercado da estatal, de 30 de agosto – quando foi lançado seu modelo de capitalização – a 30 de junho é de absurdos… R$ 208 bilhões.

Petro 2
A conta, segundo Mauro Costa (que tentou, sem sucesso, representar os minoritários no conselho da estatal), teve como base respeitado fundo setorial administrado pela S&P: o XOP, que traz a média de cotações das empresas de óleo e gás em todo o mundo.

“O fundo valorizou, em dólar, 46% nesse período, enquanto a Petrobrás perdeu 48% de seu valor, também em dólar”, explica Costa, admitindo que parte da queda se deve também à desvalorização do real.

Petro 3
A Amec pretende fazer algo? “Fizemos a conta e montamos um fórum para discutir o assunto.” E, por enquanto, só.

Detalhe: os grandes fundos de pensão também fazem parte da associação…

Espada e lei
Mais uma dor de cabeça para Dilma. Chegou ao Senado projeto para derrubar decreto do governo que permite substituir servidores em greve.

Alegação? É inconstitucional.

Russomanninha
Batido o martelo. A mulher de Celso Russomanno marcou cesárea para 1° de outubro, uma semana antes das eleições.

Recentemente, Russomanno incluiu a ultrassonografia de sua esposa na agenda eleitoral – aberta aos fotógrafos.

Atchim
Há três casos de pacientes com H1N1 em tratamento no Einstein. Consta que uma das vítimas não está nada bem.De acordo com o hospital, os casos estão dentro da normalidade para esta época do ano.

Termômetro
Dona Olga, da Condal, vendeu mais de 300 máscaras de Roberto Jefferson, olho roxo, no último mês. As de Zé Dirceu, Severino Cavalcanti e Demóstenes Torres também têm boa saída.

Já as máscaras de Luiz Gushiken encalharam, graças ao cenário de absolvição.

Bike lovers
Boa notícia para ciclistas que gostam da faixa de lazer da Av. Paulista. Reunião na CET estuda prorrogar o trecho até a Rua Vergueiro, chegando ao centro. Culminando, segundo a Secretaria de Transportes, em espécie de ciclovia cultural a ser feita na região central de SP.

Dilma en el cine
Dilma falou à Forbes até sobre a sétima arte. Cinéfila, derramou elogios a…Um Conto Chinês, de nossos vizinhos portenhos.

Sem dona
Luziah Hennessy ajudou sim a trazer Zubin Mehta e Julian Rachlin para concerto com a Sinfônica Heliópolis – anteontem, no Teatro Municipal de SP. A apresentação, em prol do Instituto Baccarelli, aliás, foi emocionante e mereceu todos os aplausos.

Entretanto, na próxima, regente e violinista devem vir sozinhos.

Na frente
Ana Tinellii naugura loja no Shopping JK. Dia 30.

Mostra de Willys de Castro abre amanhã, no Instituto de Arte Contemporânea.

Carlos Abumrad autografa livro. Hoje, no Círculo Militar, no Ibirapuera.

Arthur Moreira Lima toca… piano sobre caminhão em São Bernardo do Campo, no níver da cidade. Amanhã.

Foram todos convidados, mas, até ontem, nenhum ministro do STF havia confirmado presença na pré-estreia da peça Doze Homens e uma Sentença – hoje, em Brasília. O espetáculo retrata júri que precisa chegar a uma decisão unânime sobre jovem acusado… de matar o pai.

Nenhum comentário: