quarta-feira, julho 11, 2012

A hegemonia - ILIMAR FRANCO


O GLOBO - 11/07

Os governadores Eduardo Campos (PE) e Cid Gomes (CE) fizeram duras críticas ao PT para a presidente Dilma, anteontem no Alvorada. Eles acusaram os petistas de tentar sufocar os aliados. Um deles disse que o PSB, para eleger presidentes petistas, já abriu mão até de uma candidatura com 15% de intenções de voto (Ciro Gomes). A presidente ouviu e fez um apelo: "Digam lá fora que o nosso casamento é indissolúvel." Combinado.

Um novo PMDB vem aí?
Depois que a senadora Kátia Abreu (PSD-TO) resolveu fazer oposição ao prefeito Gilberto Kassab por causa da intervenção em BH, abriu-se uma crise interna. O líder do PSD na Câmara, Guilherme Campos (PSD-SP), ligou para cada um dos 52 deputados para fazer uma operação-abafa. Nas conversas, disse que não quer que o PSD seja tachado de o "novo PMD", com dissidências internas. Pediu que todos, principalmente os mineiros, tentassem ignorar a polêmica e a senadora Kátia, não estendendo o assunto. Campos a criticou dizendo que a senadora quer holofote e que entrar na briga beneficiaria sua estratégia.

"O episódio de Belo Horizonte revelou o abandono de qualquer resquício de lealdade. Declaro-me em dissidência crítica e vigilante” — Kátia Abreu, senadora (PSD-TO), criticando Gilberto Kassab e a aliança com o PT

O CRIADOR. O ex-deputado Saulo Queiroz é o braço-direito do prefeito Gilberto Kassab (São Paulo) na criação do PSD. Ele é do ramo. Em 1980, ao lado de Tancredo Neves, ele fez o PP, que um ano depois incorporou-se ao PMDB. Em 1985, foi um dos fundadores do PFL, no qual dissidentes do PDS apoiaram no colégio eleitoral a chapa Tancredo-Sarney. Saulo faz anotações para um livro sobre os últimos 30 anos da História do país.

De araque
A CUT não fará qualquer mobilização no julgamento do mensalão. Nas 88 páginas do texto-base de seu 11 Congresso, não há sequer uma menção ao fato. O presidente Vagner Freitas levou um puxão de orelha dos demais dirigentes.

O rei do gado
Pelé vai virar garoto-propaganda da Confederação Nacional da Agricultura. A CNA fará campanha mundial, de R$ 27 milhões, com a Apex e o Sebrae, para forjar a marca "sustentável" na produção de carnes, grãos e biocombustíveis.

O professor critica governo e magistério
Sobre a greve de 56 dias nas universidades federais, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) criticou o governo Dilma e os professores: "O governo não entendeu que entramos no século XXI. Os professores também não entenderam." O senador enfrentou o problema na própria pele. Quando era governador em Brasília (1995/1998), os professores fizeram greve de 23 dias em 1995, de 44 dias em 1996 e de 69 dias em 1998.

Dançou
Candidato a vereador em Belo Horizonte (MG), o filho do petista Patrus Ananias, Pedro, procura novo marqueteiro. Cacá Moreno, que faria sua campanha, está na equipe do prefeito Marcio Lacerda (PSB), candidato à reeleição.

Na UTI
Uma subcomissão de deputados entrega hoje ao ministro Alexandre Padilha (Saúde) um raio X do quadro clínico das 2.100 Santas Casas e hospitais filantrópicos do país. As instituições precisam de um socorro de R$ 11,2 bilhões.

JURISPRUDÊNCIA. Além de Demóstenes Torres, abriram o voto pela cassação de Renan Calheiros, em 2007, os então senadores Marco Maciel (DEM-PE) e Aloizio Mercadante (PT-SP).

A PRESIDENTE Dilma lança hoje o programa Brasil Protege. O plano envolve os três níveis de governo, o Judiciário e o Ministério Público.

O PROGRAMA tem três eixos: adoção e acolhimento comunitário; violência e exploração sexual; e jovens em conflito com a lei. Recursos serão liberados para as pastas da Saúde, Educação, Justiça, Cultura, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social.

Nenhum comentário: