terça-feira, julho 17, 2012

Depois do mensalão - MÔNICA BERGAMO


FOLHA DE SP - 17/07

No segundo semestre, deve entrar na pauta do STF (Supremo Tribunal Federal) o julgamento da constitucionalidade de um dos artigos mais polêmicos da Lei Antidrogas. É um recurso extraordinário que questiona a criminalização do porte de drogas para consumo pessoal. A expectativa é a de que vá a plenário após o caso mensalão.

CARONA

A importância do julgamento levou entidades como o Instituto Brasileiro de Ciência Criminais a entrar no processo como "amicus curiae" (amigos da corte). Poderão fazer sustentação oral e tentar influir na decisão. "Da mesma forma que uma pessoa que tenta cometer suicídio não é punida legalmente, alguém que usa droga para consumo pessoal não pode ser penalizado", defende o advogado Cristiano Maronna, diretor do instituto.

DUPLA PUNIÇÃO

O relator do processo, ministro Gilmar Mendes, deve liberar o voto até o final de agosto. O caso levado ao STF é de um presidiário que foi condenado por uso de maconha. A pena por porte de droga para consumo é questionada pela Defensoria Pública de Diadema sob o argumento de que o artigo 28 da lei 11.343 é inconstitucional.

A VIDA DO BISPO

O bispo Edir Macedo, fundador da Igreja Universal do Reino de Deus, fechou com a editora Planeta para lançar o primeiro dos três volumes de sua autobiografia. A obra, feita em parceria com o vice-presidente de jornalismo da Record, Douglas Tavolaro, está prevista para sair na Bienal do Livro, em agosto.

SAMBA DE DEUS

O senador Magno Malta (PR-ES) levou à Marcha para Jesus, no sábado, alguns CDs de sua banda gospel, Tempero do Mundo. Ele, que cantou samba no palco do evento evangélico, em SP, é autor de músicas como "Papai do Céu", dueto com o pagodeiro convertido Waguinho.

É MENINO

A top Fernanda Tavares e o ator Murilo Rosa serão pais de outro menino. Grávida de cinco meses, ela acaba de gravar o primeiro reality de maquiadores do Brasil, "Desafio da Beleza" (GNT).

JOGA O BUQUÊ!
Otávio Azevedo, presidente da Andrade Gutierrez e do conselho da Oi, acompanhou a filha Gabriela Azevedo ao altar no sábado. A coordenadora de marketing se casou com o administrador Pedro Muzzi na igreja Nossa Nossa Senhora do Brasil, nos Jardins, e comemorou na Sala São Paulo, com show de Preta Gil. Entre os convidados, Ana Carolina Azevedo, irmã da noiva, o ex-ministro Hélio Costa e sua mulher, Ana Catarina, o humorista Claudio Manoel, o casal João Pedro Flecha de Lima e Paola Mansur, Giovanna Modolin e Carolina Piva.

TIM MAGRO

Tiago Abravanel, que fez Tim Maia no teatro, está perdendo peso. O ator diz que não é regime nem malhação, mas o ritmo corrido de trabalho da próxima novela global das nove, "Salve Jorge". Ele anda pelas gravações, na Turquia, mostrando como os shorts estão folgados.

"Nunca vi, a gente tenta a vida inteira e de repente emagrece sem querer", diz o neto de Silvio Santos.

ALÔ, INFRAERO

David Carr, repórter e colunista de mídia do "New York Times", postou no Twitter, no domingo à noite: "O aeroporto de São Paulo é o primeiro e o último círculo do inferno". Depois, apagou a mensagem. Ele esteve em SP para dar palestra no Congresso de Jornalismo Investigativo da Abraji.

CURTO-CIRCUITO

O músico Humberto Gessinger lança hoje o livro "Nas Entrelinhas do Horizonte", na Livraria da Vila de Pinheiros, às 18h30.

As bandas Cambriana e Subburbia se apresentam hoje no Studio SP Vila Madalena, a partir das 21h. Classificação: 18 anos.

Nenhum comentário: