quinta-feira, agosto 30, 2012

LISTA ABERTA - MÔNICA BERGAMO

FOLHA DE SP - 30/08

Joaquim Barbosa já definiu uma de suas primeiras "missões" na presidência do STF (Supremo Tribunal Federal), que assume em novembro: abrir discussão com a presidente Dilma Rousseff sobre os critérios de nomeação dos próximos ministros da corte. Ele diz que está "extremamente preocupado" com as substituições Carlos Ayres Britto, Cezar Peluso e Celso de Mello, que se aposentam em breve.

VASTO MUNDO
Barbosa diz que vai propor a Dilma a indicação de nomes "de fora desse microcosmo de Brasília, desse mundinho em que ministros vêm sendo escolhidos ultimamente". Defende que os indicados para o Supremo sejam "desvinculados dos interesses da máquina estatal e dos interesses privados" de grandes bancas de advocacia.

ALTO NÍVEL
O futuro presidente do STF afirma já ter uma lista de "pelo menos dez grandes nomes, grandes juristas, professores devotados ao interesse público e com visão de Estado, como são Britto, Peluso e Celso" que pode sugerir a Dilma. "Mas o importante não são os nomes e sim os critérios da escolha, com uma consulta completa, ampla e de alto nível."

NA PARADA
Na lista de candidatos ao Supremo que circula há tempos em Brasília estão ministros de tribunais superiores e também um integrante do governo -Luis Adams, atual advogado-geral da União.

ALERTA
A ABI (Associação Brasileira de Imprensa) encaminhou ao ministro Paulo Bernardo, das Comunicações, carta em que se diz "preocupada" com a situação da RedeTV!, que tem atrasado pagamentos e "pode gerar em breve situação parecida com que passaram a TV Tupi e a TV Manchete". A entidade pede que o ministério crie um departamento técnico para fiscalizar a liquidez e a administração de emissoras de televisão.

SUPERIOR INCOMPLETO
Quando terminar de gravar a novela "Avenida Brasil" (Globo), Nathalia Dill quer voltar a estudar. Mas acha que foi jubilada da graduação de direção teatral, que começou a cursar na UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). "Tranquei a faculdade em 2007, acho que não consigo mais voltar. Vou fazer um curso mais livre."

PONTO DE...
No jantar oferecido a ele por José Victor Oliva (fotos abaixo), José Serra (PSDB-SP) tentava animar os convidados, preocupados com informações de que as próximas pesquisas eleitorais poderiam registrar nova queda de sua candidatura a prefeito. "Eleição só é fácil a posteriori. Mas quem acha isso no começo da disputa em geral perde. Eleição se disputa sempre com um certo grau de tensão."

...INTERROGAÇÃO
No encontro, amigos do tucano revelavam que a maior dificuldade que encontram quando pedem votos para ele é a crença de que pode deixar a prefeitura para disputar a Presidência. "Dizem: 'Serra tá bem, ele é ótimo, correto, mas vai sair'. Quero dizer a vocês que não estou entrando pra sair", afirmou Serra num rápido discurso.

DOSE CAVALAR
E outros convidados tentavam arrancar do publicitário Washington Olivetto uma fórmula capaz de reverter a rejeição do tucano nas pesquisas. À artista Maria Bonomi, ele usou um ditado inglês para explicar por que prefere ficar longe de campanhas políticas: "O camelo é um cavalo desenhado por um comitê".


DE JOSÉ PARA JOSÉO empresário José Victor Oliva, da Holding Clube, ofereceu em sua casa jantar para o candidato do PSDB à Prefeitura de SP, José Serra. Estiveram no Jardim Guedala anteontem Manuela Vivo, da Liberty Seguros, o publicitário Washington Olivetto e o ex-piloto Emerson Fittipaldi, entre outros.

CURTO-CIRCUITO
O show "Aventureiros", com Gero Camilo, é hoje, no Estúdio Emme. 18 anos.

A Jaeger-LeCoultre celebra hoje parceria com a equipe de polo de Rico Mansur, no JK Iguatemi.

A mostra "Duas na Sala do Trono", de Fernanda Chieco, abre hoje na galeria Eduardo Fernandes.

Daniel Magnoni fala no Congresso Paulista de Nutrição, hoje, em São Paulo.

Nenhum comentário: