quarta-feira, agosto 29, 2012

Demarcando território - VERA MAGALHÃES - PAINEL


FOLHA DE SP- 29/08


Aloizio Mercadante vai tirar férias para mergulhar na disputa eleitoral em São Paulo. O ministro da Educação programou semana de folga na reta final da campanha, período no qual percorrerá municípios onde o PT tem chance de vitória. A agenda de Mercadante é vista como resposta à superexposição do colega Alexandre Padilha (Saúde), que faz incursões pelo interior às sextas, sábados e domingos. Ambos travam disputa velada pela candidatura ao Bandeirantes em 2014.

Isonomia 
Como Dilma Rousseff liberou Fernando Pimentel (Desenvolvimento) para ajudar Patrus Ananias (PT) em Minas, deve fazer o mesmo com o titular do MEC. Mercadante, após meses da greve das universidades, avalia o timing da saída.

Máquina 
O PSDB-SP ingressará com representação à Justiça Eleitoral e ação de improbidade contra Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência), que prometeu, em evento no dia 19, ampliar repasses federais para Franco da Rocha caso Kiko Celeguim (PT) seja eleito prefeito.

Gogó 
Com dificuldades com a voz desde o tratamento contra o câncer de laringe, Lula tem levado a fonoaudióloga nas gravações para a TV.

No muro 
Afastado do prefeito Márcio Lacerda desde o rompimento com o PT, o presidente do PSB-MG, Walfrido dos Mares Guia, deve se encontrar com Lula na sexta-feira em Belo Horizonte.

Espelho meu 
Questionado pelo "CQC", da Band, Roger Federer admitiu a semelhança física com Gabriel Chalita (PMDB) após ver foto do candidato. O tenista pediu ao sósia que não se promova dizendo ser parecido com ele.

Sobrevida 
O PT espera que João Paulo Cunha renuncie à candidatura em Osasco tão logo saia o placar do julgamento no STF. Dirigentes lembram que ele precisará do partido se quiser tentar salvar seu mandato na Câmara.

Meteorologia 
Ministros do Supremo Tribunal Federal próximos a Cezar Peluso dizem que o ministro, que se aposenta no dia 3, só dará o voto inteiro no mensalão se o "clima mudar" no plenário. Peluso teme ser censurado por Ricardo Lewandowski e Marco Aurélio Mello.

Linha-dura 
Lewandowski indeferiu ontem pedido de Carlinhos Cachoeira para depor sem algemas hoje na 5ª Vara da Justiça Federal, em Brasília. O acusado de contravenção evocou súmula do próprio STF que restringe o uso do artefato, sem sucesso.

Junto... 
A Polícia Federal gravou conversa em que Toninho, irmão do governador Marconi Perillo (PSDB), aconselha Wladimir Garcez, braço-direito de Carlos Cachoeira, a participar de um lote de licitação em Goiás que não teria presença do ex-diretor da Dersa Paulo Vieira de Souza, o Paulo Preto.

... e misturado 
"Fala para continuar no [lote] 22, porque no 29 tem o Paulo Preto também", diz Toninho ao aliado de Cachoeira. Em seguida, o irmão de Perillo troca duas vezes o nome de Paulo -que depõe hoje na CPI- por "Alexandre Preto".

Descalibrado 
Comissão do Ministério Público de São Paulo fez 100 propostas de emendas ao anteprojeto de mudança do Código Penal em análise no Senado. Promotores veem desproporção de sanções. Um artigo prevê de 1 a 4 anos de prisão para omissão de socorro a animais, e de 1 a 6 meses quando se trata de seres humanos.

Visita à Folha Rodrigo Garcia, secretário de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, visitou ontem a Folha. Estava acompanhado de Ana Trigo, coordenadora de comunicação.

com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI

tiroteio
"Pelo depoimento de Pagot, a sede do Dnit virou caixa automático para a campanha de Dilma em 2010. PT pediu, diretor 'pagot'."

DO LÍDER DO PPS NA CÂMARA, RUBENS BUENO (PR), sobre o ex-diretor do órgão admitir, na CPI do Cachoeira, uso da máquina para arrecadação eleitoral.

contraponto

À moda dos pampas
Durante aula inaugural na FGV, em São Paulo, Nelson Jobim discorria sobre sua trajetória no Ministério da Defesa e narrava as dificuldades de seus antecessores. Falando da gestão de Waldir Pires, lembrou da tensão provocada pela greve dos controladores de voo:

-Ele teve má sorte. Ao seu estilo baiano, tentou resolver os conflitos pela pacificação, sem demissões.

Depois, o gaúcho Jobim relatou sua receita no cargo:

-Pedi carta branca ao Lula. Com métodos menos ortodoxos, mudei todo o comando da Anac e da Infraero, bem ao estilo do Partido Progressista Riograndense.

Nenhum comentário: