sábado, junho 09, 2012

Poxa, Dilma - ANCELMO GOIS

O GLOBO - 09/06

Camila Pitanga, cujo brado retumbante “Veta, Dilma” se tornou movimento contra o projeto do Código Florestal aprovado no Congresso, não se contentou com a decisão da presidente de vetar só alguns pontos: “O que estava péssimo ficou apenas ruim.” A expectativa dos ambientalistas, diz, era de veto total.

Segue...

Para a querida atriz, a situação é “nebulosa”: — Parafraseando meu amigo Sérgio Besserman, melhoraram o que já estava péssimo, mas o resultado continuou ruim. Veto parcial é como aplauso com uma mão só.

Em tempo...

Camila, poucos sabem, integra o conselho consultivo da ONG ambientalista WWF.

Barriga d’água

A Fiocruz anuncia terça agora que chegou à formulação final da primeira vacina contra a esquistossomose. A doença afeta 200 milhões de pessoas em todo o mundo, e, no Nordeste brasileiro, causou um grande estrago. Desenvolvida e patenteada pela Fiocruz, a vacina põe o nome do Brasil em destaque na ciência mundial.

Morar bem

Na véspera de deixar o Flamengo, Ronaldinho Gaúcho comprou uma casa em Camboriú, Santa Catarina.

Arte moderna

A editora Zahar vai publicar no Brasil o livro “What are you looking at? — 150 years of modern art in a nutshell”, do editor de arte da BBC, Will Gompertz. A obra explica, com humor, o universo da arte. Em setembro, sai na Inglaterra; em 2013, aqui.

PORQUE HOJE é sábado, como escreveu Vinicius de Moraes no poema “Dia da criação”, a coluna, já em clima de
Rio+20, oferece aos leitores o passeio desta garça na Lagoa. Que Deus a proteja e a nós não desampare jamais

Versos de Drummond
A Flip deste ano vai estender, pela primeira vez, a “presença” de seu autor homenageado a todas as mesas da programação em Paraty. Será lido um poema de Drummond antes de cada debate na Tenda dos Autores.

Aliás...

Já toparam participar das leituras autores como o chileno Alejandro Zambra e o português José Luís Peixoto, além de brasileiros como Silviano Santiago e Carlito Azevedo.

É só compra

De Nova York, o economista Zé Roberto Afonso, parceiro, relata que a cidade, como sempre, está cheia de brasileiros: — A turma invade as lojas. Mas não vejo patrícios nos museus ou galerias de arte, lugares muitos visitados por turistas asiáticos.

Censura na praça

Veja como a chegada do metrô à Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, continua gerando polêmica. A turma do movimento Salve a Praça, contra a obra, acusa a Comlurb de ter retirado cartazes de uma exposição com textos de Zuenir Ventura, Rubem Fonseca e Cora Rónai previamente autorizados pela prefeitura.

Coisa feia

Comer frutas é saudável. Mas a loja Hortifruti da Ilha do Governador, no Rio, segundo a Cedae, sujou. Seu esgoto foi plugado à rede pluvial.

Cárcere privado

A 7+ Turma do TRT do Rio condenou a TNL Contax por... cárcere privado. Em 2009, funcionários tentaram sair do prédio depois de um apagão, e de o alarme de incêndio ter soado, mas, acredite, foram impedidos por superiores. Em um dos processos, relatado pelo juiz Evandro Pereira Valadão Lopes, foi dada indenização de R$ 10 mil.

A vida sem R10

Apesar dos pesares, o Flamengo acaba de atingir a marca de 10 mil sócios, seu patamar histórico.

Amargo

O algodão doce é vendido por R$ 24 nos intervalos do show “Disney on Ice”, no Maracanãzinho, no Rio. Parece assalto. E é.

Nenhum comentário: