terça-feira, agosto 14, 2012

Efeito Piantella - VERA MAGALHÃES - PAINEL


FOLHA DE SP - 14/08

Com o início, amanhã, da fase crucial do julgamento do mensalão -a dos votos dos ministros-, os principais advogados devem sair de cena. Vão aguardar em "silêncio obsequioso" a manifestação dos membros do STF. Eles acham que conseguiram minar a acusação e creem ter "virado" votos com "viés de condenação". Mas também avaliam que alguns se expuseram demais em noitadas em Brasília, o que é negativo. "É o efeito Piantella. A ordem é submergir", diz um interlocutor.

Vaquinha O veto do STF à roupa do advogado de Roberto Jefferson, Luiz Barbosa, virou piada entre os petebistas. Jefferson pediu aos companheiros que avisassem Barbosa que o novo terno seria reembolsado. "Vamos fazer um rateio depois. Fala para ele entregar a nota."

Torcida A anunciada exortação, por parte da defesa de Jefferson, de que Lula estivesse no banco dos réus, tem efeito mais para "fora" do que para os ministros, na avaliação de quem acompanha o julgamento de perto.

Carona Centrais sindicais reafirmarão amanhã a Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência) apoio à greve dos servidores federais e cobrarão ampla mesa de negociação com o governo. O encontro é para discutir um fundo de preservação do emprego no setor privado.

Sem susto 1 Enquanto a Prefeitura do Rio criou na semana passada Grupo de Trabalho para discutir os números do Ideb antes da divulgação oficial pelo MEC, prevista para amanhã, a secretaria paulistana de Educação dizia ontem ter sido preterida.

Sem susto 2 A antecipação dos dados aos municípios fora prometida pela pasta para evitar que as prefeituras fossem informadas dos indicadores da educação básica pela imprensa. A administração Gilberto Kassab vê motivação eleitoral no fato de não ter obtido os números.

Inspiração... Ao tratar da disposição geográfica dos bolsões de pobreza e riqueza de São Paulo, Fernando Haddad (PT) recorreu à metáfora da "Belíndia" em seu recém-apresentado programa de governo. A expressão foi concebida pelo economista tucano Edmar Bacha, um dos idealizadores do Plano Cruzado.

...tucana Na década de 70, Bacha argumentava que o regime militar criaria no país indicadores da Bélgica, mas com a maioria da população experimentando padrões de vida indianos. A "síndrome" ganhou notoriedade nas publicações acadêmicas de Fernando Henrique Cardoso.

No muro Cortejada por Soninha Francine (PPS) e Haddad, Marina Silva esteve em São Paulo para gravar inserções eleitorais para a TV. A ex-senadora só deu depoimento para Ricardo Young, que disputa vaga na Câmara.

Memória seletiva Ao referir-se aos candidatos de sua base na eleição paulistana, Dilma Rousseff menciona três nomes: Haddad, Gabriel Chalita (PMDB) e Celso Russomanno (PRB). A presidente omite sistematicamente Paulinho da Força, do PDT, que tem 26 deputados, cinco senadores e um ministro.

Arma... A campanha de Márcio Lacerda tem editado um vídeo para levar ao ar no horário eleitoral em que Dilma afirma, dias antes de lançar Patrus Ananias em Belo Horizonte, que o pessebista é o "melhor prefeito do Brasil".

... secreta A ideia, no entanto, é só exibir as imagens, em que a presidente ainda fala que as parcerias com Lacerda são as mais bem-sucedidas, caso ela entre "pesado" na campanha de Patrus, com ataques ao antigo aliado. Caso contrário, o vídeo permanecerá arquivado.

com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI

tiroteio

"A bandeira que o Rio mais precisa é a da não repetição dos erros do Pan na Olimpíada. Esta eu não sei se Eduardo Paes empunhará."

DO CANDIDATO DO PSOL À PREFEITURA CARIOCA, MARCELO FREIXO, sobre o símbolo dos Jogos de 2016, que o prefeito agitou anteontem em Londres.

contraponto

Dérbi das urnas

Durante evento em que dirigentes esportivos declararam apoio a Márcio Lacerda (PSB), ontem, em Belo Horizonte, Aécio Neves usou a rivalidade entre os presidentes Alexandre Kalil, do Atlético, e Gilvan Tavares, do Cruzeiro, para criticar a saída do PT da aliança do prefeito:

-Imaginem se o Kalil vira cruzeirense? E o Gilvan, atleticano? Há mais coerência no futebol que na política!

Um cartola retrucou, lembrando que Lacerda é atleticano e seu vice, Délio Malheiros (PV), torce pelo rival:

-Coerência é isso. Acertaram a chapa. Tomara que o Brasileirão e a eleição terminem assim: campeão e vice

Nenhum comentário: