domingo, julho 15, 2012

Maré vermelha - VERA MAGALHÃES - PAINEL


FOLHA DE SP - 15/07

Pilares da base de Dilma Rousseff, PT e PMDB reforçaram presença nas disputas municipais em São Paulo, principal reduto do PSDB. Petistas disputarão 258 prefeituras, contra 213 em 2008. Peemedebistas encabeçam 226 chapas -12 a mais. No governo há 17 anos, tucanos terão candidatos em 394 municípios -queda de 31. Os dados, extraoficiais, justificam o temor de Geraldo Alckmin com o avanço do consórcio encabeçado pela presidente e o vice, Michel Temer, para 2014.

War A redução do contingente de candidatos a prefeito do PSDB reflete a opção por alianças competitivas e por cidades com maior densidade populacional. "Vamos aumentar a votação em cidades hoje administradas pelo PT", prevê o secretário-geral tucano, César Gontijo.

Anorexia Alvo da dissidência que resultou na criação do PSD, o DEM foi a legenda que mais definhou em relação a 2008: caiu de 190 para 120 candidatos próprios a prefeito no Estado.

Inimigo íntimo PSDB e PT coabitam em 53 coligações majoritárias em São Paulo. Em 10 cidades, os petistas apoiam cabeças de chapa tucanos. Em outras três localidades, a situação se inverte. Resolução do PT só permite esse tipo de aliança em cidades onde já tenha sido selada nas eleições anteriores.

Prozac O PSDB nacional faz prognóstico para lá de positivo sobre suas chances nas capitais. Levantamento feito pelo partido contabiliza nada menos que 10 dessas cidades em que seus candidatos supostamente disputam com chance de vitória, além de outras 5 em que conta com chance de vitória de aliados.

Lexotan O líder do PSD na Câmara, Guilherme Campos, fiel escudeiro de Gilberto Kassab, passou a semana chamando um a um os deputados do partido para tranquilizá-los de que a intervenção decretada em Belo Horizonte não se repetirá em outras cidades país afora.

PIB verde Em paralelo à disputa de Fernando Haddad (PT) e Soninha Francine (PPS) pelos votos dos marineiros, José Serra reuniu empresários adeptos da agenda sustentável. O QG do tucano chamou 40 deles para um "brainstorm" ambiental.

Lição de casa Vencida no Código Florestal, Marina Silva adverte aliados de Dilma sobre a próxima briga dos "sonháticos": a ex-ministra promete engrossar a pressão pela aplicação de 10% do PIB em Educação, aprovada pelo Congresso e rejeitada por Guido Mantega (Fazenda).

Triangulação A quebra de sigilo da construtora Delta, entregue à CPI do Cachoeira, revela que a construtora fez pagamentos a empresas que também foram fornecedoras de campanhas políticas em 2004 e 2010.

Combustível Cruzamento entre a movimentação de uma conta da Delta no Banco do Brasil e dados do Tribunal Superior Eleitoral mostra que postos de gasolina receberam dinheiro da construtora exatamente um ano após prestar serviços para campanhas de parlamentares do Rio de Janeiro, Pará, Mato Grosso do Sul e Rondônia.

Santinho Em 2004, uma conta da empreiteira pivô do Cachoeiragate no Banco Rural foi usada para repassar R$ 61 mil para uma papelaria que foi fornecedora de campanhas no Rio para candidatos do PV, PC do B e PMDB.

Companheiro Centrais sindicais lideradas pela UGT de Ricardo Patah pediram audiência com Gilberto Carvalho nesta semana. Vão dizer ao secretário-geral da Presidência que não concordam com a proposta de mudança na CLT advogada pela CUT.

com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI

Tiroteio
"Para a Dilma o importante é ter mais Bolsa Família para parecer que o governo cuida da área social. O resto é irrelevante."
DO PRESIDENTE DO PSDB, DEPUTADO SÉRGIO GUERRA (PE), sobre o fato de a presidente ter minimizado o PIB como indicador do crescimento do país.

Contraponto
Piquete
Irritado com a demora do ministro Aloizio Mercadante (Educação), que participaria de audiência pública na Comissão de Educação do Senado, o presidente do colegiado, Roberto Requião (PMDB-PR), reclamou ironicamente com assessores do petista:
-Assim vou ser obrigado a colocá-lo na mesa com três professores em greve!
Mercadante chegou com atraso de pouco mais de 40 minutos ao evento. O motivo: estava reunido no Palácio do Planalto com a presidente Dilma Rousseff exatamente em discussão sobre as reivindicações da categoria.

Nenhum comentário: