sexta-feira, julho 06, 2012

O dilema da CPI - ILIMAR FRANCO


O GLOBO - 06/07

Os integrantes da CPI do Caso Cachoeira travam intensa luta sobre os rumos da investigação. Uma ala quer ir para cima da organização criminosa do contraventor Carlos Cachoeira. Outra quer abrir uma nova linha que coloque as empreiteiras no banco dos réus. Essa vertente venceu ontem quando a CPI decidiu convocar para depor Fernando Cavendish (Delta), Luiz Antônio Pagot (Dnit), Paulo Preto (Dersa) e Adir Assad (Rock Star).

Fazer, funcionar já e não deixar roubar
Num evento para industriais, anteontem, a presidente Dilma foi taxativa: "Vamos virar o jogo!" Sua afirmação pública está relacionada às reuniões que manteve, durante toda a semana, no Planalto, sobre aeroportos (segunda-feira), portos (terça-feira), ferrovias e energia elétrica (quarta-feira), e rodovias (prevista para hoje). A presidente quis saber dos ministros dessas áreas como andam as coisas, pediu para acelerar obras, recomendou que eles sejam rigorosos com o descaminho e cobrou planos de investimentos setoriais para o Orçamento de 2013. Os debates foram acompanhados por assessores da Fazenda.

"Não vamos cair na armadilha de trazer 2014 para 2012. O que está em jogo é o futuro das pessoas de BH” —Aécio Neves, senador (PSDB-MG), sobre o apoio dos tucanos à reeleição de Marcio Lacerda (PSB)

ALIENADO. O presidente do DEM, senador José Agripino (RN), não foi à sessão da CCJ que votou por cassar o mandato de Demóstenes Torres (GO) e, se pudesse, não iria à sessão do Senado. Agripino, segundo seus amigos, age como se nada disso estivesse ocorrendo e não esconde de ninguém seu desgosto. Nem todos estão desolados, tem gente no DEM que quer a cabeça de Demóstenes. Não o perdoam por ter batizado de "mensalão do DEM" o escândalo José Roberto Arruda (DF).

Para Fora
O PT vai expulsar o prefeito de Palmas (TO), Raul Filho. Os deputados petistas pressionam a Executiva Nacional para levá-lo de uma vez ao Conselho de Ética. Avaliam que é preciso resolver logo, para não ficar sangrando aos poucos.

Novo rito
O relator da CPI, deputado Odair Cunha (PT-MG), antes de fazer perguntas, a partir de agora, vai desfiar o rol de denúncias contra o depoente e depois perguntará: "O(a) senhor(a) quer se defender?" Só então ele poderá ser dispensado.

Comissão interamericana
O Brasil, a Argentina, o Paraguai e o Chile vão criar uma Corte civil de investigação e julgamento de atos de violação dos Direitos Humanos desde a época da Operação Condor aos dias atuais. A expectativa é que outros países, como Panamá, Equador e Bolívia, participem do que está sendo chamado de "Tribunal Russell da América do Sul". A decisão foi tomada ontem, durante seminário sobre o tema, na Câmara, e anunciado pela deputada Luiza Erundina (PSB-SP).

No forno
A presidente Dilma deve nomear, nos próximos dias, Ivan Ramalho, ex-secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, para a função de alto representante-geral do Mercosul. Substitui o embaixador Samuel Pinheiro Guimarães.

O que é isso?
Enérgico e inclemente com os erros de quadros de outros partidos, o PSOL está devagar no caso do vereador Elias Vaz, de Goiânia. Vaz, numa conversa por telefone com o contraventor Carlos Cachoeira, chamou-o de "companheiro".

O DEM não se conforma com a ação do presidente do PSDB, deputado Sérgio Guerra (PE), e com a inação do senador Aécio Neves (PSDB-MG). Os tucanos lançaram candidato próprio no Recife, isolando o candidato do DEM, Mendonça Filho.

O VICE-PREFEITO de Belo Horizonte, Roberto Carvalho, nega que tenha fomentado noticiário negativo contra o ministro Fernando Pimentel (Desenvolvimento): "É meu amigo pessoal."

O PRESIDENTE do PDT, Carlos Lupi, explica que a Executiva, no caso de Recife, adotou posição da comissão local provisória, de aliança com o PSB.

Nenhum comentário: