domingo, julho 01, 2012

Fim da farra - ILIMAR FRANCO


O GLOBO - 01/07

A presidente da Petrobras, Graça Foster, decidiu segurar e rever todos os patrocínios concedidos pela empresa. Sua posição atinge eventos, congressos, publicações, filmes, projetos culturais e conferências setoriais e temáticas promovidas pelo governo federal e que tinham patrocínio da estatal. Os marqueteiros petistas estão em polvorosa e, atônitos e irritados, perguntam: "Quem essa Graça Foster pensa que é? A Dilma da Dilma?"

Julgamento sem cenas cinematográficas
Os ministros do STF estão convencidos de que alguns dos réus do mensalão serão condenados à pena de prisão. Sobretudo, os que cometeram vários delitos. Mas os ministros advertem que nenhum dos réus condenados sairá do STF algemado. Eles explicam que, após a tomada da decisão, será preciso aguardar a divulgação dos acórdãos, o pedido e o julgamento dos embargos declaratórios, para que o processo transite em julgado. Só aí é que as penas serão executadas. Além da prisão, em regime fechado, semiaberto ou aberto, os condenados poderão ser submetidos a penas restritivas de direitos, à prestação de serviços comunitários e ao pagamento de penas pecuniárias.

"O fenômeno Collor não vai se repetir. Temos que botar o pé no Sudeste. O nosso projeto para a Presidência da República é para 2018 — Roberto Amaral, vice-presidente nacional do PSB

LAVANDO AS MÃOS. Os integrantes da CPI estão possessos com a Polícia Federal, que ainda não enviou os vídeos apreendidos nas casas do contraventor Carlos Cachoeira e de seu ex-cunhado Adriano Aprígio. A PF avisou que ainda estão sendo periciados. Em comunicado à CPI, o ministro José Eduardo Cardozo (Justiça) disse que a análise do material está sendo finalizada e que o relatório irá para a 11ª Vara Federal de Goiânia. Portanto, disse, os documentos devem ser solicitados para aquele órgão.

No salão verde
O deputado Inocêncio Oliveira (PR-PE) está sendo chamado de guardanapo pelos colegas porque "nunca sai da mesa". Terceiro secretário da Casa, ele se lançou a presidente na expectativa de ficar com um carguinho na próxima gestão.

Espelho meu
Uma servidora do Senado, que trabalha na CPI do Cachoeira, pediu dispensa porque acha que está pegando muito mal aparecer na TV associada ao tema. O presidente, Vital do Rêgo (PMDB-PB) negou o pedido por falta de amparo legal.

Má conduta está gravada em vídeo
A diplomata brasileira que ofendeu um segurança com comentários racistas e uma cusparada durante a Conferência Rio+20 foi barrada porque estava sem credencial e pulou uma grade para participar de um evento. Quando o ofendido deu queixa à organização da Conferência, a moça foi chamada a se explicar e negou o ocorrido. Até que foram requisitadas as imagens do circuito interno do BNDES, onde estava sendo realizado o evento. A confusão foi registrada na íntegra.

Pé no freio
A presidente Dilma escalou os ministros Guido Mantega (Fazenda) e Aloizio Mercadante (Educação) para derrubarem no Senado texto aprovado na Câmara estabelecendo que 10% do PIB sejam investimentos em educação.

Novo rumo
A Comissão da Verdade decidiu, em seu regimento interno, que vai também investigar as denúncias de brasileiros que se exilaram na ditadura militar e que foram mortos no exterior. Há denúncias de brasileiros assassinados nos EUA.

A COMITIVA de observadores da Autoridade Pública Olímpica que vai acompanhar as Olimpíadas de Londres está exigindo viajar de primeira classe.

IRRITADOS com a quantidade de habeas corpus obtidos por testemunhas e investigados, o comando da CPI do caso Cachoeira decidiu que doravante passará a fazer todas as perguntas. O objetivo é constranger os mudinhos.

A SECRETARIA-GERAL adjunta do ONU, Michelle Bachelet, fala esta semana, na Câmara, sobre a Operação Condor durante a ditadura militar no Chile.

Nenhum comentário: