quinta-feira, julho 12, 2012

O que é isso?! - ILIMAR FRANCO


O GLOBO - 12/07

Soldados do quartel do 1º Batalhão da Polícia do Exército, onde funcionava o DOI-Codi na ditadura militar, corriam ontem pela manhã na Rua Barão de Mesquita, no Rio, cantando: "Bate, espanca , quebra os ossos. Bate até morrer." O instrutor então perguntava: "E a cabeça?" Os soldados respondiam: "Arranca a cabeça e joga no mar." No final o instrutor perguntava: "E quem faz isso?" E os soldados respondiam: "É o Esquadrão Caveira!".

Por que parou? Parou por quê?
A oposição decidiu obstruir a votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias. Isso vai obrigar o Congresso a se reunir na próxima semana. Ontem, um assessor da ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais) foi ao gabinete do presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), para negociar um acordo. Os líderes da oposição reclamam que o governo não cumpriu o acerto anterior. Ele previa empenhar R$ 4,5 milhões em emendas dos aliados e R$ 1,5 milhão em emendas da oposição, além de liberar restos a pagar dos anos de 2009, 2010 e 2011 para obras iniciadas. O governo prometeu e não entregou os recursos da oposição.

"Nós não temos o direito de macular a imagem do Senado, colocando o cargo a serviço de atividades estranhas ao exercício
parlamentar — Ricardo Ferraço, senador (PMDB-ES), no julgamento de Demóstenes Torres

ESTREIA EM GRANDE ESTILO. Wilder de Morais (DEM-GO), suplente de Demóstenes Torres, cassado, vai assumir o mandato numa situação de desconforto. Ele vai ser convocado pela CPI como testemunha para falar sobre a amizade e a ligação com Carlos Cachoeira. Eles foram amigos até que sua ex-mulher, Andressa Mendonça, trocou-o pelo contraventor. Integrantes da comissão acreditam que ele pode ser uma testemunha-bomba.

Filme mudo
A presidente Dilma não discursou no jantar com os petistas, na residência da presidência da Câmara, por causa de seu trauma com os vazamentos. No encontro anterior, com os senadores, o vazamento foi geral, e isso a irritou muito.

Retrato eleitoral
Os deputados federais do PT, candidatos a prefeitos nas eleições de outubro, aproveitaram o jantar na residência da presidência da Câmara, anteontem, para tirar fotos ao lado da presidente Dilma. Os aliados estão arrancando os cabelos.

A caçada ao cassado
O Ministério Público Federal vai entrar na próxima semana com uma ação por improbidade administrativa contra Demóstenes Torres. Promotor da Justiça de Goiás, o senador cassado será acionado pelo braço federal porque ao atuar no Congresso, estava no exercício de função federal. O MP de Goiás deve ajuizar ação contra ele por violar suas prerrogativas de agente público e pedir a perda do cargo de promotor.

Jogo duro
A orientação do Planalto para os líderes aliados, na aprovação da Lei de Diretrizes Orçamentárias, é para não aprovar qualquer tipo de reajuste, salarial ou de vale-refeição, para os servidores públicos do Executivo e também do Judiciário.

Verde
O estaleiro que será construído na Bahia, na Enseada do Paraguaçu, cuja pedra fundamental será lançada amanhã pela presidente Dilma e pelo governador Jaques Wagner, terá área de preservação ambiental de 400 mil metros quadrados.

PARADA. A CCJ
 da Câmara não consegue votar. As bancadas evangélica e do fumo estão obstruindo. Os evangélicos não querem votar a Lei da Palmada. A bancada do fumo não quer audiência pública para a Anvisa falar das restrições aos cigarros com sabor.

A CPI 
do Caso Cachoeira, ao retomar suas atividades, após o recesso, fará duas reuniões semanais: terças-feiras e quartas-feiras.

NA PRIMEIRA reunião na ONU com a presença do novo presidente do Comitê Nacional para Refugiados, Paulo Abrão, a organização pediu que os países recebam refugiados da Somália, do Iraque e do Afeganistão.

Nenhum comentário: