quarta-feira, julho 04, 2012

Desarticulação - ILIMAR FRANCO


O GLOBO - 04/07


A bateção de cabeça entre o governo Dilma e os aliados, sobretudo o PT, segundo integrantes do Executivo, revela que "a base está desarrumada". Ministros avaliam que isso se deve há vários fatores: falta de atendimento; demora na liberação de emendas; falta de confiança sobre o futuro, especialmente no caso da tensa escolha do próximo presidente da Câmara. Eles apostam que a tensão atual deve resultar num ajuste na ação política.

A Petrobras e a revisão dos patrocínios
Os ministros que realizam atividades culturais apresentaram à Petrobras um plano de trabalho, para este ano, ampliando os recursos em relação a 2011. Agora, segundo relato de um secretário-executivo, eles estão trabalhando para manter pelo menos a dotação do ano passado. Eles já foram informados de que haverá cortes. O Ministério da Cultura recebeu, no ano passado, R$ 14,5 milhões para dez projetos. Propôs uma ampliação, mas, até ontem, a Petrobras não tinha concluído a reavaliação dos patrocínios. A ministra Ana de Hollanda esteve na empresa, antes da Rio+20, mas sua assessoria não confirma que ela tratou do assunto.

"O passo inicial da clemência é a confissão de culpa. Não há cânone eclesiástico que aceite perdão sem sincera conversão” — Chico Alencar, deputado federal (PSOL-RJ), sobre o discurso do senador Demóstenes Torres (GO) em que ele pede perdão aos demais senadores

O MOTIVO. O governo brasileiro fez uma avaliação da reação do Uruguai ao ingresso da Venezuela no Mercosul. Acredita que ela se deve ao fato de o presidente José Mujica ser apoiado por uma ampla frente política, que vai da esquerda a setores conservadores da política uruguaia. Além disso, os diplomatas brasileiros lembram que a posição uruguaia não é surpreendente, pois o país vizinho tem uma larga tradição de defesa da juridicidade.

No sal
O vice-prefeito de Belo Horizonte, o petista Roberto Carvalho, é persona non grata no Planalto. Dizem que ele fomentou os ataques ao ministro Fernando Pimentel (Desenvolvimento) por causa da assessoria deste para a Fiemg.

Controle pessoal
A presidente Dilma deve vir ao Rio, sexta-feira, inaugurar o primeiro SOS Emergência. Será no Hospital Miguel Couto, quando ela pretende verificar as câmeras que foram instaladas, por sua determinação, para monitorar o atendimento.

A Justiça tarda! Nervos à flor da pele
O deputado federal Natan Donadon (PMDB-RO) foi condenado pelo STF, em 28/10/2010, a 13 anos, quatro meses e dez dias de prisão. A sentença foi publicada em 28/4/2011. Os advogados de Donadon entraram com embargo declaratório em 14/5/2011. O ministro Dias Toffoli pediu vista em 6/12/2011, e o STF adiou votação marcada para 29/6/2012. Condenado, Donadon está solto e exercendo mandato na Câmara. Essa via-crúcis deve se repetir no julgamento do mensalão, que começa em 2/8/2012.

CPI volante
A CPI do Caso Cachoeira pediu, e a Interpol localizou contas do contraventor Carlos Cachoeira no exterior. As contas existem em bancos em Miami, na Flórida. É para lá que vão vários integrantes da comissão durante o recesso parlamentar.

Provas destruídas
Quando a Polícia Federal deu uma batida na casa do ex-vereador de Goiânia Wladimir Garcez, que trabalhava para o contraventor Carlos Cachoeira, descobriu vestígios de que ele queimara vídeos que estavam em seu poder.

PROFESSOR. Num dos vídeos da videoteca do contraventor Carlos Cachoeira, apreendidos na casa de seu ex-cunhado Adriano Aprígio, tem um em que Dadá (o ex-sargento da Aeronáutica Idalberto Matias de Araújo) dá aulas de espionagem.

FORA. Os senadores Humberto Costa (PT-PE), Wellington Dias (PT-PI), Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) e o deputado Rubens Bueno (PPS-PR) vão sair da CPI do Cachoeira. Eles são candidatos a prefeito.

A REUNIÃO, de amanhã, da CPI do Caso Cachoeira para votar as convocações de Fernando Cavendish e Luiz Antônio Pagot está com o quorum ameaçado.

Nenhum comentário: