quinta-feira, julho 12, 2012

Mundo gira… - SONIA RACY


O ESTADÃO - 12/07

Parte do empresariado brasileiro realmente mudou. Quer depender menos de governos. Sexta-feira, o Instituto de Estudos Para o Desenvolvimento Industrial, presidido hoje por Pedro Passos, apresentou, em almoço fechado, um trabalho sobre mecanismos de incentivo ao financiamento privado de longo prazo. Coisa hoje mais do que possível com a queda de juros.

A intenção é tirar o peso do BNDES como praticamente único financiador nacional.

…futuro chega
Para ouvir a exposição, foram convidados Guido Mantega e Luciano Coutinho.

Que, pelo que se apurou, gostaram muito.

Chamada
Para atender a nova lei de combate à lavagem de dinheiro, o governo Dilma vai precisar de… gente treinada.

O CNJ fará este papel. Começa por convocar juízes e promotores para participar de evento, em Brasília, sobre a aplicação das novas regras.

Como deveria ser
Andrea Matarazzo bateu o martelo. Registrou o número 45.450 para sua candidatura a vereador por SP.

O QG? Será em antigo pet shop, fechado por ele mesmo quando era coordenador das subprefeituras. Mesmo sendo o dono seu amigo Dinho Diniz. “Ele entendeu na época. E agora foi supergentil em me alugar o espaço”, justifica o candidato.

Més que un amigo
Sandro Rosell, do Barcelona, tem acompanhado de perto o desenrolar do caso de suposto suborno envolvendo o amigo Teixeira e Havelange.

Segundo fonte da coluna em Zurique, ele teme que a investigação volte a expor suas relações empresariais com o ex-presidente da CBF.

E faça ruir um sonho: o de se tornar presidente da Fifa.

Bom humor
Sentado ao lado de Paulo Volker, no jantar em que recebeu o John W. Kluge Prize– espécie de Nobel da área de Ciências Humanas –, FHC não disfarçou sua alegria por ser o primeiro brasileiro agraciado com o prêmio: “Foi uma honra para nós”, disse a ele um conterrâneo presente. “Honra foi para mim”, rebateu.

Além da homenagem, o ex-presidente ganhou cheque no valor de US$ 1 milhão.

Missão de paz
Depois de 15 meses, o Brasil vai finalmente reabrir sua embaixada na Líbia. O novo embaixador no país, Afonso Carbonar, já está nomeado e deve assumir nos próximos 30 dias.

É o primeiro ato de volta à normalidade nas relações entre Brasil e Líbia após a queda de Kadafi – quando o País chegou a ser acusado de ajudar o regime, colocando-se contra os então rebeldes.

Missão 2
Carbonar chega com a nada fácil missão de pacificar o ambiente para os negócios.

Nos últimos meses, as operações da Petrobrás na Líbia e as obras que estavam nas mãos das empreiteiras Odebrecht, Andrade Gutierrez e Queiroz Galvão ficaram paradas. Negócios estimados em US$ 6 bilhões.

Missão 3
A brasileira que sofreu maior desgaste perante o novo governo provisório foi a Odebrecht.

Responsável por obras como o bilionário aeroporto de Trípoli, projetado pelo regime.

Missão 4
Até a Petrobrás, que goza de boa imagem, sofre as consequências da escolha da diplomacia brasileira. Espera há meses retornar ao país. A decisão deve acontecer nos próximos meses.

Na frente
Serra compareceu a jantar sexta-feira na casa deseu amigoIvam Cabral, dono do Satyros. Sem políticos a sua volta, mostrou-se… animado.

A abertura da exposição de Carlos Cruz-Diez acontece sábado. Na Pinacoteca.

Fausto De Sanctis fala em Harvard. Dia 25 de agosto.

O grupo Choristas da Capital se apresenta no Ponto do Livro, em Pinheiros. Amanhã.

O Diquinta inaugura sua própria Escola de Dança. Hoje.

A Trash comemora o Dia Mundial do Rock amanhã. Com repertório que vai de Bon Jovi a Queen.

Danilo Miranda recebe a Commandeur de l’Ordre de la Couronne, em agradecimento pelos serviços e méritos na promoção dos interesses culturais da Bélgica no Brasil.

Demóstenes Torres, ontem, no Senado, sobre amizade com Cachoeira: “Cristo andava com Judas”. Pergunta que não quer calar: cadê os outros 11 apóstolos?

Nenhum comentário: