quarta-feira, agosto 15, 2012

CLAUDIO HUMBERTO

“Se o dinheiro foi lavado, já chegou limpo no diretório do PT”
João dos Santos Gomes Filho, advogado do ex-deputado e réu Paulo Rocha (PT-PA)

O MENSALÃO: STF DEFINE QUE CEZAR PELUSO VAI VOTAR

Os ministros do Supremo Tribunal Federal decidiriam que o colega Cezar Peluso terá tempo para apresentar seu voto no julgamento do mensalão, antes de sua aposentadoria em 3 de setembro próximo, ao completar 70 anos. Além da possibilidade de antecipá-lo após a leitura do voto do relator, Peluso poderá fazê-lo a qualquer tempo, mediante autorização do presidente do STF, ministro Carlos Ayres Britto.

QUEM AUTORIZA

O artigo 135, parágrafo 1º do Regimento Interno do STF, prevê o voto antecipado de ministro “se o presidente [do STF] autorizar”.

PRECEDENTES

Há precedentes no STF: na decisão sobre direito de greve do servidor, houve antecipação de voto do ministro Celso de Mello.

CASOS HISTÓRICOS

Também anteciparam votos, na história recente do STF, os ministros já aposentados Ellen Gracie, Célio Borja e Sepúlveda Pertence.

MANOBRAS À VISTA

Defensores de mensaleiros querem protelar sessões para inviabilizar o voto de Cezar Peluso, juiz considerado rigoroso em suas sentenças.

BARBOSA QUERIA SESSÃO NA SEXTA, E FOI VOTO VENCIDO 

O ministro Joaquim Barbosa, relator do processo do mensalão, propôs aos colegas que o Supremo Tribunal Federal realizasse sessão nesta sexta-feira, a fim de que ele desse continuidade à leitura do seu voto, de mais de mil páginas, que será iniciada na véspera ou talvez nesta quarta. Mas o ministro revisor do processo, Ricardo Lewandowski, ficou contra, alegando compromisso anterior, e a sessão não se confirmou.

FARTURA

A Câmara de Goiânia está na mira do Ministério Público de Goiás: cada vereador tem 26 assessores, fora os estagiários “não contabilizados” .

MANDANDO BEM

A CPI do Cachoeira desistiu de criar sub-relatorias porque concluiu que o relator, deputado Odair Cunha (PT-MG), tem dado conta do recado.

SÃO PAULO NO ROTEIRO

Candidato a prefeito, Gabriel Chalita (PMDB) quer chamar Woody Allen para filmar em São Paulo, como em NY, Londres, Paris, Roma etc.

TÔ FORA

A deputada Érica Kokay (PT-DF) abriu dissidência na base de apoio do governador Agnelo Queiroz. Em reunião com uma dezena de próceres petistas, como o presidente do partido no DF, deputado Roberto Policarpo, ela pregou aviso: “Agnelo não terá meu apoio na reeleição”.

PATTON CABOCLO

O jornalista Carlos Chagas chamou Joaquim Barbosa de “[George S.] Patton caboclo”, alusão ao general herói da 2ª Guerra, que libertou do jugo alemão 12 mil cidades e povoados europeus. O ministro adorou.

CAÇA FANTASMAS

Em entrevista a uma TV da internet, o ex-ministro Franklin Martins (Comunicação) jurou em meio a uma crise de tosse que “a imprensa vai pagar um preço alto” pela cobertura do mensalão. 

FREELANCER

A rede terrorista Al Qaeda procura homens-bomba na internet para “trabalho temporário”, segundo o jornal israelense Yedoth Ahronoth. 

A contratação é por e-mail e o pagamento garantido ainda em vida.

APOSTA NO DESGASTE

Braço sindical do PT, a CUT também entrou no Supremo com ação de inconstitucionalidade contra “práticas antisindicais” do governo Dilma contra os servidores públicos. Hoje, tem nova marcha na Esplanada.

PARAÍSO AFRICANO

Tão generoso em doar nosso dinheiro à África, o Brasil também abriga a grana da pilhagem dos ditadores: cerca de US$ 1,27 bilhão do falecido presidente da Guiné, general Lansana Conte, num banco brasileiro, foram bloqueados por herdeiros da “lavanderia”, diz a imprensa local. 

VOLTA, DAC

Detonaram o DAC, um órgão técnico, para criar a Agência Nacional de Aviação Civil, grande reserva de incompetência. Pilotos da aviação civil dão outro significado à sigla Anac: “Além de Não Ajudar, Complica”.

CANELA MORDIDA

A defesa do ex-deputado Professor Luizinho (PT-SP) no mensalão atribuiu a um tal “Zé Linguiça” os saque de R$ 20 mil do valerioduto. Era ele quem corria atrás do rabo, ops, de Delúbio Soares.

PENSANDO BEM...

...é Lula quem precisa agora de “nervos de aço”. 

PODER SEM PUDOR

O MENTIROSO OFICIAL


Pedro Rattes era prefeito de Manacapuru (AM) quando encontrou Arquimedes, mentiroso oficial da cidade, e resolveu jogar conversa fora:

- Conta uma mentira aí, Arquimedes...

- Posso, não, seu Pedro - esquivou-se. Hoje, eu estou triste; vou ao enterro do seu Arnaldo, dono da mercearia.

Rattes ficou envergonhado, pediu desculpas. Mas não demorou descobrir que o comerciante estava vivo e saudável. Pediu explicações a Arquimedes:

- Mas, que sacanagem! Você disse que seu Arnaldo havia morrido...

- Ué, o senhor não pediu para eu contar uma mentira?

Nenhum comentário: