domingo, julho 08, 2012

Me dê motivo - VERA MAGALHÃES - PAINEL


FOLHA DE SP - 08/07


Diante das reviravoltas de última hora no quadro eleitoral, o governador Eduardo Campos (PE) disse a aliados que o PT tenta "empurrá-lo" para a oposição ao arregimentar forças para derrotar o PSB em cidades-chave. Campos considera um erro nacionalizar a disputa municipal e lembra que os socialistas dão suporte ao partido de Dilma Rousseff e Lula em 5 capitais e só têm apoio em uma. Para ele, a prioridade do governo deveria ser a economia, e não dinamitar um aliado.

Sinal aberto 1 Apesar da omissão do TSE quanto ao palanque eletrônico em cidades com mais de 200 mil eleitores que não têm geradora de TV, a corregedoria do TRE-SP solicitou à Anatel lista de municípios que atendem ao requisito, previsto em lei.

Sinal aberto 2 De posse dos dados, o tribunal criou grupo de trabalho para avaliar os casos até 12 de agosto, data em que serão fechados planos de mídia da propaganda eleitoral com juízes, partidos e emissoras.

Cobertura Pelo levantamento, a propaganda na televisão pode ser estender a São Bernardo do Campo, Santo André, Diadema, Mauá, Carapicuíba, Barueri, Itaquaquecetuba, Piracicaba e Jundiaí.

Aula magna José Serra escolheu a criação de rede municipal de ensino técnico como promessa inaugural da campanha para reforçar dois pontos nevrálgicos de sua estratégia: a dobradinha com o governo paulista e a crítica ao que tucanos chamam de "tímida expansão" da rede profissionalizante federal.

Bunker Para enfrentar o ex-ministro Fernando Haddad (PT) e o ex-secretário estadual Gabriel Chalita (PMDB), Serra montou núcleo de especialistas em Educação, capitaneado pelo candidato a vice, Alexandre Schneider (PSD), ex-secretário paulistano, e pelo ex-titular estadual Hubert Alqueres.

Centro acadêmico Em guerra com Guido Mantega (Fazenda), que refuta a aplicação de 10% do PIB em Educação, líderes do movimento estudantil embarcarão na campanha de Haddad. A ofensiva, liderada pelo PC do B, terá início no dia 21, quando o presidente da UNE, Daniel Iliescu, comandará ato público de apoio ao petista.

Mercado Dilma Rousseff embarca nesta semana para a Etiópia para participar da Cúpula da União Africana. Leva na comitiva um grupo de empresários brasileiros com a missão de prospectar negócios no continente africano.

Pancadão Os ministros escalados para a ida a Adis Abeba se desesperam com a perspectiva de enfrentar 20 horas de voo para ir e outras tantas para voltar para passar 8 horas em solo africano.

3D José Francisco das Neves, o Juquinha, preso na semana passada, está na mira da CPI do Cachoeira. Parlamentares querem ouvir o ex-presidente da Valec, responsável pelas ferrovias. "Ele é a pré-estreia de um escândalo maior que o do Cachoeira'', diz Miro Teixeira (PDT-RJ).

Ao mar Aliados do ex-presidente da Valec atribuem à nova diretoria do órgão as denúncias que levaram à sua prisão pela Polícia Federal.

Arquivo vivo Políticos com os quais Juquinha tinha relações temem que, em troca de uma delação premiada, ele revele informações que comprometam cabeças premiadas de vários partidos.

Ponte aérea Aécio Neves (PSDB-MG) acompanhará o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que receberá o Prêmio John W. Kluge, da Biblioteca do Congresso dos EUA, na terça. Mas voltará a tempo de participar da votação da cassação do senador Demóstenes Torres (GO).

Tiroteio
"Kassab paga a fatura pela ajuda do PT ao PSD. Agora é só subir no palanque do Serra que ele ajuda a eleger Haddad em São Paulo."

DO DEPUTADO FEDERAL RONALDO CAIADO (DEM-GO), sobre o apoio do prefeito ao PT em Belo Horizonte e a sua rejeição como fator na sucessão paulistana.

Contraponto


Não é comigo


Após participar da inauguração de uma UPA em São Bernardo, na quinta-feira, a presidente Dilma Rousseff se dirigia para o carro oficial quando percebeu protesto de alunos da Universidade Federal do ABC, em greve como outras instituições públicas.

Os manifestantes gritavam para a presidente:

-Greve geral derruba general!

Com incomum bom humor, Dilma tocou no ombro de Marco Antonio Amaro, chefe da segurança do Planalto, que estava no banco da frente do veículo presidencial:

-Ouviu, general? Estavam falando de você...

Nenhum comentário: