sexta-feira, julho 27, 2012

Segurança nacional - VERA MAGALHÃES - PAINEL


FOLHA DE SP - 27/07

O ministro José Eduardo Cardozo (Justiça) reagiu à entrevista em que Geraldo Alckmin compartilha com o governo federal a responsabilidade pelo avanço da criminalidade em São Paulo. "Não vou transformar a violência em questão política ou eleitoral. O enfrentamento do problema exige soma de esforços", disse Cardozo. O governador referiu-se às brechas para entrada de armas no país. Para o ministro, contudo, o plano de fiscalização de fronteiras "é um sucesso indiscutível''.

Tenores Márcio Thomaz Bastos e José Carlos Dias, os dois decanos da banca estrelada de advogados dos réus do mensalão, falarão em dias seguidos, defendendo diretores do Banco Rural. A assessoria do banco se animou com a divisão, pois assim espera ter "dois dias de Jornal Nacional" para os executivos.

Retranca Às voltas com os volumes do processo, ministros do STF estranham o silêncio do procurador-geral da União, Roberto Gurgel, que não está fazendo o mesmo périplo dos advogados para convencer os magistrados da tese da acusação.

Outro lado Luiz Moreira, na fila para ser reconduzido ao Conselho Nacional do Ministério Público, diz que as denúncias atribuídas a ele, como o uso de carro oficial para transportar José Genoino, integram campanha para difamá-lo. Moreira quer apresentar provas de sua inocência em sabatina no Senado.

Reparação A AGU ingressará com seis ações na Justiça para que sejam localizados e indenizados herdeiros das vítimas da Guerrilha do Araguaia. Determinados pela Corte Interamericana, os pagamentos somam US$ 1,3 milhão para 20 ações. A cifra sairá dos cofres da Secretaria de Direitos Humanos.

HQ Em meio às novas buscas de Carlinhos Cachoeira entregues à CPI, foi retida agenda com ilustrações do personagem Cebolinha, da Turma da Mônica, com a expressão "game over''.

Tela... Terminou sem acordo reunião, ontem, da TV Globo com emissários dos candidatos em São Paulo. A emissora propôs que os 50 segundos de cobertura eleitoral no telejornal local exibissem os dois primeiros colocados nas pesquisas e houvesse rodízio entre os demais.

... quente Com exceção dos representantes de José Serra e Celso Russomanno, as campanhas reclamaram do critério e novo encontro foi marcado para terça. "Nanicos" também reagiram à ideia de que o debate de 4 de outubro reúna só os cinco nomes com maior intenção de voto.

Anos rebeldes 1 Reunião de dirigentes da União Nacional dos Estudantes com Serra, que presidiu a entidade na década de 60, inflamou militantes petistas nas redes sociais. A divulgação da foto do encontro, ocorrido anteontem, fez com que aliados de Fernando Haddad disseminassem vídeo em que a UNE dava apoio a Dilma em 2010.

Anos rebeldes 2 Filiado ao PC do B, Daniel Iliescu, atual presidente, convidou Serra para o início das obras da nova sede, dia 11, no Rio. "Temos representantes de 27 correntes na direção, inclusive do PSD e PSDB", defendeu-se o dirigente, que hoje à tarde estará com Lula.

Rota do sol Secretário estadual de Meio Ambiente e um dos tucanos que desistiram das prévias paulistanas em favor de Serra, Bruno Covas chefiará o conselho político da campanha de Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) à Prefeitura de Santos.

Visita à Folha Celso Giglio, deputado estadual e candidato do PSDB à Prefeitura de Osasco, visitou ontem a Folha. Estava acompanhado de Rubens Figueiredo, cientista político.

com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI

tiroteio

"Antes de Kassab turbinar a candidatura de Russomanno, precisaria fazer decolar sua gestão em São Paulo, a pior das capitais."

DO PRESIDENTE DO PT PAULISTANO, ANTONIO DONATO, coordenador do QG de Fernando Haddad, sobre as tratativas do prefeito com o candidato do PRB.

contraponto

Memória camarada

No evento de lançamento da campanha para difundir o Brasil como destino turístico, anteontem, em Londres, o presidente da Embratur, Flávio Dino (PC do B-MA), citou intelectuais brasileiros, como Machado de Assis e Graciliano Ramos, e britânicos, como Charles Dickens e William Shakespeare. No meio do discurso, lembrou que foi em solo londrino que Karl Marx escrevera "O Capital". O ministro Aloizio Mercadante (Educação) comentou:

-Esse é um comunista disciplinado. Deu um jeito de citar Marx, que é alemão, e não mencionou Adam Smith!

Escocês, Smith foi precursor do liberalismo econômico.

Nenhum comentário: