quarta-feira, agosto 08, 2012

O mensalão pede passagem - ILIMAR FRANCO


O GLOBO - 08/08

A despeito da orientação da presidente Dilma, o secretário-geral da Presidência, Gilberto Carvalho, resolveu dar "pitacos" no julgamento do mensalão. Sua fala não agradou, pois o Planalto quer distância do processo. Mesmo assim, ainda desconhecida a repercussão, está sendo considerado um "errinho". Mas agora se sabe que as TVs do Palácio não estão ligadas só nas Olimpíadas.

Dilma no banco de reservas
Estrategista da campanha de Fernando Haddad à prefeitura de São Paulo, João Santana já definiu a linha dos primeiros programas de TV do petista. A prioridade é torná-lo conhecido. Para isso, seu principal garoto-propaganda será o ex-presidente Lula. Também será feito um esforço para desconstruir o prefeito Gilberto Kassab (PSD), pois as pesquisas qualitativas afirmam que, mais do que ser conhecido, o que dá consistência à candidatura de Celso Russomanno (PRB) é a sua imagem de anti-Kassab. Apenas no fim de setembro, na reta final da campanha, é que Santana pretende colocar a presidente Dilma na televisão pedindo votos para Haddad.

“A dispersão da investigação da CPI do Cachoeira favorece a empresa Delta e os políticos que se beneficiaram do esquema montado pelo contraventor” Miro Teixeira deputado federal (PDT-RJ) e integrante da CPI

O pai da criança
O caso conto como contaram. Um integrante do governo critica, para o ex-presidente Lula, "a má gestão de Sérgio Gabrieli na Petrobras", por causa do prejuízo de R$ 1,3 bilhões. Depois de ouvir, Lula responde com a pergunta: "Ué, mas na época dele, a presidente do Conselho de Administração da Petrobras era a presidente Dilma".

Os políticos na linha de tiro
A CPI do Cachoeira pretende agora ouvir os políticos, na presunção de que pegará mal para eles invocarem o silêncio. Na lista: os deputados Carlos Leréia, Sandes Jr., Stepan Nercessian, Rubens Ottoni, prefeitos e vereadores de Goiás.

Em busca do elo perdido
A cúpula da CPI do Cachoeira terá encontros, nos próximos dias, com os delegados da Polícia Federal e os auditores do Banco Central que investigam a organização de Carlos Cachoeira . Querem novidades para embalar a comissão.

Escondendo seus bens
O acordo de separação judicial entre Carlos Cachoeira e Andréa Aprígio, que irá depor hoje à CPI, foi fechado durante a CPI dos Bingos (2004). Diante do cerco, para não perder seus bens, Cachoeira passou todos eles para Andréa. Ela ficou com imóveis, inclusive a casa de Miami, empresas, entre as quais a Vitapan, e uma gorda pensão para ser deduzida do IR de Cachoeira.

A cada dia a sua agonia
O ato de hoje que vai ratificar o acordo PT-PMDB para a presidência da Câmara não encerra o assunto. O líder do PMDB, Henrique Alves (RN), diz que depois das eleições municipais todos os partidos e todos os deputados serão procurados.

Dengue e campanha eleitoral
Luz amarela no Ministério da Saúde. Há o temor de um eventual surto de dengue no verão. Por causa do ano eleitoral, na maioria das cidades, são desmobilizadas as equipes municipais de saúde. Medidas preventivas estão no forno.

O monopólio de mercado de trabalho dos práticos nos portos do país está com os dias contados. É a modernização, ao estilo Dilma, dos portos.

Nenhum comentário: