quinta-feira, agosto 23, 2012

MENSALÃO, O CANDIDATO - MÔNICA BERGAMO


FOLHA DE SP - 23/-8

O comerciante Lazaro da Silva Brum, 49, adotou o apelido "Mensalão" para se candidatar a vereador em Santa Rosa (RS) pelo PPS. É a primeira vez que ele concorre. O nome vem da lanchonete que abriu na cidade quando o escândalo veio à tona: a Mensalão Lanches.

Folha - Por que Mensalão?

Lazaro Brum - Não tem nada a ver com corrupção. Isso nem comento. Qual é a minha culpa se os caras me chamam assim? Estou atendendo [na lanchonete], e eles vêm: "Ô, Mensalão, traz uma cerveja?".

Mas o nome é coincidência?
Abri a firma quando o mensalão estourou. Amigos falavam: "Coloca [o nome de] Lancheria dos Amigos". Pensei: não, vamos colocar diferente. Eu sou gordinho, combinou. Aí, agora, só me chamam de Mensalão. E meus filhos de Mensalinho.

O apelido atrapalha?
Está até ajudando. Começam a gritar para o prefeito daqui, que é PT: "Mensalão, mensalão!". E eu respondo: "Ó, vão me eleger!" [risos].

E qual será o resultado do julgamento, na sua opinião?
Ah, vai estourar naquele que morreu, porque quem está morto não fala, né?

Já pensou em mudar o nome da lanchonete para Caixa Dois, já que os réus falam que é isso que aconteceu?
Não, não. Quero colocar o nome maior ainda [no letreiro]: Mensalão Lanches. Sou do povão, não tenho atrito com ninguém. E aqui no interior ninguém entende o que é mensalão, não.

OS DONOS DA LUZ
A Defensoria Pública de SP ajuizou ação contra 16 empresas de energia. Pede que elas restituam aos consumidores valores pagos no programa Luz da Terra. Criado em 1996, ele ampliou a distribuição de eletricidade nas áreas rurais. Consumidores de baixa renda pagavam antes de ter a luz, para financiar a instalação de rede e pontos em suas propriedades. As estruturas foram depois incorporadas ao patrimônio das empresas.

LAMPARINA
A Defensoria considera que é como se o consumidor tivesse feito um empréstimo a companhias, que agora precisa ser devolvido. Entre as principais empresas acionadas estão CPFL e Elektro. A primeira diz que ainda não foi citada. A Elektro não respondeu à coluna.

AGITO
O produtor Luiz Carlos Barreto procurou recentemente cineastas, artistas e outras celebridades para engrossarem um abaixo-assinado em apoio a José Dirceu.

MORNO
O documento, no entanto, pode ficar na gaveta até segunda ordem.
Há quem julgue que o momento, bem no meio do julgamento no STF, é inapropriado para manifestações do tipo.

QUENTE
Um dos entusiastas do manifesto pró-Dirceu era o ex-presidente Lula.

MÃEZONA
A mãe de Reynaldo Gianecchini, Heloísa Helena, diz que está "muito feliz" com o retorno do ator à televisão. Ele vai estrelar a novela "Guerra dos Sexos" (Globo).
"O trabalho deu muita força. Ele está ótimo, animado. É uma bênção."

CARANGA MOLHADA
Um barco para seis pessoas projetado pela BMW estará à venda no SP Boat Show, que começa no dia 28. O iate Intermarine 55 custa US$ 2,2 milhões (R$ 4,44 milhões) nos EUA. O preço brasileiro não foi divulgado.

MURO
Danilo Caymmi e Juca Chaves estão entre os músicos brasileiros à frente da Alcam (Associação Latino-americana de Compositores e Autores de Música). A nova entidade será lançada no sábado, no Memorial da América Latina, para propor uma política global de defesa dos direitos autorais.

OLHAR ESTRANGEIRO
A organização terá apoio do americano Paul Willians, vencedor do Oscar de melhor canção em 1976, e do italiano Lorenzo Ferrero, autor da trilha de "Star Trek".


VIVA SILVA!
O lutador Anderson Silva foi homenageado com festa no clube Royal, anteontem. No mesmo dia, ele lançou sua biografia. O ex-jogador Ronaldo Nazário e a modelo Nathalia Sullivan foram à balada, no centro de SP.

CURTO-CIRCUITO

O Centro de Estudos Universais convida o professor Ahmet Lüleci para workshop de danças turcas. Sábado e domingo, das 14h às 18h, no Itaim.
O cardiologista Roberto Kalil Filho recebe amanhã o título de cidadão honorário do Rio de Janeiro, na Câmara Municipal carioca.
O clube Provocateur, no Itaim, estreia hoje o projeto Pop Up na América Latina, com a edição Réveillon Punta del Este. 18 anos.
A exposição Era acontece hoje na Urban Arts, na rua Oscar Freire.

com ANNA VIRGINIA BALLOUSSIER, CHICO FELITTI e LÍGIA MESQUITA

Nenhum comentário: