sábado, agosto 04, 2012

Grupo fechado - VERA MAGALHÃES - PAINEL


FOLHA DE SP - 04/08


Encerradas as sessões inaugurais do julgamento do mensalão, Carlos Ayres Britto ouviu de colegas que terá de ser duro para resistir às manobras da defesa. Ministros avaliam que Britto deveria ter insistido em sua ideia inicial: negar de pronto a questão de ordem de Márcio Thomaz Bastos pelo desmembramento do processo, como fez com o pedido posterior, de Alberto Toron. "O tribunal está fechado com o presidente. Vamos apoiar suas decisões", disse um membro do STF.

Calma No intervalo da primeira sessão, os ministros também sugeriram a Joaquim Barbosa que não caísse na "pilha" da defesa, nem perdesse a paciência com os colegas, sobretudo Ricardo Lewandoswki. Lembraram a ele que haverá tentativas de "desestabilizá-lo". Barbosa, como relator, tem a tarefa de conduzir o processo.

Dois tempos Os ministros preparam seus votos de duas formas: por núcleos, como na denúncia, ou individualmente, réu por réu. Devem esperar a opção de Barbosa para acompanhá-lo.

Bombril Integrantes do STF dizem que Sérgio Môro, chamado por Rosa Weber para auxiliá-la no voto do mensalão, é especialista não apenas em crimes financeiros, como muitos lembraram nas últimas semanas, mas também em formação de quadrilha, cerne da acusação contra o chamado núcleo político.

Sofá Advogados exaustos diante da fala monocórdia e sem emoção do procurador-geral da República, Roberto Gurgel, faziam piada com sua semelhança com o apresentador Jô Soares: "Nesse caso não é um talk-show, é uma sessão de sonoterapia".

Toga justa Apesar das críticas à fala de Gurgel, interlocutores dos réus receberam com apreensão o pedido de prisão a todos os eventuais condenados. Nas palavras de um advogado, o procurador colocou a Corte em situação delicada ao "radicalizar".

Reencontro Ex-vice na chapa de Fernando Haddad, Luiza Erundina (PSB) embarca hoje na campanha do petista. Superado o impasse que envolveu a aliança com Paulo Maluf, a ex-prefeita protagonizará ato organizado pelo vereador Carlos Neder (PT) no Sindicato dos Químicos de São Paulo.

Boletim Já o ingresso de Lula no corpo a corpo ainda depende de aval médico. O ex-presidente será submetido a bateria de exames na segunda-feira. Caso seja liberado, pode participar de carreata na próxima semana. Se houver restrição, sua estreia fica adiada para o dia 13.

Pico... Com os minutos de fama do nanico Levy Fidélix (PRTB) no debate de anteontem na Band, PT e PSDB passaram a considerar improvável acordo da TV Globo com os candidatos para promover encontro com apenas seis postulantes à prefeitura.

... de audiência A emissora acena com cobertura diária de Fidélix e Carlos Gianazzi (PSOL) para convencê-los a desistir do debate, previsto inicialmente para 4 de outubro. O problema é que eles não têm agenda regular e dificilmente abririam mão da vitrine às vésperas do pleito.

Dobradinha Após José Serra defender, na Band, os investimentos do governo paulista em transportes metropolitanos, Geraldo Alckmin autorizou ontem a compra de 65 trens para a CPTM.

Sem susto Tucanos relativizam o resultado da pesquisa CNT que traz números superlativos de aprovação para Dilma Rousseff e coloca a presidente e Lula com larga vantagem sobre Aécio Neves na disputa de 2014. Lembram que a entidade é dirigida por Clésio Andrade (PMDB-MG), hoje adversário do senador.

com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI

tiroteio

"Nosso estatuto proíbe a manifestação sobre causa alheia. É uma vergonha o presidente da OAB pedir a condenação dos réus."

DO ADVOGADO LUIZ FERNANDO PACHECO, defensor do réu José Genoino no mensalão, evocando norma de conduta da classe para criticar Ophir Cavalcante.

contraponto

Sonoplastia do voto

Antes de começar o debate paulistano da Band, anteontem, técnico de som passava por todos os púlpitos pedindo que os candidatos testassem os microfones contando até quatro em voz alta. Quando chegou a vez do teste de Paulinho da Força (PDT), o sindicalista bradou:

-Vote Paulinho da Força, 12, vote 12.

O operador de áudio riu e o pedetista arrematou:

-Se ligar o microfone eu peço voto mesmo. Quem sabe alguém da equipe técnica vira meu eleitor?

Mais tarde, no ar, Soninha Francine (PPS) e Paulinho repetiram seus números para os telespectadores.

Nenhum comentário: