sábado, junho 16, 2012

Toma lá, dá cá - VERA MAGALHÃES - PAINEL


FOLHA DE SP - 16/06


O ministro Aguinaldo Ribeiro (Cidades) conversou com o ex-presidente Lula há cerca de dez dias, em São Paulo, antes de abrir uma vaga na pasta para acomodar um indicado de Paulo Maluf em troca de apoio do PP a Fernando Haddad. Aliados avaliam que pegou mal para o governo a troca após o marketing da "faxina" que Dilma Rousseff emplacou no primeiro ano de mandato. E lembram que a presidente já deu o Ministério da Pesca ao PRB para ajudar na eleição de São Paulo.

Causa própria Ala do PP insatisfeita com a atuação direta do ministro das Cidades relata que o ministro ajudou a aproximar Maluf do PT em São Paulo em retribuição ao apoio do partido a sua irmã Danielle Ribeiro, candidata a prefeita de Campina Grande.

Escolhas Com o acordo na cidade paraibana, o PT abandonou a campanha do irmão do presidente da CPI do Cachoeira, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB). "Não dá para acreditar que ele falou com Lula sem falar disso'', afirma um parlamentar.

Resta um O PSC, que tem 16 deputados, foi o grande derrotado na dança de cadeiras para atender Maluf. Para acomodar Osvaldo Garcia, indicado pelo cacique, o governo realocou Leodegard Tiscoski, ex-tesoureiro do PP nacional, na Secretaria de Acessibilidade, antes ocupada por Norman Oliveira, do PSC.

Deixa estar O partido, que não tem ministério e tem defendido a convocação de ministros na CPI do Cachoeira, nega que pretenda romper com o governo por conta da puxada de tapete que levou.

Velha guarda O primeiro ato de Luiza Erundina na campanha de Haddad será amanhã. A deputada vai reunir antigos apoiadores das áreas de assistência social, saúde e educação que se afastaram do PT quando a ex-prefeita deixou a sigla. Ela quer integrar o grupo à discussão do programa do petista.

Caixa forte O PT pretende levar ao ar em seu programa eleitoral as imagens do cofre apreendido pela Polícia Militar na casa do ex-diretor do setor de aprovação de edificações da prefeitura paulistana Hussain Aref, investigado sob acusação de cobrar propina, para associá-lo a Gilberto Kassab e José Serra.

Perfil O desembargador federal Tourinho Neto, que concedeu habeas corpus para soltar Carlinhos Cachoeira, é considerado o inimigo número 1 da ministra corregedora do Conselho Nacional de Justiça, Eliana Calmon. Nos bastidores do Judiciário, Tourinho é conhecido pela defesa dos interesses de classe dos magistrados.

Deixa rolar Dilma Rousseff não foi consultada sobre a estratégia do PT de adiar a convocação do ex-presidente da Delta Fernando Cavendish. Interlocutores avaliam que, por ter determinado que o Planalto atuasse com discrição na CPI, a presidente tem hoje pouco controle sobre o dia a dia dos trabalhos.

Na lanterna Marconi Perillo (PSDB-GO) e Agnelo Queiroz (PT-DF), que tiveram o sigilo quebrado pela CPI, se abraçaram na plateia do evento de Dilma com os governadores ontem. Um observador não resistiu: "Eis o verdadeiro abraço de afogados''.

Autoajuda De Perillo, depois do encontro com a presidente: "Ela foi muito carinhosa comigo''.

Gafe O Itamaraty havia colocado um escritório à disposição do ex-presidente Lula no Riocentro, onde ocorre a Rio+20. Ao perceber a falta de isonomia de tratamento, a organização ofereceu espaços também para Fernando Henrique Cardoso e Fernando Collor. José Sarney já tinha direito a sala própria por ser presidente do Senado.

com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI

tiroteio

"Tenho conversas com todo mundo, todas muito elegantes. Não há mais esquerda e direita, o que há são segundos de TV."

DO DEPUTADO PAULO MALUF (SP), sobre as tratativas do seu PP para compor alianças com os pré-candidatos do PSDB e do PT à Prefeitura de São Paulo.

contraponto

Teste de popularidade

O ministro da Previdência, Garibaldi Alves, circulava pela rua Oscar Freire no encerramento da Parada Gay, em São Paulo. De repente, observou que todos os comerciantes e clientes deixavam as lojas e espichavam-se para observar uma mulher que acabara de deixar o evento.

Curioso, o ministro também entrou na onda e decidiu verificar quem era responsável por tamanho burburinho. Ao perceber que se tratava da senadora Marta Suplicy (PT), Garibaldi comentou com um assessor, baixinho:

-É, agora entendo a preocupação do PT. Ela vai fazer falta mesmo na campanha do Haddad...

Nenhum comentário: