quarta-feira, julho 18, 2012

Façam suas apostas - VERA MAGALHÃES - PAINEL


FOLHA DE SP - 18/07


Com a proximidade do julgamento do mensalão, petistas de várias correntes e advogados do caso passaram a traçar cenários sobre as perspectivas de veredicto para os réus. O deputado federal João Paulo Cunha (SP), ex-presidente da Câmara, o publicitário Marcos Valério e o ex-tesoureiro Delúbio Soares são os que concentram prognósticos negativos. Nas palavras de um advogado, se o STF fizer um julgamento técnico, João Paulo é o que mais teria "indícios de autoria''.

Ficha limpa A defesa de João Paulo afirma que não há provas materiais contra ele. E o petista comemora o fato de não ter havido impugnação de sua candidatura a prefeito de Osasco, nem por parte do Ministério Público nem dos seus adversários locais.

A salvo Já a expectativa interna no PT sobre o ex-ministro José Dirceu e José Genoino, assessor da Defesa, é que não haveria provas suficientes para condená-los.

Aula-show O PT incentiva a montagem de comitivas compostas por estudantes de direito de universidades públicas e privadas em São Paulo para acompanhamento das sessões no plenário do Supremo, em Brasília.

Misses Depois de meses de articulação conjunta para tentar adiar o julgamento e combinar uma estratégia comum de defesa, as últimas conversas dos advogados do caso têm sido na linha "estou com frio na barriga, e você?".

Psiu! A ordem entre réus e defensores é manter silêncio até 2 de agosto. A preocupação é com as edições especiais de jornais e revistas sobre o caso e o risco de elas trazerem "fatos novos" que influenciem o clima no início da maratona judicial.

No salto Integrantes da CPI afirmam que, com a prisão de Carlinhos Cachoeira, sua mulher, Andressa Mendonça, assumiu os negócios do empresário e está cobrando fornecedores do marido.

Conexão EUA O senador Pedro Taques (PDT-MT) pediu informações ao Senado norte-americano sobre indícios de participação do HSBC em atividades de lavagem de dinheiro no país. A comissão aguarda há meses a quebra de sigilo de uma conta da empreiteira Delta no banco.

Currículo Ex-Previ, Ricardo Flores queria ocupar uma vaga no BNB, patrocinado pelo PMDB. Ele se aproximou do partido durante a crise que o tirou do poderoso fundo de pensão, em maio.

Cooperação Gilson Dipp, José Carlos Dias e Paulo Sérgio Pinheiro, da Comissão Nacional da Verdade, se reúnem hoje com Geraldo Alckmin para pedir acesso aos arquivos do Estado e das polícias Militar e Civil sobre a ditadura. Também vão manifestar apoio à comissão análoga da Assembleia paulista.

Escolinha 1 O QG de José Serra marcou a primeira agenda conjunta de Gilberto Kassab e Geraldo Alckmin na campanha. Será na sexta-feira durante o curso de formação de candidatos promovido pelo Instituto Teotônio Vilela, do PSDB. O evento será aberto pelo prefeito e encerrado pelo governador.

Escolinha 2 Participarão os inscritos no "chapão" de vereadores, aprovado após resistência tucana,e candidatos do PV. Enquanto Kassab e Alckmin não se entendem nos bastidores da campanha, o seminário terá módulos de "liderança", "gestão" e "formação de equipe".

Varejo José Roberto Malufe, ex-secretário paulistano de Relações Governamentais, cuidará de integrar a bancada de Kassab à campanha de Serra. A ideia é explorar o vácuo de mobilização em favor de Fernando Haddad nos redutos dos vereadores.

com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI

tiroteio

"Infelizmente agora o governo Dilma trata o PIB como aquela música da novela: é um "ex-my-love" e não vale mais nem 1,99."

DO SENADOR FLEXA RIBEIRO (PSDB-PA), sobre a presidente ter dito que a riqueza do país não se mede pelo indicador, em declínio durante seu mandato.

contraponto

Companheiro de grife

Ao receber o líder sindical Bob King, Marco Maia (PT-RS) tentou mostrar intimidade com a entidade presidida pelo norte-americano, a United Auto Workers. O presidente da Câmara contou ter ganho jaqueta de inverno da UAW com forro reforçado durante convenção que participara em Las Vegas. King, então, perguntou:

-O brinde, afinal, teve utilidade?

O petista, ex-líder metalúrgico, respondeu:

-Fiz muito piquete em Canoas (RS) usando a jaqueta!

Ao final da audiência, o sindicalista prometeu:

-Vou enviar outra jaqueta reforçada ao colega.

Nenhum comentário: