quinta-feira, julho 26, 2012

CLAUDIO HUMBERTO

“Virei um leproso jurídico”
Bicheiro Carlinhos Cachoeira, durante depoimento à Justiça Federal de Goiânia

DEFESA DE DUDA MENDONÇA NEGA TESE DO MENSALÃO

Advogado do publicitário Duda Mendonça no processo do mensalão, Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, afirmou que defenderá “veementemente”, durante julgamento no Supremo Tribunal Federal, que o “mensalão” não existiu. Segundo ele, no caso do marqueteiro, acusado de lavagem de dinheiro e evasão de divisas, a defesa será estritamente técnica: “Sou crítico da politização do julgamento”.

DÍVIDA ANTERIOR

A defesa justificará que o contrato firmado para campanha de Lula, em 2002, foi reconhecido pelo MP e que a dívida é anterior ao “mensalão”.

‘PEGAR OU LARGAR’

Os advogados vão reforçar que Duda abriu conta, em seu nome, no Bank Boston, Miami, por exigência do grupo para receber o dinheiro.

TUDO À MOSTRA

A outra parte da dívida foi recebida por Zilmar Fernandes, que assinou recibo no banco: “Não houve ocultação nem dissimulação”, diz Kakay.

SEM SAÍDA

Para desespero de quem nega o chamado mensalão, o termo, criado por Roberto Jefferson “pegou”, e até STF assim denomina o processo.

PANDORA: EMPRESA ENROLADA TEM BENS BLOQUEADOS

Uma das sete empresas de informática comprometidas na Operação Caixa de Pandora, da PF, a CTIS tem outro grave problema a resolver na Justiça Federal: seu patrimônio foi bloqueado judicialmente pela família do ex-sócio, Elias de Queiroz, que exige do atual dono, Avaldir de Oliveira, metade do empreendimento. A CTIS vai atuar muito no Superior Tribunal de Justiça, com recursos, para retirar o bloqueio.

INVESTIGAÇÃO, NÃO

O PT tentou, mas o PSDB impediu a CPI de investigar a CTIS por supostas fraudes em licitações no governo de José Serra, em SP.

O GATO COMEU?

A oposição denunciou que não chegaram às 4 mil escolas paulistas os 25 computadores adquiridos à CTIS para cada uma, no governo Serra.

DNA TUCANO

Ligada aos tucanos, a CTIS recrutou dois deles: Martus Tavares, ex-ministro, e Fernando Wellisch, ex-secretário de governos do PSDB.

INCONTESTÁVEL

Pesquisa divulgada pelo jornal ABC Color, do Paraguai, revela que 84,1% dos paraguaios consideram ilegal o ingresso da Venezuela no Mercosul sem terem sido consultados e 67,7% se sentiram ofendidos com o tratamento dos países vizinhos após a destituição de Lugo.

MISSÃO IMPOSSÍVEL

Para o senador Alvaro Dias (PSDB-PR), é “muito difícil” o procurador-geral, Roberto Gurgel, investigar iniciativa ilegal do Brasil de aprovar o ingresso da Venezuela no Mercosul: “Sabemos que ele terá cautela”.

PROVOCAÇÃO

O ex-deputado Roberto Jefferson anda pondo lenha na fogueira no Twitter contra os envolvidos no mensalão. Sem se incluir no meio, ele diz que “a imprensa divulgará o mensalão, quer o PT queira ou não”.

LONGE DEMAIS

O Conselho Federal da OAB solicitou ao STF uma nova sala de apoio para os advogados do processo do mensalão “nem que seja no subsolo”. A atual fica em outro anexo, longe do tribunal.

MALA PESADA

Tem cheiro de encrenca a licitação do ministério da Justiça para a maleta de negociação (gerenciamento de crises) da marca Berkana à polícia do Paraná, comprada nos EUA por empresa de São Paulo.

JÁ GANHOU

“Dilma do Leite” é candidata à vereadora na Paraíba. Semianalfabeta, estaria eleita com o apelido “Dilma das Bolsas”. Já “Bagaço” (AC) e “Bira da Moita Redonda” (SE) apostam que o apelido dará sorte. Há candidatos “Burrinho”, “Gato”, e até “Rato”, que acabou renunciando.

E NA COPA?

Dilma se espantou com o engarrafamento do aeroporto ao hotel em Londres, às vésperas da Olimpíada: afinal, lá existe o primeiro metrô do mundo (1863) e a tal mobilidade urbana começou há uns 50 anos.

BRIGA SINDICAL

O governo teme greve em alfandegados de fronteiras, aeroportos, portos e Anvisa prejudicando importações e exportações em momento delicado da economia. Os servidores compraram briga com a CUT e a “pelegada petista”, que “faz média com o governo, de olho em 2014”.

PENSANDO BEM...

...Quando bancos começam a reclamar de prejuízo, é hora de procurar o iceberg.

PODER SEM PUDOR

BOMBARDEIO AÉREO

No governo José Sarney, o líder baiano Roberto Santos era o ministro da Saúde e o filho do então ministro da Aeronáutica era titular da Secretaria de Vigilância Sanitária. Os dois brigaram por causa de um caso de contaminação de sucos de frutas. Sobrou para o rapaz, sumariamente demitido. Mas ele se vingou, promovendo atos do mais genuíno terrorismo à brasileira: piloto de ultraleve, fazia voos rasantes sobre a casa de Santos, na Península dos Ministros, em Brasília. Megafone em punho, berrava:

- Vou jogar suco na sua piscina!

Nenhum comentário: