sexta-feira, agosto 31, 2012

A cautela da presidente - ILIMAR FRANCO


O GLOBO - 31/08

A presidente Dilma não quer saber de bola dividida. Nas eleições municipais, ela não pretende participar da campanha onde não for claro o embate Governo x Oposição. Dilma não quer entrar na eventual disputa de Fernando Haddad com Celso Russomanno em São Paulo. A presidente deve abrir uma exceção, Belo Horizonte, porque participou da montagem da chapa de Patrus Ananias.

Ministro: "A chefa está aborrecida"
Estão no sal com o governo o líder Eduardo Braga (PMDB-AM); o vice-líder Gim Argelo (PTB-DF); o deputado Edinho Araújo (PMDB-SP), da bancada do vice-presidente Michel Temer; e o deputado Sarney Filho (PV-MA). O Planalto considera inexplicável a omissão deles na votação da MP do Código Florestal na Comissão Mista do Congresso. A presidente Dilma deixou claro ontem, por gestos e palavras, que não gostou do acordo, vendido a ela como "o possível". Sua avaliação é que a base do governo virou água e que os ruralistas venceram. Elogios só para os senadores Luiz Henrique (PMDB-SC), Jorge Viana (PT-AC) e Rodrigo Rollemberg (PSB-DF).

“Foi o menos ruim, o menos traumático. No plenário ainda podemos arrumar o texto. E o governo pode fazer mais uma cirurgia: o veto” Eduardo Braga Líder do governo no Senado (PMDB-AM) sobre a aprovação da MP do Código Florestal

A ordem é endurecer
O governo negocia com os senadores da Comissão do Código Penal medidas para ampliar rigor na aplicação da Lei Seca, uso de pulseiras eletrônicas por prisioneiros do regime semiaberto e legislação mais forte de combate ao terrorismo.

Constatação
Os ministros nomeados pelo ex-presidente Lula para o STF tiveram o mesmo comportamento que os nomeados pela presidente Dilma no julgamento do mensalão. Lula nomeou seis ministros. Entre os seus, deu 4 a 2 pela condenação do petista João Paulo Cunha. Entre os de Dilma, deu 2 a 0. O ex-presidente está surpreso.

Doce vida
Os agentes da PF em greve estão providenciando um piano para colocar no estacionamento do Ministério da Justiça. O ministro José Eduardo Cardozo reclamou do barulho das vuvuzelas. Na segunda-feira, aguarda repertório selecionado.

Patrus 2x0 Patrus
O PT perdeu. A Justiça eleitoral mineira decidiu que o prefeito Marcio Lacerda (PSB) poderá usar a melodia de seu jingle de campanha, por não ser um símbolo de Belo Horizonte e ter adquirido os direitos para usá-la. O socialista também poderá usar o discurso da presidente Dilma dizendo que "Lacerda é o melhor prefeito do Brasil e que fazer parcerias com ele é garantia de entrega".

A vez de Adams está chegando?
O que se diz nos bastidores do STF é que o ministro Celso de Mello, nomeado pelo ex-presidente José Sarney, aposenta-se no final deste ano. Há forte articulação no governo em favor do advogado-geral da União, Luís Adams.

Deixa a vida me levar...
Aposentado do STF, Cezar Peluso vai morar em Brasília. Ele avalia propostas de trabalho de vários escritórios de advocacia. Aos amigos, disse que vai se dedicar às suas paixões: cozinhar e ouvir samba. É fã de Zeca Pagodinho e Arlindo Cruz.

A PRESIDENTE DILMA só pretende definir o nome do sucessor do ministro Cezar Peluso, no STF, após a conclusão do julgamento do mensalão.

Nenhum comentário: