sábado, julho 14, 2012

Barbeiragem - ILIMAR FRANCO


O GLOBO - 14/07

O governo considera que o líder do governo na Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), cometeu um erro de avaliação ao insistir num acordo com a oposição, ao invés de derrotá-la, na última terça-feira. Seu gesto desmobilizou a bancada governista. Sem acordo e sem quorum, ficou para a semana que vem as votações das MPs 563 (desoneração da folha) e 564 (desoneração do IPI) e da LDO. O Executivo fez sua parte, liberou emendas e restos a pagar para as bancadas dos partidos aliados.

PTB-PSC-PR: aliados insatisfeitos
O bloco formado por PTB-PSC-PR foi decisivo para inviabilizar a votação das MPs 563 e 564. Na 563, 28 faltaram à votação, 15 fizeram obstrução, e um votou contra. Destaque para o PR, com 19 ausências e 14 em obstrução. Na 564, 32 faltaram à votação, sendo 20 do PR, que ainda teve 11 obstruções e dois votos contra. O governo acredita que os parlamentares destes partidos estão apostando na pressão sobre o Planalto e, por isso, adotam uma postura de relativa independência. Nesse processo, quem ganhou pontos com o governo Dilma foi o PSD, que apesar das 13 ausências, deu 35 votos a favor das MPs 563 e 564.

"Até agora o nosso crescimento atrapalhou o PT em quê? Onde? O nosso crescimento ajuda o PT. Soma” — Eduardo Campos, governador (PE) e presidente nacional do PSB

PLANO DE VOO. A presidente Dilma morre de medo de turbulências, a ponto de entrar na cabine do avião presidencial e pedir aos pilotos que mudem a rota quando avisados de nuvens negras pelo caminho. No começo do mês, em viagem a Mendoza, Argentina, repetiu o que já se tornou um hábito. Em Brasília, chamou ao seu gabinete o brigadeiro Joseli Parente, seu piloto, que havia sido promovido pela Aeronáutica. E fez algo pouco usual: pediu ao garçom que trouxesse champanhe e brincou: "Isso é pelo tanto que eu tenho que aguentar o senhor!"

Em campanha
A ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais) foi a Fortaleza ontem inaugurar o comitê de Elmano Freitas (PT), candidato a prefeito. O PT enfrentará a aliança PSB-PMDB. Hoje a ministra descansa e pega um bronzeado numa das praias cearenses.

Engajada
A cantora Ivete Sangalo participa hoje da Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente. Ela vai falar sobre a proteção aos direitos básicos das crianças. Sem cachê, a palestra será para os delegados da conferência.

Histórias das eleições municipais
No município de Lavras de Mangueira, interior do Ceará, a campanha à prefeitura começou bem-humorada. Os candidatos são conhecidos pelos seus apelidos: Pé de Chumbo, Penico e Machado. Penico lançou o seguinte slogan: "Não jogue seu voto fora, jogue no penico." Pé de Chumbo reagiu ao Machado: "Preserve a natureza, não vote em Machado." A resposta veio de imediato: "Pé de Chumbo, um candidato difícil de carregar."

Olha nós aqui
O PSD voltará em peso ao Congresso segunda-feira que vem para ajudar o governo a dar quorum para votar MPs e a LDO. A estratégia é mostrar à presidente Dilma que, apesar das questões eleitorais, o PSD está alinhado ao governo.

Cada um por si
Enquanto o PSD flerta com o governo Dilma para apoiar sua reeleição, o candidato do partido em Poços de Caldas (MG), o deputado Geraldo Tadeu, para ter o apoio dos tucanos, assumiu compromisso com a candidatura de Aécio Neves.

DESABAFO do deputado Reguffe (PDT-DF), que está em seu primeiro mandato na Câmara: "É impressionante como o Parlamento se apequena. Parece que a grande função de um deputado é lutar por cargos e liberação de emendas".

O PCdoB quer eleger seu primeiro prefeito de capital. As apostas: Angela Albino, em Florianópolis (SC); e Manuela D´Ávila, em Porto Alegre (RS).

DESDE 1992, quando elegeu Sérgio Grando em Florianópolis (SC), que o PPS não tinha uma chance de voltar a governar uma capital. Agora, aposta no candidato Luciano Resende, em Vitória (ES).

Nenhum comentário: