sexta-feira, julho 13, 2012

A encomenda - ILIMAR FRANCO


O GLOBO - 13/07

Os presidentes do PT, Rui Falcão, e do PMDB, Valdir Raupp (RO), vão reafirmar solenemente, em agosto, o cumprimento do acordo PT-PMDB para a presidência da Câmara. Isso será feito a pedido da presidente Dilma, que quer acabar com esse foco de instabilidade. Com este objetivo, o PMDB vai antecipar a escolha de seu candidato. A bancada vai se reunir em outubro para oficializar a candidatura do líder na Câmara, Henrique Alves (RN).

Governadores, juros e Mantega
Os governadores do Nordeste estão falando cobras e lagartos do Ministério da Fazenda. Ocorre que a Fazenda autorizou o BNDES a baixar seus juros para 4% no financiamento de empreendimentos e da produção. Enquanto isso, o ministério mantém os juros do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste, liberado pela Sudene, e operado pelo Banco do Nordeste em 6,5%. Hoje, em Fortaleza (CE), na reunião da Sudene, os governadores vão reivindicar mudança desta política para o ministro Fernando Bezerra Coelho, da Integração Nacional. A região Nordeste é a que mais tem sentido os efeitos da crise econômica internacional.

“A CPI precisa desvendar todos os laços políticos da organização criminosa de Carlos Cachoeira. Não era só o Demóstenes (Torres)” — Paulo Teixeira, deputado federal (PT-SP)

REPÚDIO. O presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, Domingos Dutra (PT-MA), critica o uso de "cânticos de estímulo à violência e à brutalidade em treinamentos de soldados das Forças Armadas". A Comissão pede explicações ao Ministério da Defesa e que sejam abolidos "tais "costumes" de apologia à barbárie". Ontem, a coluna relatou que soldados do 1º Batalhão da Polícia do Exército, no Rio de Janeiro, correm cantando: "Bate, espanca, quebra os ossos. Bate até morrer."

Faniquito
O líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB-AM), na sessão de quarta-feira, no plenário, acusou aos berros um de seus assessores de estar lhe dando "bola nas costas". O constrangimento entre os senadores foi geral.

De molho
A presidente Dilma não pretende ir à França tão cedo. O fará somente depois que a Dassault mandar nova proposta para a licitação dos caças da FAB. O governo brasileiro quer uma oferta como a que os franceses fizeram para a Índia.

O revisionismo e a História
Na Comissão de Relações Exteriores do Senado, quarta-feira, os senadores debatiam com o ministro Antônio Patriota o impeachment de Fernando Lugo no Paraguai. Fernando Collor (PTB-AL) presidia a sessão e Cristovam Buarque (PDT-DF) resolveu festejar o ex-presidente. No microfone, afirmou que no Brasil, as relações entre Executivo e Congresso são "espúrias" e que o impeachment de Collor só não foi evitado porque ele não cedera às pressões dos parlamentares.

Viva!
Cassado Demóstenes Torres, um grupo de senadores comemorou no restaurante Antiquarius de Brasília. No brinde com vinho: os peemedebistas Renan Calheiros, Eunício Oliveira, Romero Jucá e Eduardo Braga, e o petebista Gim Argello.

Ah! Eu sou maluco
O site Os Amigos do Presidente Lula tomou as dores de Roberto Brant, que deixou o PSD por causa da intervenção do prefeito Gilberto Kassab em Belo Horizonte. Virou piada. Kassab entrou em cena para apoiar o petista Patrus Ananias.

PETISTAS e aliados terminam o semestre dizendo que a desarticulação da bancada do governo na Câmara é ampla, geral e irrestrita.

CITAM como exemplo do desmazelo, a aprovação pela oposição da convocação, para depor, dos ministros Ideli Salvatti (Relações Institucionais) e Fernando Pimentel (Desenvolvimento).

O QUE MAIS irritou a presidente Dilma foi a aprovação do projeto que destina 10% para a Educação. Sua reação: "Isso é pauta da oposição!"

Nenhum comentário: