sexta-feira, julho 13, 2012

CLAUDIO HUMBERTO

“Não abrimos mão dos nossos princípios”
Senadora Kátia Abreu (PSD-TO), após aprovação de parecer da MP do Código Florestal

LÍDER DO PDT QUER VER CRISTOVAM PRESIDENTE

Após decisão da cúpula do PDT de lançar candidato próprio à presidência em 2014, o líder do partido na Câmara, André Figueiredo (CE), já defende a candidatura do senador Cristovam Buarque (DF): “É um nome talhado, que se beneficiaria do recall da campanha de 2006”. Quanto ao governo do Distrito Federal, Figueiredo aposta no deputado Antônio Reguffe, mas pondera: “Ele precisa sair do isolamento”.

FINANCIAMENTO

Líderes do PDT-DF revelaram há um ano que a campanha presidencial de Cristovam, em 2006, teria sido secretamente financiada pelo PSDB.

DURA LEX

Em meio a protestos, o Tribunal de Contas da União informou, ontem, aos servidores que divulgará a “remuneração” deles. É a lei.

CASCATAS DA CPI

Piadista de primeira, Esperidião Amin (PP) faz galhofa sobre o prefeito de Palmas na CPI do Cachoeira: “Raul Filho foi por água abaixo”.

À DISPOSIÇÃO

Deputado mais votado de São Paulo, Tiririca (PR) diz topar ser cabo eleitoral de José Serra na campanha: “Se ele me chamar, eu vou”.

PERGUNTAS INCÔMODAS CALARAM PATRIOTA NO SENADO

O senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES) calou o ministro Antonio Patriota (Relações Exteriores) com uma pergunta no Senado: “Por que tanta presteza em condenar o Paraguai, quando há anos o Brasil assiste, sem protestar, à sistemática deformação das instituições democráticas na América Latina?”. Na Venezuela e no Equador, por exemplo, liberdades fundamentais e direitos civis têm sido suprimidos.

IRRECONHECÍVEL

Antonio Patriota chamou de “uma opinião” a posição da Organização dos Estados Americanos (OEA) de que não houve golpe no Paraguai.

ÀS FAVAS OS PRINCÍPIOS

Ao endossar presepadas sugeridas a Dilma pelo aspone Marco Aurélio, Patriota mostra seu esforço para evitar marolas e conservar o cargo.

À BEIRA DE UM ATAQUE

Nervosos, os rapazes que pululam na assessoria de Patriota enviam mensagens ásperas (apócrifas, claro) aos críticos do chefe. Valentões.

VEM MAIS POR AÍ

Empresas como a CTIS, de Brasília, cujos donos não foram incluídos na denúncia da Procuradoria-Geral da República, não devem ficar sossegadas. Na página 9 da denúncia à Justiça Federal, a PGR admite que serão aprofundadas as apurações na Operação Caixa de Pandora.

FOGO AMIGO

Candidato petista a prefeito de Recife, Humberto Costa nega influência de José Dirceu no rompimento entre

PT e PSB: “Conversei com a presidente Dilma, com o Lula e com o presidente do PT, Rui Falcão. E só”.

DESCALABRO

A divulgação dos salários no Senado, determinada pelo Supremo Tribunal Federal, vai revelar que senadores ganham menos que o funcionário do protocolo, por exemplo. Para carimbar documento, um servidor com Ensino Fundamental incompleto chega a ganhar R$ 27 mil.

QUESTÃO DE IMAGEM

O marqueteiro Duda Mendonça deverá fazer a campanha de estreia de Maria Iraclésia de Araújo (DEM-PR), candidata à prefeita de Maringá (PR). Ele teria acertado o trabalho por R$ 1 milhão.

LEI FERIDA

Uma filha do comandante da PM do DF, Suamy Santana, foi nomeada, em maio, na Secretaria de Comunicação Social do governo. Os próprios colegas de trabalho de Aline acham que isso fere a lei do nepotismo.

ARTICULADOR

O senador Waldemir Moka (PMDB-MS) se sobressaiu na discussão da medida provisória sobre o Código Florestal, aprovada ontem. Habilidoso e expert no assunto, ajudou o senador Luiz Henrique (PMDB-SC), relator do projeto, a fechar os acordos mais espinhosos.

EMENDAS AO CÓDIGO

O ministro Mendes Ribeiro (Agricultura) espera concluir a votação da Medida Provisória que complementa o novo Código Florestal antes das eleições municipais. O texto base foi aprovado ontem no Congresso.

AMEAÇAS

A deputada Janete Capiberibe (PSB-AP) acha que ameaçam os índios um projeto autorizando mineração em terras indígenas e a proposta de emenda que transfere ao Congresso a exclusividade de demarcações.

BATEU, LEVOU

Candidato a prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), 33, sugeriu a Lúcio Vieira Lima (PMDB) uma bengala para Mário Kertész, 67, seu adversário. Lúcio rebateu: “Se chegar perto, ele se apoia em você”.

PODER SEM PUDOR

ANALFABETOS FUNCIONAIS

Os parlamentares sobrecarregam os redatores particulares ou do próprio Congresso para elaborar discursos. O Instituto de Pesquisa e Assessoria dos Congressistas, no fim dos anos 80, de tão assoberbado, trocou os textos dos deputados Jerônimo Santana (RO) e Minoro Massuda (SP). O deputado paulista foi o primeiro a usar a tribuna, em tom dramático:

- Senhor presidente, o problema de conflito de terras em Rondônia...

Interrompeu, ao perceber o engano, e jogou a toalha:

- Pô, presidente, eu não sou de Rondônia...

E foi embora, praguejando.

Nenhum comentário: