sábado, agosto 04, 2012

Mensalão na comarca de Brasília - JORGE BASTOS MORENO - Nhenhenhém


O GLOBO - 04/08

Logo na abertura da primeira sessão do mensalão, o presidente do Supremo, Ayres Britto, confundiu nomes dos convidados especiais da Corte com os dos advogados de defesa. Retomando a leitura, estendeu aos réus o tratamento de "doutor" que havia dado aos convidados, mas logo se deu conta de que, com isso, estava reverenciando os 38 acusados e passou a citá-los diretamente pelo nome, sem o honroso título.

A gafe de Ayres Britto me reportou ao que contava Tancredo Neves sobre como eram tratados os réus quando integrava a banca de advogados do Tribunal de Júri da comarca de São João del Rei .

Como em São João del Rei tudo é solene, o juiz, segundo Tancredo, determinava: "Que entre o réu!" Tocava-se a corneta e entrava, como guarda de honra do réu, um soldado da PM, vestido de guerreiro romano, marchando forte e batendo continência com uma mão ao juiz e, com a outra, anunciando solenemente: " Sua Excelência o réu!".

E tome palmas !

Em alto estilo
No evento, anteontem, da União Brasileira de Biodiesel, o presidente da entidade, Juan Diego Ferres, botou o ex-presidente Lula numa saia mais justa do que a usada pela Suelen em "Avenida Brasil". Ao agradecer a atenção dispensada ao setor, Ferres pediu :

- Volta, Lula !

Depois de um silêncio constrangedor, foi a vez de o ex-presidente discursar. E Lula começou lembrando justamente a atenção especial que Dilma dá ao biodiesel. Falou durante 30 minutos, até encontrar o gancho para responder a Ferres, encerrando seu discurso com chave de ouro e sob o delírio da plateia :

- Companheiro Ferres, você me pede para voltar, mas eu já voltei. Voltei de uma enfermidade grave! Voltei do sofrimento de um tratamento doloroso! Voltei do câncer. E voltei para defender a reeleição da presidente Dilma em 2014 !

Lobão vira cordeiro
Sentado na mesa ao lado da dos chefes de Estado que festejavam, em almoço, o ingresso da Venezuela no Mercosul, o ministro Lobão percebeu que estavam falando dele e esticou os ouvidos. Era a presidente Cristina Kirchner puxando o assunto :

- Dilma, o Lobão tem a cara de clérigo. Eu acho isso desde que nos reuníamos no grupo parlamentar Brasil-Argentina. Eu era senadora, e ele também.

Comentário da Dilma :

- Clérigo? Ele tem a cara de ex-comunista !

E contou um episódio ocorrido ainda no governo Lula, quando Lobão foi voto vencido numa reunião na qual prevaleceu uma proposta mais conservadora do comunista Haroldo Lima e saiu lamentando :

- O único ex-comunista deste governo sou eu !

Macho
Ministro do PT recusou-se a gravar para candidato em Porto Alegre, por ser Manuela .

Cliente
O criminalista Antonio Carlos de Almeida Castro, o famoso Kakay, costuma dizer que a pior coisa para advogado é defender inocente. O culpado, segundo ele, já chega consciente do que fez e do que pode lhe acontecer. E obedece cegamente às instruções da defesa. Ah, e o mais importante, lembra Kakay, paga à vista .

Já o inocente chega acreditando na lei e na Justiça. Questiona a estratégia da defesa, recusa os álibis sugeridos pelo advogado, pede fiado, prometendo pagar só depois da sua absolvição.

Corajoso
E não é que o Renan Calheiros pensa mesmo em ser presidente do Senado novamente ?

Ele não se contenta em exercer impunemente o cargo de líder do PMDB do Senado .

Falta-lhe a modéstia do verdadeiro político perfilado por Millôr: "Com o passado que tenho, aceito qualquer presente" .

Lição
Uma das mais gaiatas definições do mensalão foi dada por um amigo da coluna ao filho hiperativo de 4 anos, que lhe perguntou o signficado do termo: 

—Mensalão, filho, é o impeachment atrasado do Lula.

Dono
A propósito, indagado por um amigo sobre o que achava da declaração de Miro Teixeira de que “o mensalão não é o julgamento do Zé Dirceu, mas do Lula”, o filho de dona Olga e do seu Castorino ficou seculares segundos em silêncio e
concordou com a cabeça.

‘Slow’ K
Se eu fosse o Murilão da Vale, ficava trancado em casa. Déda está no Rio querendo o potássio de Sergipe.

Nenhum comentário: