terça-feira, julho 03, 2012

PSB pode intervir - ILIMAR FRANCO


O GLOBO - 03/07

O PSB, depois de os governadores Cid Gomes (CE) e Eduardo Campos (PE) terem rompido com o PT, quer evitar que o prefeito Marcio Lacerda (Belo Horizonte) o faça. Os socialistas convocaram reunião da Executiva Nacional para amanhã, com o objetivo de reverter a decisão local, de não fazer coligação para vereador com os petistas. Hoje, é a Executiva petista que se reúne para tentar substituir o candidato rebelde, Roberto Carvalho, pelo ex-ministro Patrus Ananias. Parece combinado.

Com esses aliados, para que oposição?
Enquanto a presidente Dilma se descabela no Planalto, com as benesses que o Congresso quer aprovar antes do recesso, seus aliados continuam propondo medidas para aumentar as despesas públicas. Hoje, é a vez do líder do PT no Senado, Walter Pinheiro (BA), ser o bem feitor. Em seu relatório à MP da Seca (Nordeste), vai propor a ampliação das medidas para os estados do Sul e do Norte que enfrentaram estiagem ou enchentes. E mais: todos os produtores das regiões Norte, Sul e Nordeste que tiverem dívidas de até R$ 50 mil serão anistiados. E, acima desse valor, vai propor desconto em percentuais que varia de 25% a 75%.

"Errar é humano, mas duas vezes é burrice” — Álvaro Dias, líder do PSDB no Senado (PR), ao lembrar de aparte de solidariedade a Demóstenes Torres por causa das acusações de ligação ao contraventor Carlos Cachoeira

A REVANCHE. Com o apoio do governador Omar Aziz, do líder do governo no Senado, Eduardo Braga (AM), do PT e do PP, a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB) vai disputar a prefeitura de Manaus. Um de seus adversários é o ex-senador Arthur Virgílio (PSDB), na foto, derrotado por ela na eleição para o Senado em 2010. O ex-prefeito Serafim Corrêa (PSB) também concorre. O prefeito Amazonino Mendes (PTB) não tem candidato.

Carona
Começou a corrida pelo comando da Primeira Secretaria do Senado. O cargo é ocupado por Cícero Lucena (PSDB-PB), candidato a prefeito de João Pessoa. O senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) está em campanha para ocupá-la.

Isolamento
Apenas os senadores Paulo Paim (PT-RS), Pedro Taques (PDT-MT) e Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) assistiram na íntegra ao discurso de defesa do senador Demóstenes Torres (GO). Constrangidos e em silêncio, não pediram aparte.

PMDB se diverte com as brigas PSB x PT
A cúpula do PMDB anda radiante, nos últimos dias, com as sucessivas divergências entre o PT e o PSB nas eleições municipais. Como, numa análise inicial, o PSB derrotará o PT em várias capitais, o PMDB avalia que ficará o ressentimento. Por isso, o partido do vice Michel Temer acredita que os socialistas perdem apoio, entre os petistas, para a tese de indicar um novo vice na chapa da reeleição da presidente Dilma em 2014.

Já ganhou
O governador Sérgio Cabral (RJ) já venceu o pleito em Niterói. Os principais candidatos à prefeitura eram secretários: o do PSD, Sérgio Sveiter (Trabalho); o do PT, Rodrigo Neves (Ação Social): e, o do PDT, Felipe Peixoto (Pesca).

Carro-chefe
O mote do candidato do PT à prefeitura de São Luiz, o vice-governador do Maranhão, Whashington Luiz: "Pela primeira vez São Luiz vai ter um prefeito alinhado com o governo estadual (Roseana Sarney) e a Presidência (Dilma Rousseff)".

PIRRAÇA. O PT fez aliança em Fortaleza com o PR, do ex-governador Lúcio Alcântara, inimigo político do governador Cid Gomes e do ex-ministro Ciro Gomes.

A EXPECTATIVA. Um ministro, falando sobre a revisão nos critérios de patrocínios da Petrobras, argumenta que a nova presidente, Graça Foster, não foi nomeada pela presidente Dilma para manter a gestão Gabrielli.

PEDIDO DE INFORMAÇÃO. Pergunta à Petrobras: qual o orçamento de patrocínios previstos para 2012? E quais os previstos e os executados nos quatro anos anteriores, nas áreas cultural e de eventos?

Nenhum comentário: