quinta-feira, julho 12, 2012

Infantaria paga - VERA MAGALHÃES - PAINEL


FOLHA DE SP - 12/07


Enquanto a militância petista mantém discrição na campanha paulistana, Fernando Haddad contratou 1.200 cabos eleitorais que seguirão a partir da próxima semana em périplo pelos bairros de São Paulo "vendendo seu peixe", nas palavras de um aliado. Distribuídos em 8 grupos de 150 pessoas e recrutados pelas zonais do PT, os haddadistas abordarão eleitores com material impresso divulgando o nome do candidato e seus apoiadores -notadamente Lula e Dilma.

Santo de casa Haddad quer diferenciar a ofensiva da deflagrada em 2004 por Marta Suplicy. A então candidata à reeleição escalou os chamados "moranguinhos" para fazer porta a porta. O resultado foi contestado porque eles desconheciam as demandas das regiões percorridas. Desta vez, só participarão pessoas recrutadas nos bairros.

Muito prazer O PT providenciou carro de som para acompanhar Haddad na periferia. Um locutor apresenta o candidato, pouco conhecido. Desde ontem, o ex-ministro cumprimenta as pessoas na rua dizendo: "Meu nome é Fernando Haddad e gostaria de contar com seu voto".

Quem manda A permanência de Edson Aparecido, ligado a Geraldo Alckmin, na coordenação da campanha de José Serra não alivia o desconforto do governador. No Bandeirantes, é voz corrente que as decis?es no QG serrista são concentradas por Gilberto Kassab e Luiz Gonzalez.

Roupa... O governo de São Paulo vai rebatizar a Nossa Caixa Desenvolvimento, que passará a se chamar Desenvolve SP. A mudança foi definida após pesquisa com empresários apontar que 76% vinculavam a agência de fomento à Nossa Caixa, comprada pelo Banco do Brasil.

...nova Segundo o levantamento, os empresários consideravam o banco "atrasado" e "burocrático", o contrário da imagem que o governo quer dar à sua agência.

Torpedo Paulo Vieira da Souza, o Paulo Preto, tem enviado mensagens de texto em tom de ameaça a empresários e políticos afirmando que seu depoimento à CPI do Cachoeira será bom momento para esclarecer os "fatos verdadeiros'', em letras garrafais. A ação tem sido interpretada como pedido de proteção.

Retiro Assim como outros réus do mensalão, Duda Mendonça viajou para o exterior antes do julgamento do mensalão. O marqueteiro está em Portugal e ofereceu sua casa na Bahia para que o advogado Antonio de Almeida Castro revise sua defesa.

Tô fora O candidato do PT em Recife, Humberto Costa, vê tentativa do PSB de associá-lo ao ex-ministro José Dirceu, réu no mensalão, para enfraquecê-lo na disputa. Diz que os fiadores de sua candidatura são Lula e o presidente do PT, Rui Falcão.

Mordaça Já Dirceu avalia que os ataques dos pessebistas a ele são covardes, já que os "aliados" sabem que, pela proximidade do julgamento, ele tem de manter silêncio.

Prato frio Após a cassação, Demóstenes Torres disse aos seus poucos interlocutores que foi traído pelo grupo do senador José Sarney (PMDB-AP), que teria atuado para assegurar alto quórum pela perda do mandato.

Olho no... O vice-presidente Michel Temer convidou a senadora Kátia Abreu (PSD-TO) para se filiar ao PMDB. A presidente da CNA abriu dissidência no partido do prefeito Gilberto Kassab por discordar da aliança com o PT em Belo Horizonte.

...lance O argumento é que Kátia pode se desfiliar por justa causa, e o PSD não pode pedir seu mandato, já que ela foi eleita pelo DEM.

com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI

tiroteio

"Espero que, desta vez, não recusem o socorro do Alckmin, como Kassab e Schneider fizeram com as 172 creches do governo federal."

DO VEREADOR ANTONIO DONATO (PT), coordenador da campanha de Fernando Haddad, sobre a ampliação do programa estadual Creche-Escola na capital.

contraponto

Famoso quem?

Em reunião da campanha de José Serra com candidatos a vereador de sua coligação, na sexta-feira passada, o locutor do evento anunciou na plateia a presença do "ministro Gilberto Carvalho".

Percebendo a gafe, a ex-deputada Zulaiê Cobra (PSD) subiu ao palco e falou ao microfone, explicando que se tratava de Clóvis Carvalho, ex-chefe da Casa Civil de FHC, e não do atual secretário-geral da Presidência:

-Na verdade, ele quis dizer Clóvis Carvalho. Ministro, peço desculpas. É chato ser confundido com uma coisa horrorosa dessas...

Nenhum comentário: